IA vs. Design, Robôs Humanoides e Jogador Número 1: As boas da programação do SXSW
O evento é conhecido pelos seus relatórios de tendências e também por reunir diversas discussões sobre tecnologia e futuro; confira nossa seleção
4.496. Essa é a quantidade de opções de programação no South by Southwest, o SXSW. Eu analisei tudo que estava disponível nas tags e separei aqui oito palestras que pretendo acompanhar.
Parece pouco né? Mas meu objetivo no festival deste ano é pegar uma boa palestra por dia e dedicar o resto do tempo nas feiras, experiência, meet-ups e encontros. Até porque boa parte dos conteúdos ficam gravados e podemos ver tudo com calma na volta para casa. Ou melhor, acompanha os artigos da galera incrível que tá cobrindo o festival.
Então se liga nesse short-shortlist que preparei:
REPORTS DE TENDÊNCIAS
O SXSW é o local oficial dos trends, design e tech reports mais relevantes do cenário, começando com o MIT falando das 10 tecnologias pra ficar de olho neste ano, seguido da Amy Webb com o tradicional Emerging Techs Reports, e o Rohit Bhargava, grande personagem do festival com as suas "Non-Obvious Trends".
Para fechar essa sequência a atração mais esperada: o designer John Maeda apresentando seu Design Tech Trend Report com o tema "Design Against AI" e a importância das inteligências artificiais serem melhor projetadas e, claro, a revisão do propósito de um designer.
IA, AGI E ROBÔS HUMANOIDES
Há mais de 60 palestras dentro dessa tag e ainda assim achei pouco. Fiz uma escolha mais segura com o bate-papo com o head do Chat GPT, falando sobre a evolução da humanidade com a inteligência artificial.
Também haverá um painel com o Chief AGI Scientist do Google, que provavelmente é a pessoa ocupando a cadeira executiva mais importante em IA, falando sobre o "Artificial General Intelligence", ou AGI, que provavelmente será um dos termos mais falados do festival.
E se Chat GPT e AGI ainda não são futuro o suficiente pra você, vale ficar de olho nesse painel da Apptronic que tem como tema Robotic Renaissance: The Dawn of Humanoid Innovation (Renascença Robótica: O Amanhecer da Inovação Humanóide). Se esse robô deles não aparecer no palco eu vou ficar decepcionado
O METAVERSO AINDA VIVE
E para fechar, um painel com o Ernest Cline, escritor do best seller "Jogador número 1", que acabou de anunciar que a ReadyVerse que vai materializar a obra no metaverso, de verdade (ou não).E claro que tem uma lista com planos B, C e D. Mas eu quero acreditar. Tá a fim de pegar os melhores insights dessas palestras e as experiências do SXSW, então fica ligado nos canais da Fast Company Brasil e no meu Instagram.