Artesanato brasileiro de qualidade? Na OCA tem
E-commerce pernambucano inaugura sua primeira loja física em São Paulo, com peças de 40 artistas de várias partes do país
Incomodado com a dificuldade de encontrar peças de arte popular de qualidade para incluir em seus projetos, o arquiteto pernambucano Leonardo Allouchie resolveu criar um site para a venda desses produtos. Assim, em 2018 nasceu a OCA, um e-commerce cujo objetivo é encurtar o caminho entre o cliente e o artesão.
Quatro anos depois, a OCA inaugura sua primeira loja física, nesta quarta-feira (dia 28), na Vila Madalena, em São Paulo. A ideia é fortalecer a marca na região Sudeste e estar próximo tanto do público final e quanto de profissionais ligados ao setor.
Inicialmente, o espaço conta com uma seleção de mais de 250 peças de 40 artistas, que passaram por uma curadoria minuciosa. A escolha de produtos vindos de vários lugares do Brasil reforça o propósito da OCA de criar oportunidades para os artesãos se desenvolverem comercialmente.
A empresa está sediada na cidade de Caruaru, em Pernambuco, maior centro de arte figurativa das Américas, de acordo com a Unesco. Começou vendendo peças da própria região e foi expandido para outros estados.
Ainda na fase de pré-incubação, dentro do Armazém da Criatividade, no Porto Digital – um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, localizado no Recife – a empresa se mostrou viável e alcançou sucesso. Agora, parte para outros voos.
Com aspirações maiores, Leonardo desenha um futuro mais promissor para a marca: criar programas de treinamento para os artesãos, oferecendo a eles mais autonomia para que possam viver dos recursos conquistados com sua arte. Antes da inauguração, ele falou à Fast Company Brasil sobre seu projeto.
FC Brasil – Pernambuco tem um importante polo artesanal, a feira de Caruaru, e um importante polo de tecnologia, o Porto Digital. Como essas duas forças influenciaram a criação da OCA?
Leonardo Allouchie – Caruaru é a principal cidade do interior de Pernambuco. Berço de mestre Vitalino e tantos outros artistas que ajudaram a transformar o Alto do Moura no maior centro de artes figurativas das Américas. Sou natural de Recife, porém vivo intensamente Caruaru há mais de dez anos. Já frequentava a feira de Caruaru e o São João, que é o melhor São João do Mundo.
Meus filhos foram criados em Caruaru e a Oca também. Ela praticamente nasceu dentro do Mind Business, um projeto de pré-incubação do Armazém de Criatividade, que faz parte do Porto Digital. Já nos primeiros meses validamos a ideia, e precisamos deixar o Armazém e partir para uma sede própria. De lá para cá, só crescemos anos após ano, unindo arte e tecnologia em prol de uma causa nobre: criar uma ponte entre os artesãos e os seus admiradores.
FC Brasil – A ideia, então, é juntar as duas coisas num projeto só – tradição e tecnologia, arte e ciência?
Leonardo – A OCA é um startup, uma empresa digital. Inovação é a palavra de ordem. Mas inovação não necessariamente está ligada à tecnologia. Pode, inclusive, se fazer presente em pequenas coisas, como por exemplo, na forma de apresentar uma peça. Buscamos pensar grande e fazer diferente em tudo.
Procuramos manter o modo de vida e o ciclo produtivo dos artesãos, deixando viva a tradição, os costumes e a cultura de cada lugar. Sempre atentos para trazer algo novo, disruptivo, que contribua para o avanço e desenvolvimento das comunidades. Como encurtar a distância entre as comunidades e as pessoas que gostam de arte e cultura? É aí que entra a tecnologia. Com poucos cliques, a peça chega na sua casa.
FC Brasil – Há planos de abrir lojas físicas em outras cidades?
Leonardo – Nosso DNA é digital. A loja física surge dentro de um projeto maior de encurtar as distâncias entre os artesãos (e suas comunidades) e as pessoas que curtem e admiram os seus trabalhos.
Queremos dar a essas pessoas a oportunidade de conhecerem as histórias dos artistas e de se sentirem cada vez mais próximas deles. Sim, temos planos de abrir lojas físicas em outros lugares. Está em nossos planos proporcionar essa experiência para pessoas de várias cidades do Brasil.