A IA vai acabar com o trabalho dos freelancers? Pesquisa sugere que sim

Estudos apontam que os avanços na IA generativa levaram a uma diminuição no número de oportunidades de trabalho para freelancers

Crédito: master1305/ iStock

Henry Chandonnet 3 minutos de leitura

No mercado de trabalho de hoje, paira o medo de que a inteligência artificial acabe com nossos empregos. Muitos trabalhos que antes era feito por humanos, como escrever textos e desenvolver códigos, estão sendo replicado por ferramentas baseadas em IA, como ChatGPT e Copilot.

Isso leva muitos trabalhadores a imaginar que essas ferramentas podem muito bem roubar seus empregos. E uma categoria profissional se mostra especialmente vulnerável: os freelancers

Trabalhando na economia gig, os freelancers, por definição, não têm segurança no emprego, o que os torna altamente vulneráveis às mudanças no mercado de trabalho. Os avanços na IA são a mais recente mudança nesse cenário.

O pior é que os dados sugerem que muitos dos empregos que antes eram um terreno fértil para o trabalho autônomo são também os mais suscetíveis à substituição por inteligência artificial.

Com a diminuição dos serviços prestados por freelancers, muitos trabalhadores autônomos vão ser obrigados a se adaptar. O tipo exato de trabalho para o qual eles vão migrar ainda é motivo de debate.

RISCO DE SUBSTITUIÇÃO

Em um estudo de novembro de 2023, os pesquisadores Ozge Demirci, Jonas Hannane e Xinrong Zhu examinaram plataformas populares de freelancers ao longo de nove meses após o lançamento do ChatGPT.

Nesse período, eles acompanharam o número de oportunidades de trabalho em áreas que foram altamente afetadas pela IA generativa. O resultado foi uma redução de 21% no número de vagas para funções freelance relacionadas a redação e codificação.

"Já esperávamos observar algum efeito, mas a magnitude foi realmente enorme", diz Zhu, professor assistente da Imperial College Business School, em Londres. "Essa redução não foi uma coincidência e não se tratou apenas de uma tendência passageira ou da redução da demanda geral na plataforma. Ela foi impulsionada pela introdução dessas ferramentas de IA generativas."

Crédito: Filmstax/ iStock

Embora as funções de redação e codificação tenham sido as atividades autônomas mais afetadas, não foram as únicas. Por exemplo, os pesquisadores descobriram uma redução de 17% nas contratações relacionadas à criação de imagens após o lançamento de DALL-E.

É claro que o estudo fica limitado devido à sua perspectiva de curto prazo. Ainda assim, os pesquisadores descobriram que a tendência de substituição de freelancers só aumentou com o tempo. Depois de dividir os nove meses de análise em segmentos de três meses, cada segmento registrou mais declínios no número de vagas para trabalhos autônomos em relação ao anterior.

"Não podemos fazer grandes previsões sobre o impacto a longo prazo, mas, pelo que examinamos, esse efeito de substituição a curto prazo estava se aprofundando cada vez mais, e as demandas não voltaram", diz Zhu.

O IMPACTO DA IA NO TRABALHO FREELANCE

Embora o mercado de trabalhos autônomos possa ser especialmente vulnerável à inteligência artificial, ele pode nos dar uma visão sobre como a IA afetará o mercado de trabalho em geral.

Malcolm Frank, CEO da ferramenta de gerenciamento de carreira de IA TalentGenius, chama o impacto que a IA está tendo no setor freelancer de "a ponta do iceberg". Ele sugere que os trabalhadores regulares provavelmente enfrentarão um destino semelhante nos próximos anos. 

Com a diminuição dos serviços prestados por freelancers, muitos trabalhadores autônomos vão ser obrigados a se adaptar.

"As empresas estão testando [a substituição de trabalhadores por IA] no mercado freelancer", diz Frank. "Agora que estão vendo o tanto de coisas que são possíveis, elas olham para seus funcionários permanentes e pensam: 'por que estamos estruturados dessa forma?’”.

Conforme os empregadores vão testando o uso da IA para reduzir sua necessidade de trabalhadores autônomos, surge uma nova questão: como os freelancers devem reagir? Marc Cenedella, fundador da Ladders Inc., empresa de empregos para executivos, observa que os trabalhadores autônomos talvez devam mudar seu foco para que eles mesmos aproveitem a IA. 

No futuro, ele argumenta, "os humanos serão os operadores dessas ferramentas, em vez de fazerem o trabalho em si, e nenhum de nós sabe ao certo como isso será. Nesse meio tempo, acho que há um desalinhamento no mercado para pessoas que produzem palavras ou imagens por contrato".

Frank, da TalentGenius, sugere que é provável que seja hora de os freelancers mudarem de rumo em suas carreiras. "Eu me preocupo com as pessoas que não estão prestando atenção", diz ele. "Se você não estiver entendendo a tendência, será vítima dela."


SOBRE O AUTOR

Henry Chandonnet é escritor e editor baseado em Nova York. Atualmente, trabalha como estagiário editorial na Fast Company, onde cobre ... saiba mais