A nova fonte do TikTok vem causando confusão entre os usuários
A fonte personalizada foi uma grande melhoria. Por que então os usuários do TikTok estão tão incomodados com ela?
Ter um fã clube fervoroso pode ser uma faca de dois gumes para um aplicativo. É claro que, do ponto de vista comercial, é muito vantajoso ultrapassar a marca de um bilhão de usuários, como o TikTok. Só não resolva mudar sua fonte.
As pessoas não costumam gostar de mudanças. O Instagram e outros aplicativos populares já tinham aprendido essa lição a duras penas. Agora foi a vez do TikTok: quando o aplicativo substituiu a Proxima Nova e a Sofia Pro pela TikTok Sans – sua primeira fonte feita sob medida –, automaticamente provocou a ira dos usuários. Ao vê-la sobreposta em vídeos e em qualquer outro lugar do aplicativo, muita gente ficou insatisfeita.
Mas é fato: assim que os usuários se esquecerem das fontes que vieram antes (e isso vai acabar acontecendo), eles vão perceber que a mudança para a nova TikTok Sans realmente foi para melhor. Afinal, os designers da Grilli Type, que a criaram, sabem o que estão fazendo.
Um porta-voz do TikTok disse que a marca colaborou com a Grilli por cerca de um ano antes desse lançamento. O raciocínio para a mudança foi bastante prático: “precisávamos de um tipo de letra que funcionasse de telas pequenas até grandes outdoors, representando de forma consistente a identidade da marca”.
Em última análise, a Grilli desenvolveu não apenas um tipo de letra, mas um sistema de fonte variável, que permite diversas variações, incluindo a TikTok Sans Display e a TikTok Sans Text. Enquanto a primeira é mais adequada para marketing e branding, a segunda é direcionada para o usuário final e para a interface do aplicativo.
Por não estar presa a um design fixo, a variabilidade da fonte dá à marca a opção de personalizar o peso da letra, o tamanho e a inclinação, além de alternar para o modo tela escura, de rolagem noturna.
“A criação de fontes personalizadas sempre envolve uma batalha entre personalidade e funcionalidade”, explica o cofundador da Grilli, Thierry Blancpain. “O design da TikTok Sans oferece uma expressão forte, mas que se adapta à base de usuários e sua experiência com o aplicativo. As coisas estão sempre em movimento. Muitas vezes, há um elemento surpresa.”
Um dos principais objetivos da iniciativa é a acessibilidade. Blancpain e sua equipe projetaram cerca de 700 glifos para cada fonte, suportando mais de 200 idiomas. Como observa o TikTok, as novas letras têm aberturas mais amplas e traços mais claros, além de formas mais simples.
Soma-se a tudo isso o espaçamento entre letras – que se expande à medida que a fonte diminui e aumenta a altura da linha – e o resultado é uma experiência de leitura aprimorada. Também é mais segura, com recursos anti-spoofing integrados, para que, digamos, você consiga identificar mais facilmente quando uma suposta mensagem da “@tayIorswift” é, na verdade, de uma impostora: “@tayiorswift”.
Mas nada disso parece importar diante da previsível reação negativa dos usuários – o que nos faz imaginar o quanto deve ter sido assustador para a Grilli assumir um projeto como esse.
“Quando as pessoas usam um aplicativo por horas todos os dias, qualquer pequena mudança pode parecer enorme no início. Algumas tendem a se sentir um pouco inseguras ao se depararem com o novo visual, como se alguém tivesse mudado um pouco a mobília da sala. Mas, aos poucos, todos se acostumam com uma nova fonte. Depois de um tempo, a maioria sentirá que essa é a fonte que se encaixa perfeitamente no aplicativo”, diz Blancpain.
Às vezes, parece que a fonte é um elemento de fundo inocente no mundo das marcas. Situações como essa servem para, no mínimo, mostrar o seu verdadeiro poder.