Veja quais dispositivos vão rodar o sistema de IA anunciado pela Apple

Não é um aplicativo de IA generativa ou um chatbot como o ChatGPT, é uma camada integrada que requer muita potência de processamento

Crédito: Apple

Michael Grothaus 2 minutos de leitura

Nesta segunda-feira (10 de junho), a Apple mergulhou de cabeça na corrida da IA. Além de introduzir seus novos sistemas operacionais, incluindo iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, a empresa revelou o Apple Intelligence – sua implementação de inteligência artificial.

O Apple Intelligence não é um aplicativo de IA generativa ou apenas um chatbot como o ChatGPT. É uma camada integrada de inteligência artificial embutida nos sistemas operacionais mais avançados da Apple.

Os recursos de IA do Apple Intelligence incluem uma Siri reformulada, a capacidade de obter resumos de páginas da web, ajuda na composição de e-mails e até mesmo criar emojis únicos à vontade, entre outras coisas.

Embora o Apple Intelligence esteja incorporado nos próximos iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia, nem todos os iPhones, iPads e Macs que podem rodar esses sistemas operacionais poderão rodar o Apple Intelligence.

O motivo? O Apple Intelligence é inteligência artificial, e uma IA que, em grande parte, roda diretamente no dispositivo Apple. Como pode rodar no próprio dispositivo, requer muita potência de processamento, e esse nível de potência está limitado aos dispositivos mais recentes da empresa, dotados de chips Apple Silicon específicos.

Crédito: Apple

Aqui está a lista completa de dispositivos que podem rodar a IA Apple Intelligence:

iPhones

  • iPhone 15 e iPhone 15 Pro Max

iPads

  • iPad Pro e iPad Air com chip M1 ou mais recente

Macbooks

  • MacBook Air e MacBook Pro com chip M1 ou mais recente

Macs

  • iMac, Mac mini e Mac Studio com chip M1 ou mais recente
  • Mac Pro com chip M2 Ultra ou mais recente

Como dá para ver na lista, se você tem um iPad ou Mac com um chip M1 ou mais recente, seu dispositivo poderá rodar a nova IA da Apple. Mas se você tem um Mac com um chip Intel, não terá essa sorte. O mesmo se você tem um iPad com qualquer chip da série A.

O que muitos donos de iPhone podem achar decepcionante é que, para rodar o Apple Intelligence em seu aparelho, vão precisar ter o mais recente iPhone topo de linha da Apple: o iPhone 15 Pro ou o iPhone 15 Pro Max.

O Apple Intelligence é inteligência artificial que, em grande parte, roda diretamente no dispositivo.

Esses dois modelos são os únicos com o chipset A17 Pro, o único chip de iPhone que tem a potência de processamento necessária para o Apple Intelligence. Nem mesmo o iPhone 15 ou iPhone 15 Plus darão conta (eles são equipados com uma versão do chip A16.)

Mas não há só más notícias para os donos de iPhones mais antigos. O iOS 18 está repleto de novos recursos além do Apple Intelligence, e todo iPhone que atualmente pode rodar o iOS 17 poderá rodar o iOS 18. Isso inclui desde o iPhone XR de 2018.

E se você quer o Apple Intelligence mas não tem um iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max? Bem, a Apple ficará feliz em lhe vender um novo iPhone 16 neste segundo semestre. Na verdade, a empresa está apostando que o Apple Intelligence impulsionará o que pode ser um dos maiores ciclos de atualização de iPhone em anos.


SOBRE O AUTOR

Michael Grothaus é escritor, jornalista, ex-roteirista e autor do romance "Epiphany Jones". saiba mais