Startup usa baterias de carros elétricos para energizar postos de recarga

A startup alemã Voltfang dá uma segunda vida às baterias de veículos elétricos utilizando-as em estações de recarga ou para armazenar energia renovável

Crédito: Voltfang

Adele Peters 3 minutos de leitura

No ano passado, um em cada quatro carros vendidos no mundo todo foi um veículo elétrico. Isso é uma boa notícia em termos de redução das emissões, mas também aponta para um desafio iminente: quando as enormes baterias de íons de lítio que ficam dentro desse tipo de veículo precisarem ser trocadas, como evitar que elas se transformem em novos resíduos?

As baterias de veículos elétricos são difíceis de reciclar. Por isso, em vez de desmontá-las para extrair os materiais valiosos de seu interior – um processo complexo e caro –, algumas empresas estão encontrando maneiras mais simples de dar a elas outra utilidade.

A startup alemã Voltfang usa baterias de segunda mão em postos de recarga de veículos elétricos ou para armazenar energia renovável. "Ao prolongar a vida útil das baterias por 10 a 15 anos, economizamos o uso de novas matérias-primas essenciais e reduzimos milhares de toneladas de CO2", comemora Roman Alberti, cofundador e CEO da Voltfang.

BOAS OPÇÕES COMO POSTOS DE RECARGA

Após uma década de uso, uma bateria de veículo elétrico talvez não funcione mais em um carro. Mas, geralmente, ela ainda tem muita capacidade. A Voltfang testa e monitora cada bateria e projeta seus sistemas com capacidade extra, para que as antigas possam funcionar de forma eficiente. 

As baterias de veículos elétricos são particularmente bem adaptadas para armazenar energia para postos de recarga, explica Alberti. "Elas são projetadas para altas taxas de carga e descarga, o que significa que conseguem fornecer energia rapidamente para postos de recarga rápida."

Roman Alberti (sentado, no alto) David Oudsandji e Afshin Doostdar, fundadores da Voltfang (Crédito: Divulgação)

Geralmente, a rede elétrica tradicional não consegue lidar com a demanda extra de energia dos postos de recarga rápida. Isso torna a infraestrutura difícil de ser construída. Adicionar baterias significa que as estações de recarga podem armazenar energia extra quando ela estiver disponível. Assim, quando a demanda atinge o pico, os recarregadores funcionam com as baterias.

As baterias também podem armazenar energia renovável diretamente. Em uma das instalações da startup, no estacionamento de um supermercado, um telhado coberto com painéis solares envia energia para as baterias durante o dia. 

O software da empresa gerencia cinco pontos de recarga rápida e 10 pontos de recarga mais lenta no local. Ele usa as baterias para enviar energia para os carregadores quando eles precisam. "Essa estratégia aumenta o uso de energia renovável e reduz a pressão sobre a rede elétrica, evitando, assim, picos de energia", diz Alberti.

COMO AS BATERIAS AJUDAM A ESTABILIZAR A REDE

Além de carregar os carros, as baterias também podem oferecer energia de reserva para uma empresa. Ela também pode optar, por exemplo, por comprar eletricidade quando os preços estiverem baixos e usar a energia armazenada quando os preços estiverem altos. 

"Muitas vezes, as baterias são usadas para uma única finalidade e depois ficam sem uso por longos períodos", lamenta Alberti. "Isso é ineficiente. Nosso gerenciamento inteligente garante que elas estejam sempre ativas e prestando serviços, o que ajuda a estabilizar a rede e a aproveitar ao máximo cada bateria."

Crédito: Voltfang/ Divulgação

Outras empresas estão começando a usar baterias antigas de veículos elétricos para armazenar energia em grandes parques solares ou eólicos. Em um local no deserto de Mojave, na Califórnia, centenas de baterias antigas da Nissan e da Honda fornecem energia durante a noite. A Voltfang também planeja usar suas baterias para armazenamento em escala de rede.

Quando a primeira grande onda de veículos elétricos chegar ao fim de sua vida útil, o número de baterias antigas vai disparar. Mas já existe um grande suprimento. "O setor automotivo produz 10 vezes mais baterias do que o setor de armazenamento de energia estacionária precisa anualmente", diz Alberti.

"Sendo assim, temos capacidade suficiente para estabilizar redes inteiras, equilibrando a produção de turbinas eólicas e instalações fotovoltaicas na Alemanha e na União Europeia."


SOBRE A AUTORA

Adele Peters é redatora da Fast Company. Ela se concentra em fazer reportagens para solucionar alguns dos maiores problemas do mundo, ... saiba mais