Festival Hacktown 2024, o SXSW Brasileiro, começa nesta quinta
Com expectativa de mais de 30 mil visitantes, evento leva mais de mil atividades a Santa Rita do Sapucaí
HackTown, o principal evento de tecnologia e inovação da América Latina, chega nesta quinta-feira à sua 8ª edição em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. O festival, construído aos moldes do South by Southwest, vai até dia 4 de agosto e contará com mais de 800 palestras nacionais e internacionais e cerca de mil atividades.
O CEO da Fast Company Brasil, Marcelo Lobianco, será um dos painelistas, moderando o painel Interdisciplinaridade: Essencial para a Inovação?, que acontece sábado, dia 2. Junto com ele estarão o apresentador Marcelo Tas, Solange Feliciano, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o diretor criativo da Isla, Zim Hernandez.
PROGRAMAÇÃO
Este ano, a programação do HackTown visa expandir os conteúdos com especialistas da América Latina e abordar temas como tecnologia e inovação, cultura independente e entretenimento; bem-estar e consciência humana.
A edição anterior do evento contou com mais de 700 palestras, shows e workshops, atraindo cerca de 30 mil pessoas. A expectativa é manter o mesmo nível de participação e engajamento. Em comunicado à imprensa, o cofundador do evento, João Rubens, descreve o festival como "um software aberto para cocriação, gerando conexões de impacto".
"Queremos valorizar nossa cena cultural"
O festival dá palco para empresas latinoamericanas, além das companhias brasileiras de fora do eixo Rio-São Paulo. “Queremos falar mais sobre o futuro, consciência humana, discutir iniciativas de maneira mais profunda e valorizar nossa cena cultural. Temos que cruzar os mundos e as dores que muitas vezes não se tocam", diz Marcos David, head de tecnologia e cofundador do HackTown.
Criado em 2016, HackTown é um festival 100% brasileiro, que transforma a pequena Santa Rita do Sapucaí em um epicentro de discussões sobre tecnologia, inovação, cultura independente, entretenimento, bem-estar e consciência humana. A cidade de 40 mil habitantes tem mais de 150 empresas de tecnologia, sendo um importante hub de inovação.
O evento ocorre de forma descentralizada, utilizando diversos pontos da cidade como escolas, restaurantes, auditórios e teatros.