Por que líderes precisam dizer “não” para serem bem-sucedidos

Cinco variáveis a serem consideradas quando é preciso decidir entre dizer sim ou não sobre algum assunto

Créditos: Gerardo Carnero/ takasuu/ iStock

Sara Sabin 2 minutos de leitura

Dizer sim a todas as oportunidades que surgem pode ajudar a alcançar um certo nível de sucesso. No entanto, continuar a agir assim automaticamente pode impedir que você alcance um nível mais alto de sucesso, seja subindo na carreira ou administrando uma empresa bem-sucedida.

Existem muitas razões pelas quais as pessoas adquirem o hábito de dizer sim. Mas, quer você diga sim para abrir mais oportunidades, por medo de perder algo (FOMO), ou para agradar os outros, o impacto negativo é o mesmo: prejuízo ao seu potencial de crescimento pessoal e profissional.

Uma vez que você entra no ciclo de sempre dizer sim no trabalho, pode ser difícil sair dele. Além disso, a vontade de preencher completamente seu tempo pode se estender do trabalho para a vida pessoal.

Ter o tempo todo tomado, no contexto profissional, pode resultar em uma série interminável de reuniões, envolvimento em projetos dos quais você não deveria mais participar, ou dos quais não que mais fazer parte. Muitas vezes, preencher o tempo dizendo sempre sim não é realmente produtivo pois, além de não ser sustentável, não contribui para seu crescimento a longo prazo.

Se você quiser ser bem-sucedido, precisa criar espaço para ouvir o que seu corpo quer e precisa.

De acordo com o Princípio de Pareto, 20% das nossas atividades produzem 80% dos nossos resultados. No entanto, quando você está tão ocupado correndo, preenchendo seu tempo, raramente considera o que precisa fazer para alcançar seu objetivo final da maneira mais simples.

O impacto dessa falta de espaço pode ser grave: sua saúde começa a sofrer, você se sente exausto e esgotado e pode acabar sofrendo de burnout.

Dizer sim para tudo também significa que você não tem espaço para aproveitar oportunidades alinhadas, ou seja, aquelas que fazem parte da visão maior do que você está tentando criar e que o deixam animado. Dizer não lhe dá a oportunidade de investir seu tempo com mais sabedoria e avançar em suas metas de carreira de maneira ponderada.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DE DECIDIR

1. Isso para o que você está dizendo sim está alinhado com sua visão de longo prazo?

2. Ao pensar nisso que estão pedindo para você fazer, como se sente? Fica animado ou sente que deve (ou precisa) dizer sim?

3. Se você está sempre usando seu tempo para ajudar os outros, pergunte a si mesmo se está tentando salvá-los ou se essa pessoa está comprometida em ajudar a si mesma. Esteja ciente disso ao decidir gastar seu tempo com alguém e seja muito claro sobre seus limites.

4. Às vezes, dizer sim a alguma coisa, especialmente se for algo novo ou fora da sua zona de conforto, pode parecer desafiador. Neste caso, pode ser uma oportunidade de desenvolvimento pessoal ou para aprender uma nova habilidade.

5. Por fim, a escolha que você está prestes a fazer vai melhorar sua saúde física e mental, com base no que você precisa no momento?

Se você quiser ser bem-sucedido, precisa criar espaço para ouvir o que seu corpo quer e precisa.


SOBRE A AUTORA

Sara Sabin é coach para líderes executivos e empreendedores, proprietária de empresas e fundou diversas startups ao longo dos anos. saiba mais