Diversidade não se impõe, tem que fazer parte do DNA

Não perca a oportunidade de se conectar com as pessoas pela verdade que move você, sua marca e toda a sua equipe

Crédito: Virinka Caelestiss/ Svetlana Vdovina/ iStock

Rui Piranda 3 minutos de leitura

Implementar a diversidade não deveria ser uma luta. A raiz social desse tema tem que ser motivadora o suficiente para engajar as pessoas a respeitar o outro de forma genuína e empática, entendendo a pluralidade como uma via para ampliar horizontes e viver melhor.

Digo isso não apenas com relação às pessoas, mas também às organizações. A sua marca, por exemplo, quer ganhar o mundo começando por um país diverso como o nosso? Então, recomendo buscar transformar a diversidade como parte do DNA da companhia.

A diversidade não existe sem fazer parte da nossa vida, pessoal e corporativa.

A Smiles, que é uma plataforma de viagens e o programa de fidelidade da Gol, está neste percurso que é um desafio diário. Em sua mais recente campanha, Somos feitos de Viagens, busca trazer a diversidade de forma natural para essa jornada por meio de histórias reais.

Mas tudo faz ainda mais sentido quando aplicado da porta para dentro também.  Nesta jornada, a Smiles conta, quando necessário, com a parceria de instituições especializadas, como o Mais Diversidade e a Portland.

Isso nos leva a outra palavra-chave: inclusão. A diversidade não existe sem fazer parte da nossa vida, pessoal e corporativa. Só vivendo um dia a dia pontuado pela junção de diferentes ideias, origens e práticas é que estaremos aptos a estabelecer relações verdadeiras. E, como falei, isso é um desafio diário.

GERAÇÕES SEM CHOQUE

A boa notícia é que um número significativo de grandes corporações abraça esta visão mais inclusiva. Vale ressaltar aqui iniciativas de empresas como Credicard, Accenture e Livelo, que abriram oportunidades de trabalho para profissionais 50+. E estão vivenciando o quanto, por exemplo, a maturidade, a experiência e a inteligência emocional dessas pessoas podem somar para o dia a dia da organização.

Na Schneider Electric, um programa de mentoria reversa aproxima profissionais de diferentes gerações, entendendo que todos têm muito a ensinar e aprender, independentemente da experiência e posição profissional.

Acredito profundamente que, quando a diversidade e a inclusão – da maneira mais ampla possível – fazem parte do dia a dia de uma organização, todo o negócio ganha, com mais criatividade e inovação. É em ambientes como esse que produtos e serviços têm mais chance de serem estruturados de acordo com a real necessidade do público-alvo.

MARCAS NO DIVÃ

Ao avaliar o tema um pouco mais a fundo e conversar com líderes de negócios verdadeiramente envolvidos na causa, você verá que a diversidade e a inclusão estão se tornando parte das estratégias de sucesso, e não apenas para atrair mais clientes e vender produtos ou serviços.

quando a diversidade e a inclusão fazem parte do dia a dia de uma organização, todo o negócio ganha, com mais criatividade e inovação.

A afinidade com a pluralidade funciona também como um recurso para atrair e reter profissionais de talento interessados em serem respeitados pelo que são e reconhecidos pelo que fazem.

Caso você, como líder de negócios, ainda tenha dúvidas sobre o lugar que o tema ocupa dentro da sua organização, antes de se lançar em campanhas em defesa de alguma causa, sugiro levar a sua marca para o divã. Fazer um exercício de autoconhecimento para revelar seu verdadeiro propósito.

Isso vai ajudar a entender, por exemplo, o que é diversidade para a sua empresa; como o tema é ou deve ser tratado no ambiente corporativo; quais as resistências com relação ao assunto; e se até já existe alguma ação interna que realmente faça a diferença na vida do público diverso que precisa ganhar mais visibilidade.

Uma peça de comunicação, assim como um colaborador respeitado e um cliente satisfeito são, na minha visão, ações relacionais. Todos têm um forte potencial de construir e fortalecer a interação da marca com a vida do consumidor.

Em tempos de concorrência acirrada, e de tantas marcas com posicionamentos fakes, não dá para perder a oportunidade de se conectar com as pessoas pela verdade que move você, sua marca e toda a sua equipe.


SOBRE O AUTOR

Rui Piranda é sócio-fundador da agência ForALL. saiba mais