5 perguntas para Cintia Hachiya, do Banco Original
Atualmente superintendente executiva de marketing do Banco Original, Cintia Hachiya é publicitária formada pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Com vasta experiência no mercado, teve passagens por grandes agências como W/Brasil, Lew’Lara\TBWA e África, na qual trabalhou por mais de dez anos.
Também ajudou na construção e desenvolvimento de marcas e negócios para empresas como Itaú, Vivo, Natura, BRF e Embraer, entre outras. Nesta entrevista à Fast Company Brasil ela fala sobre empatia, resiliência, cultura colaborativa e competitividade.
O que é inovação?
É ir além do que vemos para, de fato, fazer a diferença na vida das pessoas. É tudo aquilo que é diferente do que já foi feito, ou do que as pessoas imaginam que possa ser.
No Original, buscamos liderar a discussão de temas e a condução de projetos que mudem o status quo do sistema financeiro brasileiro. Ao sermos pioneiros, transformamos, de certa forma, o mercado financeiro, descentralizando e desburocratizando o acesso aos serviços e proporcionando mais competitividade.
Qual é a habilidade mais importante para exercer a liderança?
As soft skills são fundamentais para a liderança, como empatia e resiliência. Capacidade de ouvir e de olhar para frente, com humildade para estar sempre disposto a aprender mais com o time. Reinvenção e estar aberto a mudanças e ideias, sem ficar arraigado, pode ser outra forma de um líder se diferenciar e ter sucesso.
As soft skills são fundamentais para a liderança, como empatia e resiliência.
Vejo a importância dessas habilidades no meu dia a dia. Temos uma cultura extremamente colaborativa, tanto no time de marketing quanto entre as áreas, que nos faz exercitar diariamente esses valores e habilidades.
O que é qualidade de vida para você?
Esse é um conceito muito pessoal. Para mim é atingir o que você considera equilíbrio e ser feliz fazendo o que gosta Amo o que faço no trabalho, ao mesmo tempo em que tento conciliar com o que também é importante na minha vida pessoal, como passar tempo com família e amigos.
Outro ponto importante, que prezo muito, é presença e foco nas atividades. Isso também me traz qualidade, tanto de vida quanto nas entregas – pessoais ou profissionais.
O que o conceito de sustentabilidade representa para você e como se conecta ao seu trabalho?
Sustentabilidade é entender que estamos aqui de passagem e precisamos cuidar para garantir que esteja tudo certo para as novas gerações. Isso vale tanto para as questões ambientais quanto para a nossa evolução como seres humanos e a das próprias empresas.
Qual o conselho mais importante que já recebeu na vida?
Algo que acredito muito é na importância de ser quem você é, sem nunca desrespeitar quem é o outro.