Por que o Oscar não tem uma categoria de melhor cartaz?

Se tivesse, o vencedor deste ano não poderia ser outro

Crédito: James Jean/ A24

Zachary Petit 3 minutos de leitura

A 95ª cerimônia do Oscar acontece neste próximo domingo (12 de março), mas, mais uma vez, uma categoria muito importante para fãs de design e de cinema estará de fora: a de Melhor Cartaz.

Apesar de serem uma celebração visual dos filmes, os cartazes sempre foram ignorados pela principal premiação da indústria.

Por quê?

Certamente, não tem a ver com os desafios próprios deste meio, apesar da complexidade de condensar centenas de milhares de frames em uma única imagem.

Apesar de serem uma celebração visual dos filmes, os cartazes sempre foram ignorados pela principal premiação da indústria.

Afinal, os cartazes são mais do que a soma de suas composições. Além de servirem como uma ferramenta de promoção e publicidade, eles se tornam o legado visual do filme (para o bem ou, em alguns casos, para o mal).

Enquanto a Academia não dá a eles o devido reconhecimento, decidimos criar nossa própria premiação com a ajuda de cinco criativos com ampla experiência no universo de cartazes de filmes e arte promocionais: Jillian Adel, do Studio of Earthly Delights; Eric Garza, da Mondo; o ilustrador e designer britânico Matt Needle; Diane Nguyen, da Macaroni Pictures; e Eileen Steinbach, da SG Posters.

Eles avaliaram os pôsteres de cada filme da lista de indicados ao Oscar de 2023 e elegeram o vencedor. Todos foram entrevistados separadamente e falaram um pouco sobre seus favoritos.

Foi uma disputa intensa entre 60 candidatos, mas, agora, sabemos quem levaria a estatueta para casa, isto é, se tivéssemos uma para dar.

E O OSCAR VAI PARA...

“James Jean é uma constante e está em outro nível. Sua arte para o pôster de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ é outra prova disso. Como resumir um filme tão brilhantemente enigmático e caótico como este? A resposta que ele encontrou foi colocar tudo em um só lugar ao mesmo tempo. É uma obra de arte, uma aula de composição e cor, um exemplo da excelência de James.” – Eric Garza

“Sem sombra de dúvida, o cartaz que mais se destaca entre os demais é o de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’. O filme é completamente insano, mas o incrível trabalho de James Jean conseguiu capturar toda a sua vibração e energia. Ele reúne tudo em uma única imagem, mas, mesmo assim, revela muito pouco da história, convidando você a entrar nesse mundo que os diretores criaram.” – Matt Needle

Como resumir um filme tão brilhantemente enigmático e caótico como este?

“É uma obra fantástica e altamente conceitual, que não apenas transmite o sentimento e a ideia do filme e dos multiversos perfeitamente, mas também traz um frescor à arte promocional. Uma abordagem artística, inovadora e com tanta habilidade técnica que nos deixa sem palavras. É arte." – Eileen Steinbach

"Eu amei esse cartaz de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’. É intrigante, atraente e ilustra a loucura do filme sem revelar nada. De vez em quando, você precisa atrair a atenção de espectadores em potencial em questão de segundos, e esse cartaz faz isso muito bem. Definitivamente, fiquei surpresa quando vi pela primeira vez em um cinema." – Diane Nguyen

MENÇÃO HONROSA

Crédito: James Jean

“James Jean realmente se superou com a arte de ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’, que também é ótimo. Mas o pôster de ‘Pinóquio’, além de ser uma bela ilustração com um estilo que transmite o ar sombrio do filme de Guillermo del Toro, parece ter cada detalhe minuciosamente pensado e é incrivelmente interessante em termos de composição. A forma como o título fica em segundo plano, atrás dos personagens, e o nome do diretor se encaixa na parte inferior, bem como a maneira como Pinóquio dá um passo para fora do quadro – indicando sua jornada para se tornar real – são todas [gesto de beijar os dedos, típico de chefs de cozinha]. O próprio estilo da ilustração, que flerta com a inocência, é etéreo e dramático de uma forma que consegue deixar claro que não se trata de uma história infantil comum.” – Jillian Adel


SOBRE O AUTOR

Zachary Petit é escritor e jornalista especializado em artes, design e viagens. saiba mais