Seu chefe é inseguro? Aqui estão 5 dicas de como lidar com ele

Um dos perfis de chefe mais difíceis de se trabalhar é o inseguro

Crédito: francescoch/ iStock

Shanna Hocking 4 minutos de leitura

Quase todo mundo tem alguma história para contar sobre um chefe complicado. Tem aqueles chefes que mal interagem com seus funcionários, os chefes tóxicos e os chefes controladores. 

Mas um dos tipos de chefe mais difíceis de se trabalhar é o inseguro. Isso porque as preocupações de um chefe inseguro podem impedir que ele – e você – seja bem-sucedido. 

Talvez você não saiba ao certo como identificar se está lidando com um chefe inseguro e, mais do que isso, talvez não saiba como trabalhar nessa situação. Confira, a seguir, como identificar e lidar com um chefe com esse perfil.

Se você suspeita que tem um chefe inseguro, observe os seguintes sinais:

- Ele não consegue tomar decisões.

- Tem dificuldade para delegar.

- Quer saber tudo o que está acontecendo na empresa, inclusive com você e com o seu trabalho.

- Ele limita seu acesso a determinadas conversas e reuniões.

- Tenta minar sua confiança.

- Assume o crédito das suas vitórias.

- Demonstra inconsistência: pode ser caloroso em um dia e agressivo no dia seguinte.

Embora muitos líderes passem por momentos de insegurança, um chefe inseguro demonstra esse tipo de comportamento de forma constante.

Em sua essência, a insegurança pode estar relacionada a muitas coisas: medo, preocupação, falta de confiança ou até mesmo ao relacionamento do seu chefe com o chefe dele. Embora a falta de autoconfiança do seu chefe não seja um reflexo do que você faz, ela pode ter um reflexo negativo sobre você.

Por isso, é preciso encontrar maneiras de lidar com a insegurança do seu chefe e fazer com que a situação fique mais favorável para você. Veja, a seguir, cinco estratégias para lidar com um chefe inseguro. 

1. Mantenha-o informado

Um líder inseguro enxerga o local de trabalho sob uma ótica distorcida por suas preocupações e sentimentos. Assim, geralmente não compreende o contexto do que está acontecendo. E, ao sentir que está perdendo o controle, se agarra a qualquer coisa em que possa focar.

Embora a falta de autoconfiança do seu chefe não seja um reflexo do que você faz, ela pode ter um reflexo negativo sobre você.

Ajude a desviar essa atenção negativa de você mantendo, de forma proativa, o seu chefe informado. Envie um e-mail semanal com sua lista de prioridades e o progresso de seus projetos, incluindo ainda suas realizações da semana. 

Ao lidar com um chefe inseguro, a ideia não é diminuir o que você sabe fazer bem, mas sim ajudá-lo a se sentir bem-informado e conectado ao seu sucesso, que, em última análise, é o sucesso dele também.

2. Ajude-o a se sentir como chefe

Pode ser que seu chefe esteja se sentindo ameaçado por você ou até preocupado com a possibilidade de você roubar o emprego dele. Quando oportuno, reafirme que você sabe que o chefe é ele. Você pode fazer isso pedindo a opinião ou a permissão dele, dependendo da situação. 

Por exemplo, você pode dizer: "estou planejando executar as próximas etapas deste projeto. Você está de acordo?" A ideia não é que você pare de apresentar suas próprias ideias e perspectivas. A questão é como você apresenta suas ideias, para que seu chefe consiga ouvi-lo e para que você consiga o que precisa.

3. Reforce os pontos fortes dele

Até mesmo um chefe extremamente complicado costuma ter algumas boas qualidades. Pense em quais são as características ou habilidades positivas de seu chefe e ressalte para ele esses pontos fortes. 

Não se trata de elogiar o chefe com falsidade. Talvez valha a pena dizer algo como: "você se saiu muito bem representando nossa equipe quando fez a apresentação para a diretoria".

Mas só faça isso se você conseguir realmente reconhecer algo em que seu chefe é bom. Pense assim: reforçar aquilo em que alguém é bom ajuda a tirar o foco da pessoa daquilo em que ela não é tão boa. 

4. Reforce os seus próprios pontos fortes

No final de cada semana, escreva para si mesmo o que você fez bem no trabalho, o que aprendeu e o que deseja fazer melhor. Você pode dar um passo adiante e usar essas reflexões para definir metas e comemorar suas vitórias.

A questão é como você apresenta suas ideias, para que seu chefe consiga ouvi-lo e para que você consiga o que precisa.

Quando receber um elogio de algum cliente ou colega, quando fechar um negócio ou quando progredir em algo que está sendo um desafio para você, adicione essas anotações à sua lista. Com o tempo, você vai poder consultar essa lista para se lembrar de suas conquistas e pontos fortes.

5. Crie uma rede de apoio

Estabeleça relacionamentos com colegas e outros gerentes, para que você possa contar com a compreensão e o apoio necessários para prosperar. Mas, principalmente, lembre-se de que você é muito mais do que seu emprego. Encontre atividades fora do trabalho em que consiga usar suas habilidades e energia para ajudar a recarregar as baterias.

Se você estiver trabalhando com um chefe inseguro, lembre-se de que provavelmente não vai conseguir mudá-lo. É melhor focar naquilo que é capaz de controlar: você mesmo.


SOBRE A AUTORA

Shanna A. Hocking é consultora de liderança, consultora filantrópica e palestrante. saiba mais