Roblox adota processo seletivo de contratação que parece um game
A plataforma de jogos dedicou dois anos de pesquisa para criar um teste para identificar os melhores jovens engenheiros
Ritti Bhogal nunca tinha visto um processo seletivo para um estágio como este. “Era como um jogo”, conta a aluna da Universidade de Nova York sobre a experiência de participar de uma avaliação online da Roblox. Ela imaginou que o teste envolveria programação e que seria realizado na própria plataforma, que atrai todos os dias cerca de 58 milhões de usuários ativos.
“Eu me vi usando as mesmas habilidades que uso para fazer programação, o que é meio bizarro porque era um contexto completamente diferente.” Em outras palavras, ela não esperava que lhe pedissem para prever como uma doença poderia se espalhar por uma população de cervos.
os líderes da Roblox querem selecionar estudantes que não estejam engessados no molde da ciência da computação.
Embora poucas empresas de tecnologia estejam contratando novos funcionários devido à recessão no setor, a Roblox é uma exceção. Muitas empresas reduziram seu quadro de funcionários, o que resultou em um alto número de talentos no mercado. Ao que parece, o compromisso da Roblox de renovar seu processo de contratação chega em um momento oportuno.
A plataforma de jogos tem investido em formatos de avaliação que combatem o viés e a ineficiência em seu processo seletivo, eliminando ao máximo a subjetividade dos cargos de nível básico da empresa, algo que acredita ser fundamental para ajudá-la a montar uma força de trabalho mais diversa. “Queríamos um processo seletivo que combinasse o conceito de teste e de jogo”, diz Jack Buckley, vice-presidente de ciências humanas da Roblox.
Graduandos em ciência da computação sabem exatamente o que esperar de um teste de programação, mas não têm ideia de como se preparar para uma avaliação que exige mais deles. Para os líderes da Roblox, esse é o ponto: eles querem selecionar estudantes que não estejam engessados no molde da ciência da computação.
O MELHOR TESTE OU O PIOR JOGO?
A equipe de Buckley desenvolveu uma lista de cerca de 15 habilidades essenciais. Eles avaliaram que um teste cognitivo poderia medir melhor a “resolução criativa de problemas” e o “pensamento sistêmico”. A lista foi então enviada ao principal designer de jogos da Roblox para que ele as incorporasse nas fases do processo seletivo.
Para medir as habilidades criativas de resolução de problemas de um candidato, os designers criaram um desafio em que é necessário construir o maior número possível de robôs capazes de eliminar certos obstáculos. Para avaliar o pensamento sistêmico, os candidatos têm que concluir um “teste de patógeno” no qual é preciso determinar quais animais de um grupo apresentam maior probabilidade de contrair doenças.
Os candidatos recebem uma nota no teste cognitivo e um algoritmo equilibra a pontuação com o teste de programação.
O próximo desafio era descobrir como avaliá-los de fato. Os candidatos recebem uma nota pelas decisões que tomam ao concluir a tarefa. Eles precisam de uma pontuação mínima no teste cognitivo, mas a equipe usa um algoritmo para equilibrar a pontuação com o teste de programação.
“Não contratamos pessoas que só são boas em uma coisa. O que quer dizer que temos que descobrir quando medir o que em todas as fases do processo seletivo”, explica Buckley. Para ele, o teste cognitivo, que começaram a usar no final do ano passado é, ao mesmo tempo, “o melhor teste” que alguém já fez e “o pior jogo” que já jogou.
Depois que o candidato é aprovado nos testes, é convidado a passar por avaliações técnicas e entrevistas. É aqui que entram algumas das outras habilidades. “Não é fácil medir empatia e habilidade de comunicação em um jogo”, admite Buckley. “É muito mais barato e fácil de avaliar essas características em uma conversa.”
NENHUM TESTE É PERFEITO
A Roblox acredita que este teste reduzirá o viés no processo seletivo, já que se baseia nas características cognitivas de funcionários bem-sucedidos, em vez de avaliar os candidatos com base em sua identidade ou pelos diplomas acadêmicos. Mas criar um teste padronizado eficaz não é uma tarefa simples, e criar um sem viés é quase impossível.
“Quanto mais subjetivo você tenta torná-lo, mais problemático”, diz o especialista em preparação para testes Akil Bello. Ele observa que, quando não se mede habilidades práticas ou facilmente quantificáveis, como programação, por exemplo, mais a avaliação se torna enviesada.
A contratação de estudantes de universidades de “elite” diminuiu de 68% para 52% e a de outras escolas subiu de 32% para 48%.
Bello não gosta do termo "teste cognitivo”, pois se refere à avaliação de uma capacidade inata, o que é muito difícil de identificar em um teste padronizado. É um rótulo muito “carregado”, diz ele, que amplia demais “o conceito de ‘habilidades relevantes para uma determinada função’”.
Até o momento, a empresa está satisfeita com os resultados. A porcentagem de contratações de estudantes de universidades de “elite” diminuiu de 68% para 52%, enquanto a de alunos de universidades que não são consideradas de elite subiu de 32% para 48%. Mas a Roblox não esclareceu se esse crescimento se deve ao novo processo seletivo ou se isso impactou a diversidade.
Deixar universitários apreensivos por não estarem acostumados a fazer esse tipo de teste é uma coisa. Tentar implementar essa abordagem em toda a empresa é outra. Dan Sturman, CTO da Roblox, diz que estender essa experiência a profissionais com carreiras consolidadas será um desafio. “Quando você pede [a candidatos experientes] para que façam um teste, eles te olham com um olhar engraçado.”
Bello, o especialista em testes, observou uma hesitação semelhante entre adultos que estão ingressando em universidades. “Você pede que façam um exame para entrar na faculdade e eles te olham como se você tivesse acabado de pedir que cortassem a própria mão.”
Mas Sturman espera que o teste da Roblox se torne mais socialmente aceitável no futuro. “Não há razão para que nosso formato de avaliação não possa ser usado por outras empresas.”