Tomas Chamorro-Premuzic

Tomas Chamorro-Premuzic é diretor de inovação do ManpowerGroup, professor de psicologia empresarial na University College London e na Columbia University, cofundador da deepsignals.com e associado do Harvard’s Entrepreneurial Finance Lab.

  • WORK LIFE

    5 motivos pelos quais você não deveria se levar tão a sério no trabalho

    O trabalho não é apenas uma oportunidade para exibir suas habilidades e talentos, mas também uma chance de mostrar aos outros que você pode agregar valor. Isso inclui ser um bom colega, saber trabalhar em equipe e ajudar os outros. Revisões de estudos acadêmicos mostram…

  • WORK LIFE

    Todo mundo parece feliz menos você: a ciência prova que isso é normal

    Diante das constantes demandas da sociedade para alcançar a felicidade, a realização espiritual e o bem-estar, não é de surpreender que um trabalhador comum se sinta culpado e extremamente infeliz se não conseguir alcançar e manter a positividade, mesmo quando está lidando com situações realmente…

  • WORK LIFE

    Não dá mais para ignorar a solidão no trabalho. Este psicólogo explica por quê

    A solidão – descrita como a sensação de que nossas necessidades sociais não estão sendo atendidas – é um problema preocupantemente comum, como mostram diversos estudos. Uma pesquisa recente da Gallup, por exemplo, aponta que cerca de 20% dos adultos nos Estados Unidos se sentem…

  • WORK LIFE

    Segundo a ciência, não é vergonha sentir-se envergonhado no trabalho

    As emoções humanas têm diversas formas e características. Algumas, como a tristeza e a felicidade, são relativamente fáceis de explicar. Outras, como a culpa, o orgulho e a vergonha, são bem mais complexas. Elas têm em comum o fato de serem emoções autoconscientes, ou seja,…

  • WORK LIFE

    Como lidar com funcionários mais espertos que você (ou que pensam que são)

    David Ogilvy, considerado por muitos como o pai da publicidade moderna, costumava recepcionar novos gestores presenteando-os com um conjunto de bonecas russas de madeira de tamanho decrescente, colocadas uma dentro da outra. Ele dizia aos novatos que, se contratassem pessoas mais inteligentes do que eles,…

  • WORK LIFE

    O que conta mais para se alcançar o sucesso, talento ou trabalho duro?

    A relação entre talento e esforço é mais complexa do que se imagina. Historicamente, há uma tendência de considerar as duas variáveis como independentes, e o talento é geralmente definido como desempenho sem esforço – quanto mais talento você tiver, menos esforço precisará fazer para…

  • WORK LIFE

    Por que você não precisa ser amigo do seu chefe – e vice-versa

    O processo de transformação da liderança tem dado fim à era dos chefes mais autocráticos, tirânicos, nepotistas, despóticos, plutocráticas e violentos. A tendência, em tempos mais democráticos, é formarmos líderes mais empáticos, atenciosos e inclusivos. No entanto, um dos efeitos colaterais dessa mudança é a…

  • WORK LIFE

    Atividades paralelas durante reuniões online prejudicam a produtividade

    Dentre os trabalhadores qualificados, poucos hábitos são tão onipresentes quanto o de tentar ser multitarefa – aquela tendência de, aparentemente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Digo “aparentemente”, porque há evidências científicas que sugerem que a multitarefa é, em sua maior parte, uma troca de…

  • WORK LIFE

    Linguagem corporal pode ser decisiva para conseguir o emprego que você quer

    Apesar dos rápidos avanços na ciência das pesquisas de RH e da expansão do setor de tecnologias de recrutamento, ainda é praticamente impossível conseguir uma vaga de emprego sem passar por uma entrevista tradicional. No entanto, as entrevistas de emprego convencionais tendem a ser péssimos…

  • WORK LIFE

    Como o trabalho remoto impacta seu relacionamento com os chefes

    Embora não haja um consenso sobre o retorno em produtividade do trabalho virtual ou sobre o retorno do trabalho em qualquer outro ambiente, as evidências acadêmicas sugerem que, quando os chefes confiam nos funcionários e são capazes de avaliá-los e recompensá-los pelo que eles realmente…