Sinatra cantando Nirvana? Artistas condenam uso indevido de IA na música

Assim como outras categorias de artistas se manifestaram contra a IA, um grupo de grandes nomes da música agora está se pronunciando

Crédito: Sound On/ Pexels

Joe Berkowitz 4 minutos de leitura

Era apenas uma questão de tempo até que músicos se juntassem a escritores, atores e cineastas para se opor à ameaça que a inteligência artificial representa para sua arte e seu sustento. A Artist Rights Alliance, uma organização sem fins lucrativos, divulgou recentemente uma carta aberta exigindo o uso mais responsável da IA e remuneração justa para os artistas.

A carta foi assinada por nomes de peso – de Billie Eilish a Billy Porter, passando por Jon Batiste e Jon Bon Jovi. Os artistas não estão pedindo que parem de usar a inteligência artificial para criar músicas, apenas querem um uso responsável, para evitar que “infrinja e desvalorize os direitos dos artistas humanos”.

Embora empresas como a Universal Music Group estejam trabalhando para encontrar soluções centradas nos artistas para a ameaça da IA – fazendo lobby no Congresso norte-americano por regulamentações mais rígidas e processando uma startup por treinar seu modelo usando letras protegidas por direitos autorais –, pode levar algum tempo até que tais regulamentações sejam amplamente adotadas.

Enquanto isso, como uma rápida pesquisa no YouTube confirma, o problema já é realidade. A tecnologia de geração de músicas está disponível para qualquer pessoa com um computador, algum tempo livre e o desejo de criar de mash-ups que nunca existiriam.

os produtores musicais amadores estão gerando músicas totalmente novas.

A ameaça que a IA representa para os direitos autorais pode ser ilustrada pela da evolução de um remix de um fã da música “Baby Shark”. No final de 2020, um youtuber postou um clipe de si mesmo cantando um rap no estilo de Nicki Minaj sobre uma batida que incluía samples da famosa música infantil.

No começo era apenas mais um tipo de infração relativamente inofensiva, contra a qual a indústria musical tem lutado nos tribunais desde o final dos anos 80, na guerra contra o uso não autorizado de samples.

Mas, três anos depois, a tecnologia avançou e agora o usuário podia fazer com que uma IA gerasse um deepfake da artista cantando sua música. Claramente, entramos em uma nova era.

O vídeo continua no YouTube sete meses e 1,3 milhão de visualizações depois, o que pode ser parte do motivo pelo qual Minaj assinou a carta aberta. Ela se juntou aos herdeiros e representantes de vários artistas que não estão mais aqui para se defender, como Frank Sinatra e Bob Marley.

Embora Paul McCartney e Ringo Starr tenham brevemente ressuscitado John Lennon para uma última música “nova” dos Beatles no ano passado, Marley e Sinatra são regularmente "revividos" online sem que os detentores dos direitos de suas obras tenham voz no assunto. Graças a outro youtuber, ambos até colaboraram recentemente em um cover de Marley feito por IA da faixa “Fly Me to the Moon”.

Ultimamente, a voz de Sinatra tem sido usada para gerar diversos covers, de Michael Jackson a Nirvana. Os arranjos em sua versão de “Smells Like Teen Spirit” soam totalmente autênticos, sugerindo que, no futuro, músicos poderão perder espaço para a simples programação de IA.

Mas os produtores musicais amadores estão fazendo mais do que simplesmente criar covers: estão gerando músicas totalmente novas. 

Em vez de se contentar com uma IA de Nicki Minaj cantando suas letras, alguém criou uma “nova” música do Nirvana com base nas produções da banda. É boa? Absolutamente não. Mas será que poderia enganar um fã menos atento pensando que foi recém-descoberta dentro do cofre de algum estúdio? Muito provavelmente, sim.

Essas “novas” músicas parecem destinadas a ser mais do que apenas novidade. Elas são feitas ou para enganar as pessoas ou para dar a elas algo para curtir de verdade.

Há quase um ano, um usuário do TikTok publicou uma colaboração gerada por IA entre Drake e The Weeknd chamada “Heart on My Sleeve”. Rapidamente, o vídeo chegou aos 10 milhões de visualizações na plataforma e 250 mil streams no Spotify, até que as empresas a removessem a pedido da Republic Records, que representa os artistas.

A única razão pela qual a música foi removida, no entanto, é porque o nível de atenção que ela conseguiu atrair foi incomum. A quantidade de violações de direitos autorais de obras menos populares, mas ainda amplamente consumidas, é grande o suficiente para que as gravadoras tenham que estar constantemente vigilantes.

O pior de tudo é que, a julgar pelos comentários no YouTube, muita gente está pronta para abraçar totalmente músicas sintéticas. No vídeo de uma faixa “inédita” de Billie Eilish gerada por IA chamada “Emotion”, o comentário mais curtido é: “Billie definitivamente precisa ouvir essa música e gravá-la de verdade”.

O usuário tem razão. Eilish definitivamente precisa ouvir a música, mas apenas para mostrá-la para seu advogado. Talvez, ao assinar a carta aberta, a vencedora do Oscar de melhor canção original por duas vezes possa ajudar a garantir que ninguém precise fazer isso no futuro para evitar que distorçam seu trabalho.


SOBRE O AUTOR

Joe Berkowitz é colunista de opinião da Fast Company. saiba mais