O que podemos esperar da IA generativa em 2023

A tecnologia se tornará mais popular e haverá um escrutínio intenso dos reguladores

Crédito: Istock

Gil Perry 4 minutos de leitura

A inteligência artificial generativa é um subcampo da inteligência artificial que lida com a criação de novos conteúdos por meio de machine learning. Ela pode assumir a forma de texto escrito, imagens, música ou até mesmo vídeos, e é a própria tecnologia que dá vida às ideias do criador.

O ano passado foi basicamente a festa de lançamento da IA generativa, com vários softwares importantes, como o ChatGPT e o DALLE-2, da OpenAI, e o Stable Diffusion e o Dream Studio, da Stability AI, chegando ao mercado em grande estilo e, pela primeira vez, colocando essas ferramentas nas mãos do grande público.

Mas acredito que o melhor ainda está por vir e que veremos essa onda de novos aplicativos virar um tsunami. Analistas preveem que esta será uma indústria de US$ 110 bilhões até 2030.

Aqui estão minhas principais previsões para a IA generativa em 2023. Todas elas são baseadas no momento atual da tecnologia, bem como nas tendências que estamos vendo.

A IA GENERATIVA SE TORNARÁ MAIS POPULAR

Hoje, a IA generativa é usada principalmente por pesquisadores e desenvolvedores, além de alguns milhares

Analistas preveem que esta será uma indústria de US$ 110 bilhões até 2030.

de usuários de áreas como publicidade, marketing e criação. Mas isso mudará em 2023, com a tecnologia se tornando cada vez mais refinada e fácil de usar e com o aumento do número de plataformas que integram esses recursos.

Começaremos a ver a IA generativa sendo mais usada por empresas e por consumidores comuns. Com aplicações que vão desde escrever e-mails, propostas de vendas ou recomendações de produtos até a criação de arte conceitual, modelos de fabricação ou materiais publicitários, ela tem o potencial de democratizar setores inteiros.

O CONTEÚDO GERADO TERÁ MELHOR QUALIDADE

Uma das principais críticas à IA generativa é que o conteúdo que ela produz não é suficientemente realista. Mas a qualidade melhorará drasticamente em 2023 com o surgimento de ferramentas e softwares novos e mais específicos, bem como melhores hardwares para suportá-la.

No momento, o principal benefício do uso da IA generativa é a capacidade de economizar tempo e dinheiro e eliminar tarefas repetitivas ou mundanas. Mas, este ano, esperamos ver uma grande melhoria na qualidade devido ao aumento da disponibilidade de dados, algoritmos aprimorados produzindo modelos mais sofisticados, melhores técnicas de otimização e métodos de treinamento mais eficientes, além de hardwares com mais capacidade e softwares feitos sob medida.

MAIS EMPRESAS USARÃO IA GENERATIVA

A tecnologia já é excelente para criar novos materiais de

Começaremos a ver a IA generativa sendo mais usada por empresas e por consumidores comuns.

marketing, publicidade e mensagens, bem como para gerar ideias de produtos. Mas todos esses são exemplos de comunicações unidirecionais. Em breve, ela será igualmente boa para interações bidirecionais, podendo conversar com os clientes, entender suas necessidades e solicitações e responder de maneira quase humana.

Outra área em que a IA generativa pode ser útil é nas vendas. Ao usá-la para gerar recomendações e ofertas personalizadas, as empresas podem melhorar suas taxas de conversão e gerar mais vendas. Assim que começarem a perceber os benefícios para coisas como atendimento e retenção do cliente, elas vão abraçar a tecnologia com entusiasmo.

SURGIRÃO NOVAS PROFISSÕES

Com a popularidade da IA generativa, é provável que surjam novas oportunidades de emprego para aqueles que dominam o uso da tecnologia.

Será necessário implementar regras para evitar o uso indevido da tecnologia.

Assim como a invenção da câmera fez surgir o fotógrafo profissional e o toca-discos criou o DJ, a IA generativa resultará em novas profissões. Por exemplo, pessoas habilidosas em escrever descrições em ferramentas de IA para produzir os resultados desejados podem virar “engenheiros de prompt”, e esta pode se tornar uma profissão com alta demanda.

Além disso, o amplo uso da IA generativa pode levar a uma maior necessidade de profissionais com fortes habilidades criativas, como contadores de histórias, criadores de personagens e diretores visuais. Estes profissionais serão fundamentais para aproveitar ao máximo o que a IA generativa tem a oferecer e garantir que os resultados produzidos pela tecnologia sejam da mais alta qualidade.

A REGULAÇÃO DA INDÚSTRIA VAI AUMENTAR

Conforme a IA generativa se torna algo comum nas nossas vidas, o governo e a indústria serão obrigados a regulamentá-la, já que, apesar de trazer enormes benefícios, também trará alguns riscos. Será necessário implementar regras para evitar o uso indevido para distribuição de desinformação, roubo de IP e invasão de privacidade.

Veremos o início de uma regulação ampla para dar à tecnologia a clareza necessária, algo que nós e outros líderes da área adotaremos de bom grado, desde que os governos e legisladores não a regulem em excesso.


SOBRE O AUTOR

Gil Perry é CEO e cofundador da D-ID. saiba mais