Quem são as celebridades mais usadas por hackers para enganar desavisados

McAfee Labs revela quais nomes são mais explorados por golpistas. O astro de “Barbie”, Ryan Gosling, lidera a lista deste ano

Créditos: Warner Bros. Pictures/ Melinda Sue Gordon/ Universal Pictures

Grace Snelling 2 minutos de leitura

Antes de tentar assistir a um filme em um site duvidoso, é bom pensar duas vezes. Isso é o que aponta o novo relatório do McAfee Labs, que identificou as celebridades cujos nomes levam desavisados a caírem em golpes online com mais frequência.

Em geral, esse tipo de esquema incentiva o usuário a clicar em links falsos que, por sua vez, instalam algum malware no dispositivo. Na lista, Ryan Gosling, que vive Ken no filme “Barbie”, ocupa a primeira posição, seguido por Emily Blunt, que atuou em “Oppenheimer”.

Ryan Gosling e Margot Robbie (Crédito: Warner Bros. Pictures)

Os hackers parecem ter identificado “Barbie” como uma das produções atuais preferidas para esse tipo de golpe, uma vez que outras duas atrizes do elenco, Margot Robbie e America Ferrera, também estão entre os 10 primeiros nomes da lista.

Um relatório anterior da McAfee, divulgado em julho, indicou um aumento no número de golpes de malware associados ao longa, incluindo alguns que usavam vídeos e links falsos para download para persuadir usuários.

De acordo com Steve Grobman, diretor de tecnologia da empresa, essa tendência reflete um problema maior em relação ao consumo atual de notícias sobre celebridades.

America Ferrera (Crédito: Warner Bros. Pictures)

“As pessoas estão priorizando velocidade e conveniência em detrimento de sua própria segurança online, clicando em pop-ups e outros links suspeitos que prometem conteúdos relacionados a celebridades”, afirmou Grobman. “Elas buscam conteúdo gratuito, como download de filmes, e isso as coloca em risco. Se algo parece bom demais para ser verdade, desconfie.”

Os criminosos cibernéticos se aproveitam principalmente de celebridades em alta que estão chamando a atenção do público – o que significa que o relatório da McAfee, que é publicado há 15 anos, está em constante mudança. Outras estrelas na lista de 2023 incluem Jennifer Lopez, Elon Musk, Kevin Costner e Bad Bunny.

Emily Blunt (Crédito: Universal Pictures)

A pesquisa deste ano também teve que levar em consideração como o cenário digital está sendo afetado pela IA. O laboratório adverte que, à medida que a tecnologia deepfake se torna mais convincente, há um aumento da desinformação e dos golpes online.

Além disso, o relatório foi produzido em meio a uma nova onda de hackers da geração Z que está se aproveitando dos recentes avanços tecnológicos. Um grupo chamado Scattered Spider, composto por jovens de 17 a 22 anos, vem realizando ataques a empresas, incluindo Clorox, MGM Resorts e Caesars Entertainment nos últimos meses.

Embora violações a grandes organizações possam ser mais difíceis de prevenir, há várias medidas que usuários comuns podem adotar para proteger seus dados. A McAfee lista quatro princípios-chave que todos devem ter em mente:

1. Tenha cuidado com o que você clica

2. Evite o streaming ilegal e o download de arquivos MP3 suspeitos

3. Só baixe vídeos de sites conhecidos e oficiais

4. Não dê informações pessoais nem faça login em páginas suspeitas

Para os fãs de “Barbie”, isso significa recorrer ao Amazon Prime, Google Play, Apple TV ou alguma plataforma semelhante. E, para aqueles que estão ansiosos para assistir “Oppenheimer” no conforto de seus sofás, o longa chegará aos streamings no dia 23 de novembro.


SOBRE A AUTORA

Grace Snelling é colaboradora da Fast Company e escreve sobre design de produto, branding, publicidade e temas relacionados à geração Z. saiba mais