5 dicas para desgrudar do celular quando é preciso se concentrar no trabalho
Seu celular foi projetado para ser viciante. Veja como reduzir o tempo de tela e fazer mais coisas
Quantas vezes você pegou seu telefone hoje? Dez vezes? 20? 30? A contagem é longa. De acordo com uma pesquisa da Reviews.org, um norte-americano médio checa o celular 144 vezes por dia e passa quatro horas e 25 minutos olhando para a tela.
No Brasil, a média é de cinco horas por dia, segundo a pesquisa "State of Mobile 2024", da Data.AI. Somos o quinto país em número de horas com a cara no smartphone, atrás apenas de Indonésia, Tailândia, Argentina e Arábia Saudita.
Uma das razões pelas quais ficamos tanto tempo no celular é porque ele foi projetado para ser atraente. A sorte é que existem muitas coisas que podemos fazer para amenizar o canto da sereia dos celulares, tornando-os menos distrativos.
1. Analise seu tempo de tela
Analise seu relatório de uso semanal para verificar como você está gastando seu tempo. Saber quantos minutos você realmente passa nas redes sociais, por exemplo, pode ajudar muito. Dá para usar uma ferramenta como o Screen Time para estabelecer limites razoáveis. Ela foi criada para ajudar os pais a monitorar e restringir o uso do telefone dos filhos, mas pode ser útil para mudar seu próprio comportamento.
2. Desative as notificações
A maioria das configurações de notificação pode ser gerenciada no menu de configurações do aplicativo, embora talvez seja preciso definir uma a uma as permissões de notificação de cada app. Desativar sons e avisos é uma boa medida, mas não se esqueça do pequeno ícone vermelho do contador que mostra quantos e-mails e mensagens de texto você tem. A cor vermelha chama a atenção imediatamente.
3. Exclua alguns aplicativos
Se a rede social for um problema para você, considere a possibilidade de excluir os aplicativos do seu telefone. A remoção de aplicativos de mídias sociais é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o tempo gasto com eles.
Você ainda pode acessar as mídias sociais pelo computador, mas o objetivo é tornar seu uso mais consciente. Se você acha que seria muito difícil excluir um aplicativo, tente fazer isso por algumas horas ou durante um dia inteiro e vá aumentado o tempo aos poucos.
4. Tenha consciência
Aproveite o modo "Não perturbe" para silenciar as notificações durante o trabalho concentrado ou sessões de estudo. Você pode personalizar essa configuração para permitir chamadas de contatos específicos ou para receber apenas notificações de aplicativos essenciais.
Mas permita-se também se divertir. Reservar "momentos de diversão" é importante para que essas estratégias tenham sucesso no longo prazo. Esses são os momentos em que você pode fazer o que quiser no telefone, como ver as redes sociais, atualizar o feed ou compartilhar memes.
5. Trate o celular como um telefone fixo
Por fim, pense como antigamente. Se você se lembra de uma época anterior aos smartphones, sabe que ter um telefone fixo conectado a uma parede ou bancada e fora do alcance das mãos o tornava menos atraente.
Pergunte a si mesmo onde ficaria o telefone fixo se você tivesse um e coloque seu celular nesse local. Deixe-o lá até que você precise ou queira usá-lo. E quando terminar de usar, coloque-o de volta em seu lugar.
Romper com o vício no celular provavelmente será um desafio. Mas imagine tudo o que você poderá fazer com as horas que recuperou – mesmo que seja só uma horinha por dia.
Com informações da redação da Fast Company Brasil.