Com o headset de RV da Apple teremos textos tridimensionais
O Apple Vision Pro inaugura uma dimensão totalmente nova para o design tipográfico
O iPhone da Apple impulsionou uma nova indústria de aplicativos que mudou a aparência das interfaces de usuário e do design gráfico.
Será que o Vision Pro e a computação espacial terão um impacto similar? Pelo menos no que diz respeito ao design tipográfico, há quem diga que isso é inevitável.
A tipografia espacial projetada para realidade aumentada ou virtual abre uma terceira dimensão para o design de tipos, comenta Phil Garnham, diretor executivo de criação da empresa de design de tipos Monotype.
"Os textos na realidade aumentada [RA] terão profundidade, serão capazes de girar, você poderá posicioná-los, virá-los", diz Garnham. "Com uma terceira dimensão, há mais possibilidades interativas."
Essas possibilidades podem ser algo inovador, como a possibilidade de entrar em um livro, ou outros usos mais utilitários, como um texto que se configura de acordo com os movimentos da cabeça do usuário. "Todo o espectro da experiência tipográfica será personalizável", acredita Garnham.
Na página impressa, o texto é estático, mas em um fone de ouvido, ele pode ser dinâmico. O texto espacial exigirá uma tipografia que possa se adaptar a vários fundos em um instante – com um giro da cabeça, por exemplo, esse fundo pode mudar de escuro para claro.
O "sticky info text", ou texto fixado em um objeto do mundo real, pode ser usado como rótulo nutricional em alimentos embalados ou mostrar informações locais sobre reciclagem.
Garnham acredita que os designers de fontes espaciais "vão se ater aos princípios básicos da tipografia legível", enquanto os criadores e as marcas sonham com as coisas divertidas. "Serão os criativos independentes e os criadores de marcas que descobrirão o verdadeiro potencial expressivo da RA com textos", diz ele.
O Google Fonts já tem algumas recomendações para designers de tipos que trabalham com realidade virtual (RV) e aumentada, como colocar texto para leitura longa em uma região da interface do usuário.
Embora criar para 3D torne tentador projetar com fontes 3D, essa nem sempre é a melhor ideia, pois prejudica a legibilidade, escreveu o designer Niteesh Yadav para as diretrizes de tipografia de RA/ RV do Google Fonts. No entanto, se for absolutamente necessário, ele recomenda ajustar o espaçamento entre as letras para melhorar a legibilidade.
O texto também precisará ser ajustado para fatores como mudança de distância, para que não fique borrado. "É necessário um cuidado extra ao projetar aplicativos de RA/ RV", escreve Yadav.
A Monotype prevê que os tipos de letra sem serifa geométricos serão populares na realidade virtual e aumentada. Essa teoria está alinhada com um estudo recente realizado pela Monotype e pela empresa de neurociência aplicada Neurons sobre a emocionalidade das fontes.
Eles descobriram que essas fontes sem serifas nítidas sugerem a ideia de "inovação digital". Isso significa que não veremos fontes manuscritas na realidade virtual? Isso só o tempo dirá.