Mark Sullivan

Mark Sullivan é redator sênior da Fast Company e escreve sobre tecnologia emergente, política, inteligência artificial, grandes empresas de tecnologia e desinformação. Seus trabalhos já foram publicados em grandes veículos como Wired, Al Jazeera, CNN, ABC News e CNET, entre outros.

  • IA

    Integração do Bard é um grande passo do Google em direção à IA personalizada

    O Google tem se esforçado para recuperar sua liderança inicial (antes do lançamento do ChatGPT) no desenvolvimento de modelos e ferramentas de IA. A empresa lançou seu chatbot Bard para um número limitado de usuários em março, permitindo que fosse adicionado como um recurso experimental…

  • IA

    Conheça Clem Delangue, a face pública da IA de código aberto

    Clement Delangue foi da França para os Estados Unidos há uma década para lançar um chatbot de IA chamado Hugging Face (em homenagem ao popular emoji de abraço com uma carinha), focado no público adolescente. No entanto, a Hugging Face – a empresa – decidiu…

  • NEWS

    A resposta da OpenAI ao medo de vazamento de dados: o ChatGPT Enterprise

    A OpenAI lançou uma versão especial do ChatGPT para uso em empresas. O novo bot, chamado ChatGPT Enterprise, pode ajudar os funcionários a criar comunicações mais claras, agilizar tarefas de codificação, explorar respostas para questões comerciais complexas e auxiliar em trabalhos criativos, segundo seus criadores.…

  • IA

    Seria a IA generativa capaz de desenvolver inteligência emocional?

    Embora o mundo da tecnologia ainda esteja trabalhando nas primeiras etapas da IA generativa – treinando grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) para compreender, por exemplo, quando um prompt enviado pelo usuário exige uma resposta factual ou criativa –, os pesquisadores já…

  • IA

    Gemini, a arma não tão secreta do Google na guerra da IA generativa

    Segundo fontes, o Google estaria criando uma série de novos grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) que prometem superar os produtos de concorrentes de peso, como a OpenAI. Esses novos e poderosos LLMs, conhecidos coletivamente como “Gemini”, teriam a capacidade de prever…

  • IA

    A hora da verdade para a IA generativa está chegando

    O lançamento do ChatGPT, em novembro de 2022, provocou uma onda de otimismo de que os grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) poderiam revolucionar a maneira como as empresas realizam tarefas essenciais, diminuindo assim o papel dos trabalhadores humanos no processo. De…

  • IA

    Acabou a festa: era do conteúdo grátis para treinar IAs está chegando ao fim

    Os grandes modelos de linguagem (LLMs, sigla em inglês) que alimentam o ChatGPT e outros chatbots aprendem basicamente de duas formas: a partir de enormes quantidades de dados de treinamento coletados da web e utilizando um imenso poder computacional. Enquanto este segundo componente é bastante…

  • IA

    A nova onda de assistentes virtuais vem aí – turbinada pela IA generativa

    Uma nova leva de chatbots alimentados por modelos de linguagem avançados chegou na primeira metade de 2023 para nos ajudar a escrever e-mails, ter ideias e encontrar respostas na internet. Por enquanto, os assistentes pessoais com os quais estamos mais familiarizados (como Google Assistant, Alexa…

  • IA

    Apple, Meta e Google estão na cola da OpenAI na onda da IA generativa

    Estamos no oitavo mês da corrida da IA generativa, uma enxurrada de anúncios e lançamentos que teve início com o ChatGPT, da OpenAI, no final de 2022. Enquanto outros grandes players, como Meta e Google, vinham trabalhando em grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla…

  • IA

    Elon Musk entra firme no ramo da IA. O que poderia dar errado?

    Elon Musk anunciou o lançamento de sua nova empresa de inteligência artificial, chamada xAI. A startup já conta com uma equipe extremamente talentosa e provavelmente se dedicará ao desenvolvimento de grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês), o que pode indicar um desejo…