Os 5 melhores comerciais do Super Bowl 2023
Quais marcas conseguiram encontrar a combinação perfeita entre cultura pop e celebridades?
É possível analisar de forma objetiva o que torna um anúncio no Super Bowl um sucesso: é divertido? Realmente destaca o produto ou a marca? Onde ele está em uma escala de divertido a cringe?
Mas cada um tem uma experiência diferente com a partida (final do campeonato de futebol americano, realizada no domingo, dia 12) e com os anúncios do intervalo. Eu amo isso.
Cada pessoa tem seus próprios gostos e não há nada de errado com isso. Os meus favoritos deste ano são os seguintes:
“BREAKING GOOD”, DA POPCORNERS
Desde o momento em que o teaser foi lançado, ficou claro que a Frito-Lay estava apostando alto no comercial de sua linha de salgadinhos. “Breaking Bad” pode ter terminado há uma década, mas sua fama como uma das melhores séries de drama de todos os tempos permanece.
Ainda assim, trazer de volta Jesse Pinkman e Walter White não era garantia de sucesso. Mas a agência interna da Frito-Lay, D3, conseguiu fazer isso de forma criativa. A piada de substituir a metanfetamina pelo salgadinho arrancou do público as risadas que merecia.
O produto está no centro o tempo todo. E a genialidade de trazer Raymond Cruz para reprisar seu papel como Tuco Salamanca e de adaptar a frase clássica de Walter White “diga meu nome” para “diga o nome deles” foi a cereja do bolo.
“RABBIT HOLES”, DA TUBI
As plataformas de streaming estão disputando o público ferozmente umas com as outras. Uma das estratégias mais comuns tem sido usar celebridades para divulgar os principais conteúdos de cada plataforma. Mas a Tubi, um serviço grátis que vive de anúncios, não tem o mesmo hype da AppleTV, Netflix ou Disney+.
Por isso, para o seu anúncio no Super Bowl, a marca apostou no que a torna diferente. A Tubi conta com mais de 48 mil títulos disponíveis de diferentes gêneros e categorias. Daí o título do anúncio “Rabbit Hole” (Toca do Coelho), fazendo uma alusão ao buraco em que Alice cai no começo de sua aventura pelo “país das maravilhas”.
O nível de dificuldade era imenso: sem celebridades, sem sucessos de bilheteria, uma marca que não é tão conhecida. Mas, brilhantemente, eles usaram trajes de coelho para transmitir a ideia, criando um atmosfera de comédia e terror ao mesmo tempo. O objetivo era mexer com a percepção e a expectativa dos telespectadores. Acertaram em cheio.
“THE SINGULARITY”, DA SQUARESPACE
A Squarespace lançou seu primeiro teaser do Super Bowl, “Backstage with Adam Driver” (Bastidores com Adam Driver), há mais de uma semana. Com quase dois minutos de duração, o vídeo mostrava cerca de 27 versões diferentes do ator.
A peça em si é uma comédia peculiar, na mesma linha dos anúncios com Jeff Bridges (2015), John Malkovich (2017) e Keanu Reeves (2018): estranha, boba e 100% sobre a Squarespace.
O diretor de criação da empresa, David Lee, diz que vê o Super Bowl como uma oportunidade que não se restringe aos 30 segundos do anúncio. “De certa forma, é na verdade a cereja do bolo ou o clímax de um trabalho mais amplo.” Este ano, foi uma história que valeu a pena ser contada sobre o site que faz sites.
“FOREVER”, DA FARMER’S DOG
Este emocionante anúncio da empresa de alimentos frescos para cães arrancou muitas lágrimas dos telespectadores em meio a tantos outros que buscavam divertir o público. Criado internamente pela The Farmer’s Dog, o comercial mostra a relação entre um cachorrinho e sua dona ao longo dos anos – da infância à vida adulta.
A história acompanha a vida dos dois até o casamento dela e, por fim, o nascimento de seu filho. A parte mais emocionante fica mais para o final, quando a perspectiva muda e vemos esses mesmos momentos pelos olhos do cão.
Quando o slogan “Nothing matters more than more years together” (Nada importa mais do que mais anos juntos) aparece na tela, associando uma alimentação saudável a uma vida mais longa, qualquer um que tenha um cachorro, um filho ou um coração já está em lágrimas.
“WHY NOT AN EV?”, PARCERIA DA GM COM A NETFLIX
Após o show de vergonha alheia do ano passado, a GM felizmente conseguiu dar a volta por cima desta vez, colocando o ator Will Ferrel em várias séries da Netflix, incluindo Strager Things, Bridgerton e Round 6.
O comercial anuncia que a montadora assinou um acordo com a Netflix para que seus modelos apareçam nas produções originais da plataforma, em um esforço para incentivar o uso de carros elétricos.
O único problema é que, se os espectadores realmente se sentirem motivados, terão que enfrentar os atrasos e as longas listas de espera para conseguir comprar um desses veículos.
Independente disso, foi uma maneira divertida e criativa de brincar com a cultura pop. Will Ferrell é o ator de comédia perfeito para satirizar séries como Round 6 e Bridgeton, e fez com que esta fosse a melhor colaboração entre marcas desde que a Budweiser se juntou à HBO em uma paródia de Game of Thrones, no Super Bowl de 2019.