Lego cria uma playlist de sons relaxantes para adultos estressados

Para promover sua nova coleção inspirada na natureza, a empresa criou quase 3 horas de ruídos relaxantes que soam como insetos

Crédito: Lego

Emily Price 3 minutos de leitura

Quando a Lego lançou sua nova Coleção Insetos (Insect Collection), apresentou junto algo inédito: uma playlist ASMR (tipos de sons suaves e relaxantes) de "Ruído Verde", com os sons de cada inseto da coleção reimaginados por meio de barulhos e cliques de peças de Lego. Os sons foram criados em parceria com a artista Sanaa Kelley, indicada ao Emmy.

"Nossa colaboração foi como fechamento de um ciclo, pois há alguns anos embarquei em um curso para aprender mais sobre insetos e acabar com meus medos, além de aumentar meu conhecimento sobre os sons que eles produzem", diz Kelley.

"Essa parceria foi uma novidade no meu estúdio e me desafiou a ser incrivelmente criativa com minhas técnicas de sonoplastia" (uma categoria conhecida como Foley, em inglês). Os insetos que ganharam suas versões de encaixar incluem a borboleta morpho azul, o besouro Hércules e o louva-a-deus chinês.

Crédito: Lego

Para criar cada faixa, Kelly pegou as pecinhas de Lego que seriam usadas para construir os insetos e descobriu maneiras de recriar suas vibrações, cliques e estalos característicos usando sons produzidos pelas próprias pecinhas e embalagens, além de outras técnicas de sonoplastia.

O resultado final, uma lista de reprodução de “Ruído Verde”, pode ser reproduzida diretamente do site da Lego por qualquer pessoa, e não apenas por quem comprou o kit temático (que custa US$ 79,99).

Cada faixa tem 45 minutos de duração. A lista de reprodução completa tem quase três horas, tempo suficiente para que a pessoa termine de construir o inseto correspondente – ou, pelo menos, avançar bastante na montagem.

Crédito: Lego

O conjunto, que está atualmente disponível para pré-venda, será lançado em 7 de setembro. É claramente um produto voltado para adultos, uma parte crescente da base de clientes da empresa.

Segundo o relatório Lego Play Well 2022, três em cada cinco adultos passam menos de uma hora por dia relaxando. O objetivo do kit e das faixas de áudio que o acompanham, diz a empresa, é ajudar a proporcionar um pouco mais de relaxamento na vida dos amantes de Lego.

A coleção foi concebida originalmente por um fã da marca chamado José Maria, da Espanha. Ele enviou o projeto para a Lego Ideas, onde recebeu mais de 10 mil apoiadores. Fã de Lego desde sempre, Maria diz que encontra inspiração para novas montagens em seus hobbies, alguns dos quais são fotografia e natureza, o que inspirou seus designs sofisticados.

Crédito: Lego

O Lego Blue Morpho Buttery (borboleta morpho azul), por exemplo, vem sobre um galho da floresta amazônica. Esse kit inclui ainda uma flor com uma pequena abelha. Já o Besouro Hércules fica sobre um tronco em decomposição e tem asas removíveis. O Louva-a-Deus Chinês é colocado ao redor de flores, onde uma pequena joaninha se esconde.

A playlist “Ruído Verde” não é a primeira criação musical da empresa usando suas peças de encaixar. Em 2021, ela já havia lançado faixas de ruído branco feitas com Legos, em um total de sete faixas, cada uma com cerca de 30 minutos de duração.

Mas, na época, em vez de fazer a playlist se ajustar a um conjunto específico, eles simplesmente usaram peças de Lego para criar uma paisagem sonora relaxante, incluindo faixas como "Searching for the One (Brick)", que captura os sons de procurar uma peça em uma pilha de várias outros; e "It All Clicks", que reproduz os sons das pecinhas sendo encaixadas.

Ficou curioso? Dá para ouvir essa lista de reprodução no Spotify e na Apple Music, entre vários outros serviços de streaming.


SOBRE A AUTORA