Agradeça ao ChatCPT pelo próximo match no app de relacionamento

Aplicativo de namoro está usando IA generativa para criar prompts de usuário destinados a combinar solteiros

Crédito: Olga Cherniak/ NSA Digital Archive/ OkCupid/ iStock

Jessica Bursztynsky 2 minutos de leitura

Cada vez mais empresas estão experimentando a tecnologia em ascensão da OpenAI. É o caso do aplicativo de namoro OkCupid, que está usando a ferramenta de  IA generativa para criar uma porção de prompts de usuário com o objetivo de combinar solteiros.

Até agora, centenas de milhares de usuários demonstraram interesse em usar a ferramenta para “dar match”, ainda que eles próprios não saibam disso.

O OkCupid pede aos usuários que respondam a uma série de perguntas – se certas coisas são aceitáveis ou inaceitáveis em um possível par e o quão importante cada uma dessas questões é em sua lista de prioridades.

Em uma pesquisa do OkCupid, a maioria dos entrevistados afirmou que a IA não tem como substituir a interação humana.

Depois, o app cruza usuários semelhantes com base na compatibilidade, usando milhares de prompts disponíveis. Os novos prompts tornaram-se muito populares, com mais de 140 mil respostas desde que as perguntas foram adicionadas, no final de janeiro.

“Por causa da boa resposta do público, estamos explorando a continuidade desse experimento e aproveitando a inteligência artificial para elaborar mais perguntas que nos ajudam a criar correspondências entre perfis”, diz o porta-voz do OkCupid, Michael Kaye.

O aplicativo começou seu experimento fazendo duas perguntas ao ChatGPT: o que você perguntaria em um encontro e o que perguntaria em um aplicativo de namoro.

A plataforma gerou dezenas de respostas. O OkCupid escolheu seis delas para incluir em sua lista de milhares de perguntas e adicionou suas próprias respostas. Os usuários podem escolher com quais delas concordam.

Crédito: Ok Cupid

Alguns dos prompts sugeridos pela inteligência artificial:

- Você é mais introvertido ou extrovertido?

- Você é uma pessoa matinal ou noturna?

- Qual é sua maneira predileta de passar um fim de semana?

- O que você mais valoriza em um parceiro?

- Como você sabe que está na hora de o relacionamento avançar para a próxima etapa?

- Como você equilibra suas próprias necessidades com as necessidades de seu parceiro?

NADA SUBSTITUI O TOQUE PESSOAL

Já faz muito tempo que os aplicativos de namoro utilizam inteligência artificial para ajudar a prever possíveis correspondências e até mesmo para aprimorar seus recursos de segurança. Mas não há motivo para desconfiança: a IA não vai substituir tão cedo o esforço que os usuários fazem em aplicativos de namoro.

Em uma pesquisa, a maioria dos entrevistados do OkCupid afirmou que a IA não tem como substituir a interação humana interpessoal. Além disso, 71% dos entrevistados disseram que usar inteligência artificial para criar um perfil ou enviar mensagens é motivo para quebra de confiança.

Portanto, não espere que o OkCupid marque ou indique encontros apenas com base nas informações do ChatGPT. Isso não vai acontecer tão cedo. 

“Claramente, a inteligência artificial traz benefícios quando se trata de recursos de produtos e moderação em aplicativos. Mas, no momento, ainda não vejo essas ferramentas desempenhando um papel maior na construção ou na promoção de relacionamentos entre as pessoas”, afirma Kaye.


SOBRE A AUTORA

Jessica Bursztynsky é redatora da Fast Company e cobre economia gig e outras empresas de internet de consumo. saiba mais