Tomas Chamorro-Premuzic

Tomas Chamorro-Premuzic é diretor de inovação do ManpowerGroup, professor de psicologia empresarial na University College London e na Columbia University, cofundador da deepsignals.com e associado do Harvard’s Entrepreneurial Finance Lab.

  • WORK LIFE

    Atividades paralelas durante reuniões online prejudicam a produtividade

    Dentre os trabalhadores qualificados, poucos hábitos são tão onipresentes quanto o de tentar ser multitarefa – aquela tendência de, aparentemente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Digo “aparentemente”, porque há evidências científicas que sugerem que a multitarefa é, em sua maior parte, uma troca de…

  • WORK LIFE

    Linguagem corporal pode ser decisiva para conseguir o emprego que você quer

    Apesar dos rápidos avanços na ciência das pesquisas de RH e da expansão do setor de tecnologias de recrutamento, ainda é praticamente impossível conseguir uma vaga de emprego sem passar por uma entrevista tradicional. No entanto, as entrevistas de emprego convencionais tendem a ser péssimos…

  • WORK LIFE

    Como o trabalho remoto impacta seu relacionamento com os chefes

    Embora não haja um consenso sobre o retorno em produtividade do trabalho virtual ou sobre o retorno do trabalho em qualquer outro ambiente, as evidências acadêmicas sugerem que, quando os chefes confiam nos funcionários e são capazes de avaliá-los e recompensá-los pelo que eles realmente…

  • NEWS

    Por que algumas pessoas conseguem mentir tão bem? A ciência explica

    A mentira tem uma reputação negativa, mas não há maneira mais certeira de desmascarar um mentiroso do que encontrar alguém que diz que não mente. Uma avaliação de personalidade comum usada para detectar mentirosos é procurar pessoas que sustentem a seguinte afirmativa: “nunca contei uma…

  • IA

    5 formas de mostrar inteligência emocional (mesmo que não seja o seu forte)

    A inteligência emocional, ou quociente emocional (QE), é a capacidade de identificar e lidar com seus próprios sentimentos e com os dos outros. Ela contribui para o desempenho de diversos profissionais, como médicos, policiais e até líderes. Mas, ao contrário da crença popular, o QE…

  • WORK LIFE

    5 jeitos cientificamente comprovados de evitar conflitos com seu chefe

    Dependendo da competência de um gerente, o engajamento e o desempenho dos funcionários podem variar em até 30%. Em outras palavras, o quanto um profissional ama ou odeia o seu trabalho – e o quanto é bom ou ruim nele – vai depender muito do…

  • WORK LIFE

    Expressões que parecem inofensivas, mas que fazem mais mal que bem

    Quer esteja ciente disso ou não, as palavras de um líder têm grande peso sobre os outros. Não é apenas o que ele faz, mas também o que diz, que influencia como as pessoas se sentem, pensam e agem. Confirmando aquilo que já sabíamos, uma…

  • WORK LIFE

    5 razões perfeitamente justificáveis para não querer feedback

    Embora a internet esteja repleta de conselhos sobre como pedir feedback e sobre a importância de fazê-lo, muita gente ignora essa recomendação. No fim das contas, a maioria das pessoas se sente bastante desconfortável ao solicitar feedback de outras pessoas, a menos que estejam deliberadamente…

  • WORK LIFE

    Em vez de ser “bonzinho”, siga essas 5 dicas

    Oscar Wilde observou certa vez que “algumas pessoas levam a felicidade aonde vão, outras levam quando não vão.” A diferença entre esses dois tipos de pessoas reside basicamente em seus traços psicológicos, que incluem estabilidade emocional, inteligência emocional, habilidades sociais, simpatia e bons modos.  Fatores contextuais, como a…

  • WORK LIFE

    A ciência diz: a raiva pode ter um lado bom, se for bem administrada

    A maioria de nós prefere evitar sentir raiva no trabalho – e, na verdade, em qualquer outra área da vida, como relacionamentos, família, esportes e até nas redes sociais. No entanto, a tática da “repressão” não nos ajuda muito a atingir esse objetivo. A menos…