Intersecção entre direito, tecnologia e criatividade segue no DNA do festival

Crédito: Shubham Dhage/ Unsplash

Fábio de Sá Cesnik 1 minutos de leitura

A intersecção entre direito, tecnologia e criatividade é uma constante no SXSW e, em 2024, esse cruzamento segue no DNA do evento. Com a ascensão de novas tecnologias como a inteligência artificial e a web3, surgem desafios legais complexos que exigem atenção especializada.

A trilha de Indústria de Tecnologia apresenta discussões sobre cibersegurança, web3 e o futuro das grandes empresas de tecnologia, todas com implicações legais significativas.

A legislação precisa acompanhar o ritmo acelerado da inovação para garantir uma implementação ética e justa dessas tecnologias. O mesmo se aplica à trilha de Inteligência Artificial, que examina as implicações sociais e éticas da IA, apresentando desafios legais únicos.

Na trilha de Indústria de Jogos, observa-se a migração contínua do conteúdo de mídia tradicional e música para plataformas de jogos, o que traz desafios legais específicos, como proteção de propriedade intelectual e questões de licenciamento.

TRÊS APOSTAS

Diante disso, gostaria de apostar em três painéis focados no tema legal: “Annual Legal Update – Indie Film”, que analisa a mudança ocorrida na cadeia de distribuição e impactos da greve em Hollywood para o mercado independente (8/3); The Legal Implications of Music-Generating AI, que discute as implicações legais de geração de música com inteligência artificial (13/3); e Beyond Code: The Legal and Regulatory Matrix of AI, que trata da matriz regulatória e legal da inteligência artificial (13/3).

Este ano, serei, pela terceira vez consecutiva, mentor do SXSW. Mais uma vez, ouvirei casos e auxiliarei produtores de diversas partes do mundo em questões legais do cinema e da televisão. Como mentor, você tem a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e aprender com outros profissionais, enriquecendo sua prática e contribuindo para a comunidade.

Único a cada edição, o SXSW 2024 acontece de 8 a 16 de março em Austin, nos Texas. Independentemente do ano, esse gigante que reúne festivais e conferências sempre oferece insights sobre o futuro do setor jurídico diante das constantes inovações tecnológicas.


SOBRE O AUTOR

Fábio de Sá Cesnik é sócio-fundador do CQS/FV Advogados, vice-presidente de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Calif... saiba mais