Guido Sarti
Guido Sarti é sócio da Galeria Ag e atua como professor coordenador na Miami AdSchool. Foi Head de Novos Negócios e Convergência na Globo, onde desempenhou um papel significativo em mais de 10 squads durante a fusão da empresa. Pode liderar equipes de dados em mais de 20 países e foi membro do conselho superior do CENP.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sonhos elétricos: quando as alucinações da IA espelham nossa própria humanidade
O ChatGPT me disse que Borges escreveu “A Biblioteca de Alexandria” – obra que nunca existiu. Uma alucinação digital. Um erro poético em sua imprecisão. Afinal, não seria exatamente esse o tipo de conto que Borges escreveria? Quando engenheiros se deparam com essas “falhas”, as…

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Memória fora da coleira
Quando tenta lembrar da memória do passado mais distante de sua vida, a australiana Rebecca Sharrock se vê sentada no banco dianteiro de um carro, envolta em um cobertor cor-de-rosa, enquanto seus pais conversam sobre levá-la para casa. Ela tem memória autobiográfica altamente superior (H-SAM),…

SXSW 2024
Brasil, um sonho intenso
Como tudo que existe neste mundo, o South by Southwest tem muitas coisas para melhorar. O festival tem a obrigação de ser bem mais diverso: ainda tem muito mais (mas MUITO mais) branco do que negro, tanto na plateia quanto no palco, assim como deveria…

SXSW 2024
2024: Uma odisseia no South by Southwest
“No futuro, malwares serão tratados em hospitais”. A frase é chamativa, dá uma boa manchete, mas vamos com calma. O South by Southwest 2024 parece marcar o amadurecimento do desgastado debate sobre a interligação homem-máquina, seja como hardware em si, seja na miríade de opções…

SXSW 2024
SXSW 2024: o momento é uma fruta – desfrutemos
O SXSW pode ser uma oportunidade para a gente reaprender a enxergar o mundo com a mesma curiosidade de um mergulhador, de uma criança ou de Gagarin quando foi para o espaço e viu que a Terra é azul (e redonda). Esse texto que você…

TECH
Sobre flores e dados
Organizar o caos do mundo: essa me parece a principal missão da visualização de dados. Uma vez organizado, o que era caótico agora passa a ser cristalino, revelando aspectos que tornam dados tão interessantes e vigorosos quanto uma guerra napoleônica, a evolução do peso do…

CO.DESIGN
Detalhes tão imensos de nós todos
No filme, o criador da Matrix era O Arquiteto. Parte importante daquilo que chamamos de realidade é basicamente uma construção dos designers – de todos os tipos, incluindo arquitetos. Eles que recheiam a experiência de caminhar pelos lugares. O formato de uma rua, a altura…

WORK LIFE
Self-service de bolacha de água e sal
“Que faz um autor com as pessoas vulgares, absolutamente vulgares? É impossível deixá-las sempre fora da ficção, pois as pessoas vulgares são, em todos os momentos, a chave e o ponto essencial na corrente de assuntos humanos; se as suprimimos, perdemos toda probabilidade de verdade.”…

IA
A força sagrada do ponto de interrogação
Da Grécia antiga à inteligência artificial, a trajetória da humanidade é uma história de perguntas – o “emburrecimento” do ChatGPT é mais um exemplo disso. Você paga uma taxa, sobe um terreno íngreme e sacrifica uma ovelha, talvez uma cabra. Ainda ofegante, levanta a cabeça…

TECH
O labirinto de Borges
Há uma teoria não confirmada de que o escritor argentino Jorge Luis Borges nunca existiu. Um dos autores mais importantes do século 20 teria sido inventado por outros três escritores. O que começou com um pseudônimo ganhou corpo, rosto e até um passado. A figura…
