Anthropic lança a versão 3.5 do Claude, concorrente do ChatGPT

A empresa afirma que a nova versão é mais inteligente e rápida do que qualquer outro modelo disponível no mercado, e custará o mesmo que seu antecessor

Crédito: Rochak Shukla, kjpargeter/ Freepik

Mark Sullivan 1 minutos de leitura

Três meses após lançar o Claude 3, a Anthropic está novamente aumentando suas apostas na corrida da IA. Segundo a startup, a nova versão 3.5 bateu recordes de desempenho em diversos testes de leitura, codificação, matemática e visão amplamente utilizados.

Além disso, é três vezes e meio mais rápida que o atual modelo de alto desempenho da empresa, o Claude 3 Opus, e terá o mesmo preço do seu antecessor intermediário, o Claude 3 Sonnet.

“Este é o melhor e mais inteligente modelo do mercado”, disse Daniella Amodei, cofundadora e presidente da Anthropic. “Ele superou o GPT-4o, todas as versões do Gemini e também o Claude Opus, nosso modelo de ponta.”

Ela ressalta que a habilidade de escrita aprimorada sempre foi uma das principais características dos modelos Claude e que a versão 3.5 Sonnet é capaz de escrever com um tom natural e familiar.

Os usuários podem experimentá-lo gratuitamente no site Claude.ai e por meio do aplicativo para iOS, com uso limitado. Assinantes premium dos planos Pro e Team têm um limite de uso cinco vezes maior.

A Anthropic também apresentou um novo recurso chamado “Artifacts” (artefatos), que permite que usuários corporativos colaborem entre si e com o Claude em tempo real.

É um espaço de trabalho dinâmico, onde é possível editar e desenvolver o conteúdo gerado pelo modelo, como códigos ou documentos. O novo recurso oferece ambientes colaborativos seguros com gestão centralizada para equipes empresariais, semelhante ao ChatGPT Enterprise, da OpenAI.


SOBRE O AUTOR

Mark Sullivan é redator sênior da Fast Company e escreve sobre tecnologia emergente, política, inteligência artificial, grandes empres... saiba mais