Guido Sarti

Guido Sarti é sócio da Galeria Ag e atua como professor coordenador na Miami AdSchool. Foi Head de Novos Negócios e Convergência na Globo, onde desempenhou um papel significativo em mais de 10 squads durante a fusão da empresa. Pode liderar equipes de dados em mais de 20 países e foi membro do conselho superior do CENP.

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Os gerentes de IA não remunerados

    Você já parou pra pensar que talvez tenha sido promovido a babá sem aviso? São 3h16 da manhã e você acorda pensando no relatório que a inteligência artificial (IA) “fez” pra você ontem. Não por gratidão, mas por ansiedade. Porque sabe que vai passar a…

    Os gerentes de inteligência artificial não remunerados
  • TECH

    O novo romance corporativo

    Em uma tarde de maio de 2025, Sam Altman e Jony Ive anunciaram ao mundo algo que parecia saído de um roteiro de ficção científica: a aquisição da startup “io” por US$ 6,5 bilhões. Não era apenas mais uma transação bilionária no Vale do Silício,…

  • TECH

    A fricção reversa

    Você está com fome. Entra em um restaurante, senta na mesa e procura o cardápio. Não tem. Só um QR code desbotado colado na mesa. Você aponta o celular, espera carregar, navega por um site mal otimizado, descobre que não funciona no seu navegador, baixa…

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Ainda estamos encolhendo roupa na máquina de lavar

    Faz mais de 250 anos que a primeira máquina de lavar roupa foi inventada. Um aparato pensado para poupar tempo, evitar esforço, ganhar escala. Desde então, ela virou elétrica, ganhou ciclos automáticos, conectividade, sensores. E mesmo assim, em 2025, a gente ainda encolhe roupa lavando…

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Infraestrutura: o verdadeiro poder na era dos agentes de IA

    No AI Ascent, evento fechado promovido pela Sequoia Capital no início de maio em São Francisco, nos EUA, consolidou-se uma tese clara: a nova fronteira tecnológica está na camada de aplicação. Executivos, investidores e especialistas reuniram-se para discutir o que muitos consideram inevitável: a era…

  • TECH

    Pelo direito ao tédio: quando a vida real vence a corrida digital

    Lembro de quando tinha redes sociais. Abria o Instagram e me deparava com amigos em viagens exóticas, sorrisos perfeitos em cenários deslumbrantes, legendas sobre “viver intensamente”. Hoje, por escolha, só mantenho o LinkedIn, uma necessidade profissional que ainda me expõe a uma parada de conquistas,…

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Sonhos elétricos: quando as alucinações da IA espelham nossa própria humanidade

    O ChatGPT me disse que Borges escreveu “A Biblioteca de Alexandria” – obra que nunca existiu. Uma alucinação digital. Um erro poético em sua imprecisão. Afinal, não seria exatamente esse o tipo de conto que Borges escreveria? Quando engenheiros se deparam com essas “falhas”, as…

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Memória fora da coleira

    Quando tenta lembrar da memória do passado mais distante de sua vida, a australiana Rebecca Sharrock se vê sentada no banco dianteiro de um carro, envolta em um cobertor cor-de-rosa, enquanto seus pais conversam sobre levá-la para casa. Ela tem memória autobiográfica altamente superior (H-SAM),…

  • SXSW 2024

    Brasil, um sonho intenso

    Como tudo que existe neste mundo, o South by Southwest tem muitas coisas para melhorar. O festival tem a obrigação de ser bem mais diverso: ainda tem muito mais (mas MUITO mais) branco do que negro, tanto na plateia quanto no palco, assim como deveria…

  • SXSW 2024

    2024: Uma odisseia no South by Southwest

    “No futuro, malwares serão tratados em hospitais”.  A frase é chamativa, dá uma boa manchete, mas vamos com calma.  O South by Southwest 2024 parece marcar o amadurecimento do desgastado debate sobre a interligação homem-máquina, seja como hardware em si, seja na miríade de opções…