Porto Alegre recebe mais de 2 mil startups no South Summit 2023

Evento sobre inovação que acontece em março terá mais de 500 palestrantes e uma disputada Competição de Startups

Crédito: South Summit/ Divulgação

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

O ano de 2023 promete ser repleto de eventos focados em inovação. O South Summit, com mais de 10 anos de existência, ganhará sua segunda edição no Brasil, em parceria com o governo do Rio Grande do Sul.

A primeira aconteceu em maio de 2022 e reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais, durante três dias, com participação de mais de 20 mil pessoas, 8,5 mil empresas e 3,3 mil startups apresentando seus negócios a 450 investidores, incluindo 90 fundos, somando mais de US$ 65 bilhões disponíveis para investimento em negócios na América Latina.

A South Summit 2023 acontecerá na capital gaúcha, entre 29 e 31 de março, em um espaço com oito palcos que receberão cerca de 500 palestrantes. O tema desta edição será Shape de Future (Formatando o Futuro). “Queremos ressaltar o foco que é olhar para um futuro sustentável e a responsabilidade que temos com os negócios que estamos construindo”, afirma Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil.

Crédito: South Summit

Um dos destaques será a Competição de Startups, que está com inscrições abertas. Os interessados em participar podem se cadastrar no site oficial do evento e o prazo para o cadastro se encerra em janeiro. Serão aceitos projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento. Na edição deste ano participaram mais de mil startups de 76 países.

A Fast Company Brasil conversou com Thiago Ribeiro para saber mais novidades e expectativas para a segunda edição do evento.

FC Brasil – Como avalia o ecossistema de inovação e startups no período da pandemia e no retorno ao "novo normal"?

Thiago Ribeiro – O ecossistema de inovação e startups vive um processo de franco amadurecimento. Atualmente, temos um conjunto muito relevante de startups se sobressaindo e com uma perspectiva real de surgimento de um volume cada vez maior de novos unicórnios.

Thiago Ribeiro (Crédito: Marcos Nagelstein/ Agência Preview)

Alguns setores tiveram oportunidades de crescimento e ganharam relevância em meio à crise trazida pela pandemia, entre eles, o de meios de pagamento, as fintechs, as empresas de varejo e o setor de serviços.

Nesse período, as pessoas passaram a ter mais familiaridade com as soluções digitais, o que realmente ajudou no impulsionamento de determinados segmentos e na criação de negócios no contexto da própria pandemia em razão de problemas identificados nesse período.

FC Brasil – Levando em consideração esse cenário, quais serão os temas em pauta na próxima edição do evento?

Thiago Ribeiro – Teremos oito trilhas de conteúdo escolhidas estrategicamente, abordando temas relacionados sobretudo ao contexto latino-americano e aos negócios relevantes para a região, com destaque para fintechs; agritechs; saúde; varejo; sociedade; inovação e ecossistema; sustentabilidade e ESG; e indústria 5.0.

FC Brasil – Quais são as expectativas em números?

Thiago Ribeiro – Almejamos receber um público semelhante ao da edição anterior: duas mil startups participando da competição, mais de 100 fundos de investimento que podem trazer uma carteira expressiva de recursos para negócios da América Latina, além de mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais.

FC Brasil – Qual a importância da Competição de Startups?

Thiago Ribeiro – Desde o início do South Summit, em 2012, o evento já contabilizou investimentos superiores a U$ 10 bilhões nas startups participantes e finalistas da competição. Muitas delas tornaram-se unicórnios e líderes em seu setor de atuação, como Cabify, Glovo e Wallbox.

O ecossistema de inovação e startups vive um processo de franco amadurecimento.

Os finalistas apresentam seus projetos presencialmente e podem acessar uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões privadas com investidores e corporações em busca de inovação.

No final, cinco startups sairão vencedoras, nas categorias Destaque, Mais Sustentável, Mais Escalável, Mais Inovadora e Melhor Time. Elas Além da participação no evento e da visibilidade na mídia, elas receberão mentorias e orientação para aprimorar seu pitch.

FC Brasil – Que dicas daria para os inscritos?

Thiago Ribeiro – Sugerimos que os participantes organizem seu pitch deixando em evidência os quesitos que norteiam a competição, como escalabilidade, sustentabilidade, equipe, o quão inovador é o modelo de negócio. Lembramos também que a apresentação deve ser feita em inglês, para que as startups sejam avaliadas pelos fundos de investimento internacionais que participam do evento.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais