X/ Twitter também quer treinar sua IA com os dados dos usuários

Grok AI, o chatbot de IA da X está captando dados automaticamente dos usuários da rede social; X deu permissão automática para Grok usar dados de IA

Crédito: Fast Company Brasil

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

O X, antigo Twitter, virou notícia de novo. A rede social ativou uma nova configuração que permitirá que o Grok, seu sistema de inteligência artificial generativa, capture dados das postagens de usuários. A captura será feita para treinar o grande sistema de linguagem da IA generativa.

Desde os últimos dias, a rede de Elon Musk passou a inscrever automaticamente todos os usuários na lista de posts que a IA usa como base. 

Apesar do Grok ser um recurso premium do X, isso não significa que todos os usuários ficarão afastados dele. Na verdade, de acordo com a nova mudança de política da rede, mesmo que o usuário não esteja usando IA, os robôs podem acessar qualquer coisa que ele já tenha postado no site.


Lembrando que, quando a Meta tentou fazer o mesmo no Brasil, foi impedida pela Agência Nacional de Proteção de Dados.

Há também Serena Williams, os astros do futebol Cristiano Ronaldo, Sophia Smith e Vini Jr., bem como o velocista Sha'Carri Richardson, o esgrimista Bebe Vio, o corredor Jakob Ingebrigtsen, o astro do tênis Qinwen Zheng e muitos outros.

COMO DESABILITAR O GROK IA DO X/TWITTER

É preciso atualizar as configurações para pedir para a rede não usar os dados para treinar a IA.. Para tornar isso um pouco mais complicado, não dá para fazer isso pelo celular—somente na web.

Veja como fazer:

Caixa para clicar e retirar o automático do Grok no X

Abra a página de configurações no X. Você pode encontrá-la aqui.

Vá para “Privacidade e segurança”.

Selecione “Grok” e desmarque a caixa de compartilhamento de dados que diz: “Permitir que seus posts e suas interações, entradas e resultados do Grok sejam usados para treinamento e ajuste fino”

Pronto!

É um pouco desagradável ver que essa caixa foi marcada. No entanto, leva apenas um segundo para desativá-la, e é moderadamente empoderador fazê-l

    GROK E FAKE NEWS

    Independentemente de como você se sente sobre a IA e seu papel cada vez mais ativo em nossas vidas, há preocupações significativas em torno da ferramenta de IA do X. Por exemplo, ela já inventou várias notícias, que o X promoveu na página de notícias em destaque Explore. Uma delas foi sobre o eclipse solar total. Outra manchete afirmava incorretamente que o Irã havia lançado um ataque retaliatório contra Israel.

    Elon Musk expressou esperança de que o Grok seja a IA “anti-woke”. No entanto, com o Grok usando o X para treinamento, há preocupações reais sobre quanta informação flagrantemente falsa ele poderá coletar e retransmitir como “fato”.

    Desde que ajuste suas configurações, pelo menos você não fará parte do problema. Quão confiáveis serão os Grok do mundo, no entanto, ainda está por ser determinado.


    SOBRE O(A) AUTOR(A)

    Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais