A Fast Company divulgou nesta semana o The World’s Most Innovative Companies, compilação anual que reúne as empresas que mais inovaram ao longo do último ano, nos mais diversos segmentos.

Confecção de álcool gel e de máscaras face shield colocam Ambev no ranking das empresas mais inovadoras em responsabilidade social pela Fast Company (Crédito: Ambev)

A edição de 2021 destaca seis empresas brasileiras: na lista das corporações que mais inovaram em responsabilidade social está a Ambev. No ano passado, a companhia utilizou sua cervejaria de Piraí, no Rio de Janeiro, para fabricar 500 mil unidades de álcool gel e 3 milhões de máscaras do tipo face shield a partir das garrafas pet. No Nordeste, as marcas regionais da companhia, como a Magnífica, que usam mandioca na produção das cervejas, doaram 20 toneladas de goma de tapioca e sabões de mandioca para famílias em necessidade.

Já no ranking das empresas mais inovadoras da América Latina, ganharam menção as seguintes operações nacionais:

A marca direct to consumer, Cariuma, do Rio, fabrica tênis com materiais como cana e bambu (Crédito: Divulgação)

Cariuma, marca de tênis sustentáveis fabricados a partir de materiais como bambu e cana. Em 2020, a empresa direct to consumer lançou duas linhas de tênis coloridos em parceria com a Pantone; o modelo Color of The Year 2020 esgotou em apenas cinco dias e cinco mil pessoas ficaram na lista de espera para adquirir um par. Ainda no ano passado, a empresa lançou um programa cuja meta é plantar duas árvores na floresta Amazônica a cada par de calçados vendidos.

Zoop, fintech do Rio de Janeiro que, durante a pandemia apresentou o Zoop Pix, sistema de pagamento instantâneo que ajudou os consumidores a acessarem novas linhas de crédito por meio do Zoop Antecipa, que permite que grandes empresas estendam o crédito a negócios de menor porte. A empresa também lançou o Baking as a Service, que permite que empresas de outros segmentos que não o financeiro ofereçam contas digitais aos consumidores. Em setembro, a Movile investiu R$ 60 milhões para ampliar a participação em pagamento B2B, banking e serviços de crédito na América Latina.

A Sunew instalou filmes fotovoltaicos em 2 mil caminhões de distribuição da Pepsico (Crédito: Divulgação)

Sunew, empresa de química que em dezembro de 2019 concluiu a maior instalação de filmes fotovoltaicos do mundo no Núcleo de Aprendizagem Natura, localizada na sede da empresa em Cajamar, São Paulo. Em agosto do ano passado, anunciou um projeto piloto em parceria com a Pepsico que instalou os filmes sustentáveis em 2 mil caminhões de distribuição. Além disso, a companhia expandiu sua unidade de móveis, que fabrica bancos, pontos de ônibus e mesas que capturam energia solar.

A Descomplica adequou o formato de aulas online para quem só consegue acompanhar o conteúdo pelo celular (Crédito: Divulgação)

Em fevereiro, a Descomplica recebeu um aporte de R$ 450 milhões liderado pelo Invus Group e pelo Softbank. A plataforma de educação online lançou, no ano passado, a Faculdade Descomplica, que oferece cursos em contabilidade, administração, RH e educação. E, já que muitos brasileiros assistem às aulas pelo smartphone, a empresa lançou cursos especificamente pensados para o mobile learning: aulas divididas em etapas de cinco minutos.

Em 2020, a consultoria Mandalah definiu estratégias de marketing para a Tresemmé, da Unilever, elaborou uma nova visão de sustentabilidade para a Fiat Chrysler e, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados e o Programa da ONU para o Meio Ambiente, lançou um programa para ajudar refugiados venezuelanos e imigrantes a encontrarem empregos que fomentem a economia verde.