Wicked, o musical, vira conjunto de Lego – e os designers ainda nem viram o filme

Diretora de criação visitou o set de filmagens para orientar o design dos conjuntos, que estão disponíveis para pré-venda

Créditos: Universal Pictures/ Lego

Grace Snelling 3 minutos de leitura

Há dois meses, a Universal Pictures e a Lego anunciaram uma colaboração ao recriar o trailer do filme “Wicked”, cena por cena, utilizando apenas peças de Lego.

Agora, a fabricante de brinquedos revelou o que estava sendo preparado nos bastidores: quatro novos conjuntos que capturam as principais cenas do aguardado filme, estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo, inspirado no famoso musical da Broadway.

A nova coleção inclui uma réplica da entrada da Universidade de Shiz (onde Glinda e Elphaba estudam); uma versão da icônica Cidade das Esmeraldas; uma mala que se transforma no dormitório das personagens; e um conjunto com versões maiores das duas protagonistas.

Ao longo dos anos, as colaborações da Lego com estúdios de cinema têm sido um grande sucesso. Sua série inspirada em “O Senhor dos Anéis”, a torre dos Vingadores e o R2-D2, de “Star Wars”, em tamanho real estão entre os conjuntos mais populares.

Recentemente, a empresa ampliou o escopo de suas parcerias, lançando produtos em colaboração com marcas como Target (roupas), Ikea (caixas de brinquedos) e Epic Games (Legos no metaverso).

Segundo Raquel Ojeda Gregorio, diretora de criação da coleção Lego Wicked, o desenvolvimento dos novos conjuntos começou com uma viagem a Londres. A Universal Pictures levou sua equipe de design para assistir ao musical e os convidou a visitar os sets de filmagem do longa.

Crédito: Lego

Ojeda Gregorio também se encontrou com o diretor do filme, Jon Chu, para entender sua visão da história. A Universal ainda forneceu a ela uma cópia do roteiro. Embora essas experiências tenham ajudado a moldar as ideias para os novos conjuntos Lego, a diretora de criação só poderá assistir ao filme em novembro, quando for lançado, como o restante do público

“Foi como montar um quebra-cabeça, porque só veremos o filme quando ele sair”, diz Ojeda Gregorio. “Mas, aos poucos, os elementos foram se encaixando. Após a viagem a Londres, voltei para a Lego, montei uma equipe e começamos a criar modelos que acreditávamos ser os mais adequados para os consumidores.”

Crédito: Lego

Normalmente, a criação de novos modelos Lego leva cerca de seis meses na fase de desenvolvimento, mas Ojeda Gregorio teve um prazo apertado de quatro meses ou menos para apresentar os esboços finais à Universal. Por isso, ela convocou um “impulso criativo” – termo usado internamente na empresa para uma sessão intensiva de brainstorming.

CONQUISTANDO UMA NOVA GERAÇÃO DE FÃS

A equipe de Ojeda Gregorio identificou dois grupos-alvo para os conjuntos de “Wicked”: crianças com menos de oito anos, que podem se conectar com as mensagens da história sobre desafio, coragem e lealdade e crianças mais velhas (assim como adultos) que já conhecem e amam o musical.

Os conjuntos da Universidade de Shiz e da Cidade das Esmeraldas são voltados para o público mais jovem, que pode se divertir recriando cenas do filme. Já o do dormitório e das protagonistas, que são mais complexos e projetados tanto para montar quanto para servir de decoração, são destinados a consumidores mais velhos.

Em todos os conjuntos, há diversos easter eggs na forma de QR codes, que, segundo Ojeda Gregorio, levam a “conteúdos adicionais” (embora não tenha revelado detalhes). Ela espera que os conjuntos ajudem a apresentar a história de “Wicked” a uma nova geração.

“Uma coisa que me surpreendeu quando conheci o diretor e vi o material foi o quanto eles amam essa história”, conta Ojeda Gregorio. Ela lembra que Chu e a equipe da Universal mencionaram o impacto que o musical teve sobre eles na infância, algo que sentiram novamente ao produzir o longa. 

    “Espero que as crianças assistam ao filme com seus pais e que possam criar boas memórias com os Legos, porque nós também colocamos muito amor nesses conjuntos.”


    SOBRE A AUTORA

    Grace Snelling é colaboradora da Fast Company e escreve sobre design de produto, branding, publicidade e temas relacionados à geração Z. saiba mais