Introvertido ou extrovertido? Escolha uma carreira que combina com você
As vantagens de ter um trabalho que se alinha com suas tendências introvertidas ou extrovertidas
A tendência das pessoas muito extrovertidas é querer sentir alguma conexão a todo momento – como alguém que procura, ansioso, pelo sinal do celular quando a rede está instável. A sociabilidade é aquilo que os motiva e que lhes traz energia.
Os introvertidos, por outro lado, tendem a mergulhar em seus próprios pensamentos – como se estivessem assistindo a um filme que só passa em suas cabeças. Voltar-se para dentro os ajuda a encontrar foco e ânimo.
É muito importante levar em conta essas diferenças quando idealizamos o “emprego dos sonhos” ou quando planejamos uma rotina diária de trabalho. É por isso que, como coach de gerenciamento de tempo, aconselho meus clientes a considerar como o uso do tempo afeta sua energia e a tentar equilibrar as situações de interação e solidão no trabalho, para alcançar o equilíbrio ideal.
Se você está considerando uma mudança de carreira para este ano, preste atenção a alguns fatores que ajudam a combinar melhor o seu trabalho com sua personalidade.
FOCO NO SERVIÇO X FOCO NO PRODUTO
O ramo em que você trabalha tende a determinar se seu papel exigirá mais extroversão ou introversão. Por exemplo:
O tipo de ambiente em que se trabalha determina quanto tempo a pessoa precisa interagir com os outros.
quem estiver em um negócio baseado na prestação de serviços, como consultoria ou planejamento de eventos, geralmente será pago para interagir com os clientes. Naturalmente, isso exigirá muito mais reuniões e videochamadas, o que tende a se adequar melhor aos extrovertidos.
Por outro lado, se você estiver trabalhando para uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, suas funções serão mais ligadas à criação de um produto. Nesses casos, pode ser que passe dias sem precisar interagir com nenhum cliente.
Mas isso significa que todas as funções em uma empresa de serviços são interativas ou que todas as funções de um desenvolvedor de produtos são solitárias? Não! É possível ter uma variedade de funções dentro da mesma empresa. Mas, como regra geral, encontrar um negócio que se encaixe em sua tendência energética pode gerar um ajuste melhor.
COLABORADOR X GERENTE
Outro grande fator é se você assume uma função de colaborador ou de gerente. Um designer gráfico terá muito mais tempo livre para trabalhar no produto do que um diretor de arte. Já um gerente de conteúdo fará mais tarefas sozinho do que um gerente de marketing.
Isso não quer dizer que os introvertidos não possam ser excelentes gerentes. Mas significa que, se alguém muito introvertido optar por assumir uma função gerencial, poderá se sentir exausto no final do dia por causa de todas as reuniões e de toda a interação com as pessoas. Por outro lado, se essa pessoa tiver mais tempo para trabalhar sozinha em projetos, poderia ter alguma energia de sobra depois do expediente.
Pense em tudo isso com cuidado quando estiver cogitando aceitar ou não uma promoção.
TRABALHO REMOTO X PRESENCIAL
O tipo de ambiente em que se trabalha também determina quanto tempo a pessoa precisa interagir com os outros. Antes da pandemia, a maioria estava no modo presencial. Agora, as oportunidades de trabalho remoto aumentaram.
O ramo em que você trabalha tende a determinar se seu papel exigirá mais extroversão ou introversão.
Se você trabalha de casa e não convive com outros membros da família trabalhando remotamente, pode ampliar seu tempo de introversão. Agora, se estiver no escritório, provavelmente terá mais oportunidades de interagir com colegas e clientes.
De modo geral, a maioria dos extrovertidos trabalha melhor no escritório do que quando estão isolados em suas casas tentando se concentrar. No entanto, vários clientes de coaching que são mais introvertidos concordam que algum tempo no escritório – por exemplo, dois ou três dias por semana – também pode ser saudável para eles.
Mesmo que rendam bem quando estão sozinhos, os introvertidos que trabalham em casa podem acabar tendo tão pouca interação com os outros que até eles mesmos vão sentir falta de alguma conexão humana.
AUTÔNOMO X EMPREGADO
Por último, um fator importante é se você é seu próprio chefe ou se tem um cargo como funcionário em tempo integral.
pessoas com tendências extrovertidas ou introvertidas podem prosperar em todos os tipos de funções e de ambientes.
Em meados dos anos 2000, deixei de trabalhar como redatora de uma editora de revistas para me tornar freelancer independente. Embora, de certa forma, ser membro de uma equipe de redatores fosse um trabalho muito semelhante ao de um freelancer, achei a experiência muito diferente em alguns aspectos.
Quando você é autônomo, recebe tarefas para trabalhar com um determinado prazo e tudo que precisa fazer é entregá-las. Isso elimina horas em reuniões de equipe, centenas de e-mails internos e as diversas picuinhas entre colegas de escritório.
É claro que os introvertidos podem realmente gostar de ser empregados e os extrovertidos podem se sair bem trabalhando como autônomos, mas a dinâmica é muito diferente.
Se você gosta de estar no centro das atenções, provavelmente preferirá ser um funcionário visto pelos outros do que trabalhar por conta própria. Se quiser ficar sozinho para fazer seu trabalho, o microempreendedorismo pode ser um caminho a seguir.
Que fique claro: pessoas com tendências extrovertidas ou introvertidas podem prosperar em todos os tipos de funções e em todos os tipos de ambientes. Ninguém é limitado por seu tipo de personalidade.
Mas, se você tem percebido que seu trabalho atual está drenando sua energia, talvez seja interessante considerar esses fatores na hora de pensar em outro mais adequado ao seu ritmo e à sua personalidade.