Trabalhadores da geração X estão desiludidos com a cultura tech
Segundo uma nova pesquisa, a geração que ajudou a moldar a atual cultura de trabalho tem menos interesse em trabalhar para grandes empresas do que os mais jovens
Os trabalhadores da geração X estão perdendo a motivação pelo trabalho que desempenham na indústria de tecnologia, de acordo com um estudo realizado pela consultoria de gestão de experiência Qualtrics. A empresa pesquisou trabalhadores de tecnologia para ver como se sentiam em relação à missão e valores de suas empresas e ao seu trabalho guiado por esses princípios.
A pesquisa descobriu que a maioria dos millennials ainda é motivada pela missão das empresas para as quais trabalham, mas a maioria da geração X disse que não está mais motivada. O estudo define a geração X como pessoas nascidas entre 1965 e 1980.
Especificamente, quando questionados se a "missão e valores de sua empresa são mais motivadores do que eram antes da pandemia", 56% dos millennials responderam que sim, bem como 47% da geração Z. Entre os trabalhadores da geração X, só 38% concordaram com a afirmação.
Quando todos os grupos foram questionados se concordavam com a afirmação "gostaria de trabalhar para uma empresa de tecnologia de grande porte e destaque", 60% dos millennials e 60% da geração Z concordaram, contra 37% da geração X.
Quando questionados se concordavam com a afirmação "o trabalho se tornou ainda mais importante para mim na realização dos meus objetivos de vida", 49% dos millennials e 42% da geração Z concordaram, enquanto entre a geração X essa proporção ficou em 32%.
O que é interessante sobre esses números é que a geração X foi a que construiu a cultura de tecnologia moderna – aqueles que acreditavam que a tecnologia poderia mudar a sociedade para melhor e que eram remunerados com altos salários, opções de ações e outros benefícios.
claramente há uma mudança de sentimento, especialmente entre os funcionários mais antigos e com mais tempo de casa.
Agora, 68% dos trabalhadores de tecnologia da geração X dizem que seu trabalho não é tão importante para eles na realização de seus objetivos de vida.
O que mudou a perspectiva dessas pessoas? A pandemia e suas repercussões: trabalho remoto, a Grande Renúncia e as demissões em massa que atingiram a indústria de tecnologia ao longo do ano passado.
“À medida que a indústria e a economia continuam a mudar, os líderes das empresas de tecnologia devem renegociar sua relação com os funcionários", disse o psicólogo-chefe de ambiente de trabalho da Qualtrics, Benjamin Granger.
"Chamem de 'crise de meia-idade' para as empresas de tecnologia ou apenas mais uma mudança provocada pelos anos da pandemia, mas claramente há uma mudança de sentimento, especialmente entre os funcionários mais antigos e com mais tempo de casa.” A Qualtrics conduziu o estudo entre julho e agosto, com mil profissionais de tecnologia nos Estados Unidos.