3 formas de melhorar a relação com seus colegas de trabalho

A melhor maneira de melhorar os relacionamentos no trabalho não é trabalhando mais – é trabalhando mais de perto

Crédito: Istock

Elizabeth Grace Saunders 4 minutos de leitura

Nos relacionamentos amorosos, a distância e a ausência são obstáculos que podem vir a alimentar a paixão. Mas quando se trata da dinâmica com os colegas no local de trabalho, acontece o oposto. Sou coach especializada em gerenciamento de tempo e muitos de meus clientes sentiram que suas relações de trabalho enfraqueceram desde que entraram no sistema remoto.

Às vezes, seus colegas não respondem e-mails tão rapidamente quanto eles esperavam.  Às vezes, bate um medo de que os colegas achem que eles não estão trabalhando a todo vapor, porque ninguém mais vê quantas horas eles dedicam ao trabalho. Outras vezes, um comentário virtual espontâneo é mal interpretado.

As estratégias de gerenciamento de tempo podem ajudar a evitar esse tipo de situação, como desenvolver uma rotina de e-mails eficiente ou iniciar o trabalho de forma consistente no prazo. Mas a melhor solução para isso não é trabalhar mais – é trabalhar mais de perto.

Nos últimos anos, aprendemos que trabalhar remotamente pode oferecer uma ampla gama de benefícios para trabalhadores e empregadores – e nos tornar mais produtivos. Mas, para aproveitar melhor os benefícios do trabalho remoto, também devemos aprender a lidar com suas desvantagens.

A seguir, destaco três maneiras de se reconectar com seus colegas. Todas elas envolvem trabalhar mais de perto, em vez de trabalhar mais.

TRABALHE JUNTO NO ESCRITÓRIO

Muitas empresas estão oferecendo opções híbridas. Uma das melhores maneiras de se reengajar com seus colegas é combinar de trabalhar juntos no bom e velho escritório.

para aproveitar melhor os benefícios do trabalho remoto, também devemos aprender a lidar com suas desvantagens.

Se você tiver a opção de trabalhar pessoalmente e perceber que a dinâmica da equipe está fazendo falta, eu recomendaria priorizar o deslocamento. Mesmo um pequeno período juntos no escritório pode ter um grande impacto na motivação da equipe e ajudar a lembrar o time de sua missão conjunta.

O retorno ao escritório funciona melhor quando há um dia ou alguns dias específicos e combinados em que a equipe estará presente e poderá se fazer para reuniões individuais, em grupo ou concluir outro trabalho na mesma sala.

Isso faz com que o deslocamento valha mais a pena do que se o comparecimento dos funcionários estiver espalhado ao longo da semana. Priorizar a colaboração no escritório pode ajudar as equipes a se reconectarem com eficiência.

De acordo com Richard Arvey, professor adjunto do departamento de gestão e organização da National University of Singapore Business School, trabalhar cara a cara é a melhor maneira de ler o tom e a linguagem corporal dos colegas. Sua pesquisa também descobriu que trabalhar junto pessoalmente ajuda as pessoas a se sentirem mais conectadas e evita a sensação de isolamento.

Esses fatores explicam por que meus clientes geralmente se sentem mais à vontade com os colegas quando adotam o modelo híbrido, em vez do remoto. Uma delas ficou mais confiante no relacionamento com seu chefe quando percebeu que ele estava ocupado, entrando e saindo de reuniões consecutivas.

Ver seu superior ao vivo e trabalhando em outras coisas a impediu de interpretar erroneamente qualquer atraso na comunicação, como significando que ela estava sendo ignorada ou "levando um gelo".

DISCUTA OBJETIVOS TRIMESTRAIS

Se trabalhar em conjunto semanalmente não for viável – talvez porque a equipe esteja espalhada pelo mundo –, convém considerar reuniões presenciais trimestrais para ajudar a preencher a lacuna entre os pontos de vista.

trabalhar cara a cara é a melhor maneira de ler o tom e a linguagem corporal dos colegas.

Durante essas reuniões, enfatize o diálogo sobre estratégia e visão de futuro, para garantir que todos tenham uma direção clara. Além disso, deixe para tomar decisões importantes quando puder reunir todas as partes interessadas na mesma sala. As conversas serão mais naturais do que se fossem feitas no Zoom.

Se necessário, reserve algum tempo para ter certeza de que você está ciente de como os membros da equipe estão realmente se sentindo. A comunicação pessoal cria confiança, simpatia e pode ajudá-lo a chegar ao cerne da situação – é mais difícil esconder a verdade pessoalmente.

RESERVE TEMPO PARA EVENTOS SOCIAIS

Independentemente de você estar de volta ao escritório em tempo integral, em um horário híbrido ou ainda totalmente remoto, é sempre uma ideia retomar alguns dos eventos sociais que costumava fazer antes de 2020 para fortalecer os relacionamentos.

Há 10 vezes mais chances de uma pessoa ficar no emprego por conta das amizades do que por aumento de salário.

Isso pode incluir eventos maiores, como festas de fim de ano, ou encontros menores, como almoços mensais com a equipe, onde todos têm a chance de se conectar em uma atmosfera menos formal. Esses eventos fixos patrocinados pela empresa podem melhorar os relacionamentos, permitindo que os colegas interajam apenas por diversão, em vez de precisar de uma agenda de reuniões consecutivas.

Pesquisas mostram que os funcionários têm 10 vezes mais chances de permanecer em um emprego por conta de amizades do que por aumento salarial. Isso significa que o retorno do investimento no aumento do engajamento dos funcionários e na redução da rotatividade pode muitas vezes superar o custo.

Em outras palavras, reunir-se pessoalmente – seja trabalhando juntos no escritório, em reuniões trimestrais ou em eventos sociais – pode até não ser a estratégia mais eficiente de gerenciamento de tempo. Mas, em termos de promover bons relacionamentos entre colegas e evitar dramas interpessoais, muitas vezes essa pode ser a maneira mais eficaz de desenvolver uma equipe produtiva e feliz.


SOBRE A AUTORA

Elizabeth Grace Saunders é autora dos livros "Divine Time Management" e "How to Invest Your Time Like Money", além de coach especializ... saiba mais