Esta é a melhor maneira de ter conversas produtivas com funcionários GenZ
Ao contrário das gerações anteriores, a Z prioriza o crescimento e o desenvolvimento da carreira em detrimento da estabilidade no emprego
À medida que a força de trabalho segue em constante mudança, empregadores e chefes reconhecem cada vez mais a necessidade de adaptar suas estratégias de comunicação para se integrar melhor com as gerações mais novas. A geração Z, que inclui os nascidos entre 1997 e 2012, agora está entrando em massa no mercado de trabalho.
Ao contrário das gerações anteriores, a Z prioriza o crescimento e o desenvolvimento da carreira em detrimento da estabilidade em um emprego específico. Por isso, os empregadores precisam estar preparados para ter conversas regulares sobre carreira com seus funcionários dessa geração, a fim de ajudá-los a atingir suas metas. Isso garante que eles permaneçam engajados e produtivos no trabalho.
o desenvolvimento de uma carreira depende muito mais da orientação de cada um e varia de acordo com essa orientação.
Um dos desafios enfrentados é que esses jovens tendem a guiar a carreira como quem segue as instruções de um GPS. Eles procuram seguir um caminho que outra pessoa projetou, com rotas e destinos pré-programados.
Talvez isso seja de se esperar, especialmente porque a geração Z pode ter acabado de sair da escola ou da universidade, onde há marcos claros (provas) de desenvolvimento: se eles passarem, serão “promovidos” subindo para uma turma superior.
Talvez, portanto, não seja de admirar que esses jovens estejam sedentos por sinais mais óbvios de seu progresso. Eles estão querendo saber “onde está o próximo marco? Quando eu passo para o próximo nível? Em que estágio está a minha carreira?”.
AJUSTANDO O CURSO
Em muitas empresas, porém, não é assim que se progride. Os degraus, se é que eles ainda existem, podem ser mais difíceis de ver e mais difíceis de subir. Agora, o desenvolvimento de uma carreira depende muito mais da orientação de cada um – e varia de acordo com essa orientação.
Tem mais a ver com a pessoa assumir a liderança ao decidir para onde quer ir e como chegará lá. Eles precisam entender o terreno em que estão, olhar para o mapa à sua frente e ajustar seu curso à medida que avançam.
Ajude-os a refletir sobre quais são realmente suas ambições. O que é “sucesso” para eles?
Por essas razões, os chefes devem encorajar seus funcionários da geração Z a parar de definir o progresso na carreira em termos de cargos, notas e promoções. Em vez disso, eles deveriam se concentrar na satisfação e na empregabilidade.
A satisfação é a experiência pessoal da vida profissional e quanto prazer eles obtêm com isso, enquanto a empregabilidade são as capacidades, habilidades, conhecimentos, experiências, realizações e atributos pessoais.
Aqui estão algumas dicas para pautar uma boa conversa sobre carreira com funcionários da geração Z:
Concentre-se em quem são os funcionários, o que eles querem e por quê
Evite mal-entendidos e ajude-os a entender onde estão. Discuta como eles se sentem atualmente sobre seu trabalho e carreira e ajude-os a pôr para fora quaisquer emoções negativas.
Ajude-os a refletir sobre sua experiência
Pergunte quais habilidades eles mais gostam de usar. Por quais atividades eles mais têm se interessado? Quais são seus valores em relação ao trabalho? Que ambiente de trabalho preferem? Com quais pessoas mais gostam de trabalhar?
Capacite-os, para que eles tenham mais clareza da direção que estão adotando
Ajude-os a refletir sobre quais são realmente suas ambições. O que é “sucesso” para eles? Ajudá-los a conectar seus valores pessoais e desejos de carreira vai manter acesa a paixão profissional, o que desencadeia o desejo de se aprimorar.
Desenvolva a autoconsciência oferecendo um espelho
Converse como quem segura um espelho diante deles, para que consigam refletir sobre suas habilidades e desempenho, pensando no feedback que receberam de outras pessoas na empresa. Assim, eles poderão identificar seus pontos fortes e fracos.
Permita uma mudança de perspectiva
Desafie-os a pensar de forma diferente, ajudando-os a sair da zona de conforto e considerar quais oportunidades estão disponíveis para eles. Essas oportunidades podem estar em sua função atual ou em outro lugar na mesma empresa.
Auxilie na tomada de decisão
Ajude-os a avaliar diferentes alternativas e oportunidades, a analisar os prós e os contras e a tomar uma decisão (ou pelo menos ter maior clareza sobre onde querem ir e quanto precisam se desenvolver para chegar lá).
Construa redes e compreensão organizacional
Os funcionários da Geração Z geralmente precisam de suporte para compreender os processos e políticas da organização. Conversas sobre carreira podem ajudá-los a desenvolver um melhor entendimento de como as pessoas têm sucesso “neste lugar” e decidir como adequar o seu perfil e se tornar mais visível para as pessoas chave da empresa.
Termine com alguma ação
Boas conversas geralmente levam à ação, com foco na pergunta "o que fazer?". Quais estratégias de desenvolvimento de carreira seus funcionários mais jovens podem usar para progredir? Que ações eles podem realizar?
A melhor maneira de se conduzir conversas eficazes sobre esse assunto é se apegar a uma mentalidade de crescimento e à intenção honesta de impulsionar o desenvolvimento da carreira do funcionário. Quanto mais eles pensarem nisso tudo com antecedência e quanto mais se prepararem, mais provável será que tudo corra bem.