Mark Sullivan

Mark Sullivan é redator sênior da Fast Company e escreve sobre tecnologia emergente, política, inteligência artificial, grandes empresas de tecnologia e desinformação. Seus trabalhos já foram publicados em grandes veículos como Wired, Al Jazeera, CNN, ABC News e CNET, entre outros.

  • NEWS

    Investimento em empresas de IA dobra no segundo trimestre do ano

    Investidores apostaram US$ 24 bilhões em empresas de IA durante o segundo trimestre do ano, mostram novos dados da Crunchbase, dobrando o valor investido no setor emergente no primeiro trimestre. Os investimentos em IA representaram 30% do total de capital investido em startups no trimestre.…

  • IA

    Para Bill Gates, a superinteligência de IA exigirá algum grau de autoconsciência

    Relatar e escrever sobre IA me deu uma nova perspectiva sobre como o cérebro humano é incrivelmente surpreendente. Embora os grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) sejam impressionantes, eles carecem de dimensões inteiras de pensamento que nós, humanos, consideramos naturais. Bill Gates…

  • IA

    Quem paga pelos dados que treinam as IAs? É a vez da indústria musical

    As ferramentas de IA generativa seriam apenas um novo tipo de agregador? O Facebook dominou a publicidade digital ao oferecer aos usuários a possibilidade de ver notícias em um único lugar, eliminando a necessidade de visitar sites de jornais. Desde então, os veículos de imprensa…

  • IA

    Por que especialistas estão chamando de besteira as alucinações das IAs

    Desde o lançamento do ChatGPT, no final de 2022, já percebemos que os modelos de linguagem de inteligência artificial têm a tendência de proferir inverdades, o que também ficou conhecido como “alucinações” da inteligência artificial.  As empresas de IA têm alegado que esse é um…

  • IA

    Por que a Apple decidiu terceirizar parte da tecnologia de sua IA

    A Apple foi bastante estratégica ao revelar seus novos recursos de IA generativa para iPhones, Macs e iPads. Muitos deles utilizam os próprios modelos de inteligência artificial da empresa – alguns são executados diretamente nos dispositivos e outros, na nuvem.  Isso não foi surpresa, considerando-se…

  • IA

    Anthropic lança a versão 3.5 do Claude, concorrente do ChatGPT

    Três meses após lançar o Claude 3, a Anthropic está novamente aumentando suas apostas na corrida da IA. Segundo a startup, a nova versão 3.5 bateu recordes de desempenho em diversos testes de leitura, codificação, matemática e visão amplamente utilizados. Além disso, é três vezes…

  • IA

    Modelo resolve a questão dos direitos sobre dados de treinamento de IA

    A Databricks e a Shutterstock criaram um novo modelo de IA para geração de imagens, semelhante ao DALL-E e ao Stable Diffusion, mas sem o risco de violação de direitos autorais. A maioria dos geradores de imagens é treinada com conteúdo extraído da internet, mas…

  • IA

    Não precisa ter medo: ainda estamos muito longe de criar uma super IA

    Há meses, venho escrevendo sobre preocupações de que a OpenAI, sob a liderança de Sam Altman, estaria muito mais interessada em lançar novos produtos de IA do que em fazer o trabalho árduo de torná-los seguros. Bem, essas práticas de segurança agora são uma notícia…

  • TECH

    Em 2023, Sam Altman foi demitido da OpenAI. Agora sabe-se por quê

    Na semana passada, Scarlett Johansson acusou Sam Altman, CEO da OpenAI, de  ter roubado sua voz.  A atriz alegou que a voz da personagem Sky, do ChatGPT, é uma cópia indevida da sua. Essa acusação colocou seriamente em xeque a honestidade de Altman. Um especialista…

  • IA

    O que o caso com Scarlett Johansson nos diz sobre o futuro da OpenAI

    O CEO da OpenAI, Sam Altman, convidou a atriz Scarlett Johansson – que dublou uma assistente de IA no filme “Ela”, de 2013 – para ser a voz do ChatGPT. O convite foi recusado. A empresa, então, criou uma voz chamada Sky, que se parece…