5 estratégias que vão ajudar se você estiver indo mal em um novo cargo
Pedir ajuda é uma iniciativa vital para reverter uma situação em que você está enfrentando dificuldades em uma nova função
Uma executiva sênior que eu estava orientando chegou a uma de nossas sessões logo depois de uma reunião tensa com um subordinado direto, cujo desempenho sistematicamente não atendia às expectativas e que não estava aprendendo nem melhorando em sua nova função. "Já se passaram quatro meses", ela disse.
Atribuições extensas e transições para novas funções geralmente geram estresses e demandas que podem fazer com que as pessoas se sintam sobrecarregadas ou mal preparadas para suas novas tarefas. Isso ocorre especialmente quando a função exige um conjunto de habilidades diferente ou um nível mais alto de responsabilidade.
Os desafios se acumulam, desde a adaptação a uma nova cultura e dinâmica, passando pela compreensão do que priorizar na nova função e como equilibrar as novas tarefas, até o aprendizado de novas habilidades e o gerenciamento eficaz do tempo.
Acrescente a isso a necessidade de lidar com as expectativas de seus novos colegas e superiores, enquanto enfrenta a pressão implacável para provar seu valor. A dificuldade é clara.
Se você está em uma nova função e sente que está decepcionando, estas estratégias podem ajudá-lo a se destacar e a demonstrar mais competência e confiança.
1. Esclareça as expectativas
Um elemento fundamental sobre o qual se constrói um bom desempenho é ter clareza sobre as expectativas de seu chefe. Mas, de acordo com o trabalho do Instituto Gallup com organizações do mundo todo, mais da metade dos funcionários em uma pesquisa global com 550 empresas não sabe exatamente o que se espera deles, e muitos líderes não se responsabilizam pela tarefa de garantir que eles saibam.
transições para novas funções geram estresses e demandas que podem fazer com que as pessoas se sintam mal preparadas.
É nesse aspecto que você deve ser proativo. Esclareça quais são as expectativas de seus superiores. Pergunte a eles qual é o resultado que esperam, como farão a sua avaliação e qual o cronograma esperado para atingir a meta. Comunique seu plano de como chegará lá para obter informações.
Seja transparente sobre os recursos que você tem e os que não tem. Se você precisar de recursos a mais, seja direto a respeito disso, ou vai acabar pedindo uma prorrogação de prazo atrás da outra quando chegar a hora da entrega. E não hesite em pedir ajuda quando precisar.
2. Busque e implemente feedback
Os líderes devem fornecer feedback frequente e útil aos funcionários para ajudá-los a atingir suas metas de desempenho. Entretanto, muitos não o fazem por vários motivos.
Só que você precisa saber qual é a sua situação. Não há tempo para esperar por uma avaliação anual. Você precisa dos dados agora, e a única maneira de obtê-los é perguntando.
Pergunte a seus superiores qual é o resultado que esperam e como farão a sua avaliação.
Escolha seis pessoas em quem você confia para lhe dizer a verdade sem rodeios. É provável que elas digam o que apreciam em você e não façam críticas.
Mas, perguntando o que pode fazer para ser ainda mais eficaz, você vai incentivar seus colegas a te ajudar nesse aspecto. Buscar e aplicar ativamente esse feedback pode fazer com que seu desempenho passe rapidamente de fraco a ótimo.
3. Crie um bom plano de aprendizado
Você pode achar que tem síndrome do impostor, mas, provavelmente, está apenas sentindo que está fora de sua zona de conforto e que ainda tem muito a aprender em seu novo cargo.
Tome a iniciativa e monte um plano que inclua compensações estratégicas. Isso significa sacrificar coisas que você gosta de fazer em troca de coisas que precisa fazer, para não ficar na corda bamba.
Em uma nova função, você precisa demonstrar que é um colaborador confiável que ajuda os outros a atingir suas metas.
Talvez você precise se inscrever em um curso que vai tomar parte dos seus fins de semana, ou investir mais tempo para aprender uma nova habilidade que não esteja de acordo com suas capacidades naturais e que o tire de sua zona de conforto.
Recorra a mentores, consultores e especialistas no assunto e tenha conversas profundas com colegas importantes. Peça a eles que o orientem na direção da proficiência – se não da excelência – ao lidar com as responsabilidades e habilidades de sua nova função.
4. Fortaleça o relacionamento com os colegas
Em uma nova função, você precisa demonstrar que é um colaborador confiável que ajuda os outros a atingir suas metas. Para isso, invista tempo e esforço na construção de relacionamentos com os colegas.
Peça ajuda e apoio a colegas, mentores ou instrutores.
Descubra como suas habilidades e responsabilidades podem agregar valor a eles. Seus companheiros de trabalho vão ajudá-lo se sentirem que você se preocupa com eles e é alguém em quem podem confiar.
5. Peça ajuda
Peça ajuda e apoio a colegas, mentores ou instrutores. Aproveite o conhecimento e a experiência deles para obter novas perspectivas, conselhos e orientações sobre como você pode alcançar resultados mais rapidamente. Pergunte em quais habilidades você deve se concentrar para obter um progresso mensurável.
Quando você se esforça mais para atingir as principais metas dentro do prazo e faz de tudo para obter resultados, inclusive pedir o apoio de outras pessoas para conseguir isso, seus superiores percebem. Pedir ajuda é uma etapa vital para reverter uma situação em que você está com dificuldades em um novo cargo.