Campanha brasileira com cachorro caramelo é finalista em Titanium Lions 2025

Com o trabalho da agência AlmapBBDO, a marca Pedigree aposta no símbolo dos cães sem raça definida para incentivar adoção e faz uma das maiores pesquisas de genoma para descobrir mais sobre estes animais

Cachorro caramelo é tema de campanha da Pedigree e concorre no Festival de Cannes 2025
Pedigree (divulgação)

Paula Pacheco 1 minutos de leitura

O Brasil é finalista na categoria Titanium do Cannes Lions deste ano. A campanha da Pedigree que está na disputa, feita pela agência AlmapBBDO, tem como figura central um dos símbolos da cultura popular brasileira: o cachorro caramelo.



A organização do festival divulgou o shortlist da categoria Titanium na terça-feira (3). Trata-se do prêmio máximo do festival. São, ao todo, 18 finalistas na disputa pelo Leão.

O objetivo da campanha é incentivar a adoção e combater o abandono dos cachorros SRD, os sem raça definida, em particular os que são caramelo. A Pedigree, do segmento de alimentos para pets, destaca como mensagem que, apesar de os SRD com esta cor de pelagem serem uma espécie de patrimônio cultural brasileiro, também são os mais comuns nos abrigos.

CARAMELO, QUERIDO, MAS PRETERIDO

O cachorro caramelo estampa camisetas, bonés e adesivos e até ganhou campanha nas redes para estampar a cédula de R$ 200. É meme em diferentes versões, já foi personagem de filmes, novelas e séries e é um orgulho de seus tutores.

A campanha lembra que as chances de eles serem adotados são 90% menores quando comparado aos animais de raça, apesar da simpatia que tem de uma parte da população. A fonte do dado é a ONG Arca de Noé.

Assista o vídeo da campanha:

MAPEAMENTO GENÉTICO PARA CRIAR RAÇA

O filme da AlmapBBDO questiona a razão de o caramelo não ser reconhecido como raça. Para resolver a questão, a Pedigree anunciou um dos maiores sequenciamentos genéticos do Brasil. O objetivo é entender o DNA destes cães e suas características em comum para então avançar para a criação de uma raça. Quem for testado durante a pesquisa receberá um certificado da marca.

A marca aproveitou a campanha para, além de decifrar o DNA dos simpáticos pets, lançar o Caramelo Kennel Club. O tutor se inscreve online, registra as características do cachorro e recebe uma carteirinha digital.


SOBRE A AUTORA

Paula Pacheco é jornalista old school, mas com um pé nos novos temas que afetam, além do bolso, a sociedade, como a saúde do planeta. saiba mais