O Boticário lança campeonato para incentivar mulheres gamers

Taça das Implacáveis terá prêmio de R$ 14 mil além de outros benefícios para profissionalização das participantes

Crédito: Grupo Boticário/ Lana Pinho/ Divulgação

Rafael Farias Teixeira 3 minutos de leitura

Desde 2021, O Boticário iniciou um relacionamento mais direto e profundo com a comunidade gamer. Nos últimos meses, a marca começou a ter conversas internas com sua agência parceira, a DRUID, para entender como aproveitar sua força para fazer a diferença entre os jogadores de games.

Chegaram então ao tema da participação feminina nesse universo. De acordo com a última edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o número de mulheres gamers vem caindo com os anos, passando de 54% em 2020 para 51% em 2022. Embora sejam maioria entre os jogadores, elas compõem apenas 10% do cenário profissional, especificamente, de campeonatos de e-sports.

Dois dos principais fatores que impactam essa baixa presença feminina são o assédio e a dificuldade de acesso, uma vez que não há estímulos à prática e o número de campeonatos focados nas jogadoras é reduzido.

Assim nasceu o Heroínas do Game, um conjunto de ações para aumentar o protagonismo das mulheres no universo gamer em um espaço seguro e qualificado. “Queremos expandir nossa presença de forma relevante, nos posicionando como um agente impulsionador do protagonismo feminino no universo do e-sports”, afirma Marcela de Masi, diretora de comunicação do Grupo Boticário. –

“Queremos passar um recado que extrapola qualquer universo com a mensagem de termos mais exemplos inspiradores para motivar mais pessoas a alcançarem seus sonhos, livres de preconceitos e discursos de ódio.”

A empresa já patrocina o time feminino de e-sport Black Dragons e quer dar continuidade a essa estratégia com novas ações. O pontapé inicial foi o lançamento do vídeo da campanha, com a mensagem “Quando uma heroína cresce, milhões nascem. Seu protagonismo inspira. Jogue!”.

Foram convidadas gamers de destaque que construíram carreiras nesse universo, como Daiki, Babi, Voltan, Cherrygumms, Cherryrar, Paula Nobre, Daiki, Letícia Motta, Maah Lopez, Vicky Wolf, Gabi Cattuzzo, Sher Machado, Jinkiwinkki, Mandy Candy, Gabi Lissa e Bárbara Emely.

CAMPEONATO E COMUNIDADES PARA JOGADORAS

O incentivo às mulheres no universo gamer também passa por estratégias que estimulem a participação e a profissionalização, além da construção de um ambiente seguro e livre de assédio e machismo.

"Garotas precisam ver outras mulheres com o controle na mão para entender que o videogame também é ‘para elas’. Mas não acaba aí. Entendemos que nossa iniciativa gera um movimento importante, que começa na campanha e segue nas ações concretas que materializam o objetivo: fomentar o protagonismo feminino nos games” explica Marcela.

Garotas precisam ver outras mulheres com o controle na mão para entender que o videogame também é para elas.

A ideia é abrir espaço para que as garotas que gostam de jogar se desenvolvam e sejam reconhecidas de forma justa. O pacote inclui um canal exclusivo no Discord, o Comunidade de Heroínas, com o propósito de conectar mulheres para trocar experiências e conversas.

Além da campanha, a marca também está lançando um campeonato próprio, a Taça das Implacáveis, focada em CS:GO (Counter Strike-GO) e criada em parceria com a Gamers Club.  As inscrições podem ser feitas pelo site da campanha  até o dia 20 de outubro.

As jogadoras podem se inscrever individualmente ou em time de cinco jogadoras. As participantes “solo” serão integradas a outras para formar uma equipe. A competição está programada para os dias 21 e 22 de outubro.

O time vencedor levará R$ 14 mil em dinheiro e outros prêmios que visam apoiar o desenvolvimento e a profissionalização das participantes, como definição de um novo uniforme, construção da identidade visual e rebranding da equipe.

Marcela garante que as ações não param por aí. “Heroínas do Game é um movimento contínuo e um importante capítulo da história da marca no universo gamer. Ele concretiza a criação de um ecossistema de ações que busca gerar impacto positivo não apenas para a nossa rede, mas para toda a sociedade”, afirma.


SOBRE O AUTOR

Rafael Teixeira Farias tem mais de 14 anos de carreira em jornalismo e marketing digital, além de sete livros de ficção já publicados. saiba mais