POR NICOLAS SUSCO

Nas ruas, na TV, na internet, ou nas redes sociais, o mundo é constantemente cercado por marcas. Em todos os lugares, empresas estão competindo e tentando se destacar para garantir seu lugar ao Sol. 

Nesse contexto, é cada vez mais difícil criar uma marca de destaque, que seja relevante, desperte o interesse do consumidor, e cative empatia para representar os clientes e gerar uma noção de pertencimento. 

Uma marca moderna é composta por diversos fatores, como:

1) Logotipo e nome.

2) Comunicação formal/informal.

3) Tipo de produto/serviço.

4) A cultura e as pessoas que fazem parte da empresa.

5) Anúncios.

6) Design.

7) Pegada nas redes sociais.

As marcas de hoje são estruturas muito complexas. Exemplos de sucesso são os que conseguem se conectar com os consumidores em um nível pessoal, transmitindo emoções e um sentimento de pertencimento por aquilo que a empresa representa. 

Aqui estão os principais aspectos de uma marca de sucesso:

1. SEJA DIFERENTE

Essa é a chave para tentar se diferenciar do resto dos concorrentes. Se todos estão fazendo a mesma aposta, não tenha medo de tentar algo diferente — não há vantagem em jogar pelo seguro. Um bom exemplo disso é como os bancos mudaram sua estratégia de comunicação. No passado, eles se retratavam como entidades muito sérias e prestigiosas. Hoje, a maioria tem uma abordagem mais amigável, usando uma linguagem mais casual/informal para falar com seus clientes.

2. SEJA RELEVANTE

Além de ser diferente, a marca precisa ser relevante e gerar interesse no seu público. É muito importante que ela comunique como seus produtos/serviços podem tornar a vida das pessoas melhor e mais fácil e produzir resultados para elas.

3. SEJA CONHECIDO

É claro que não basta ser diferente e relevante se ninguém sabe disso. Uma campanha de marketing planejada com cuidado é fundamental quando se trata de envolver os consumidores. Uma vez que os clientes conhecem a marca, podem voltar a consumi-la pela  qualidade dos produtos/serviços, boa distribuição, preços e outros aspectos — mas precisam saber que ela existe primeiro.

4. COMUNIQUE EMOÇÕES

Todos esses itens são importantes para criar uma marca de sucesso, mas o que é definitivamente “obrigatório” é a emoção. As pessoas consomem serviços e produtos constantemente, mas uma marca de sucesso cria experiências memoráveis, diferente da que seus concorrentes oferecem. Às vezes, até os menores detalhes contam quando se trata de gerar emoções nos clientes e fazer com que eles se apaixonem pela marca.

A Apple é uma empresa que faz tudo isso muito bem. Ela é ótima em criar fidelidade, e seus clientes compartilham a paixão pela marca com outras pessoas. Essa é uma empresa que leva isso muito a sério — está no seu DNA. A experiência de comprar um produto Apple é totalmente planejada e eles contrataram especialistas para criar essa experiência e garantir que ela seja perfeita.

O QUE AS STARTUPS PODEM FAZER 

Seja consciente sobre toda a experiência. Não se trata apenas de vender um produto ou serviço, é também sobre o que aconteceu antes e o que vem a seguir, como seus clientes se sentem depois de comprar algo da marca e se fariam de novo. Isso se aplica a serviços, bens de consumo e até mesmo apps.

As pessoas falam sobre produtos que amam. Como startup, só há uma chance de causar uma impressão duradoura. Certifique-se de abordar as coisas do ponto de vista do cliente e oferecer uma experiência digna de ser comentada.

O lado bom de iniciar uma startup do zero é não ter limitações do que pode ser feito. Procure ter uma ideia geral do que os clientes desejam comunicar e se esforce para fazer isso de uma forma que produza emoções nas pessoas.

Por fim, criar uma marca original beneficia negócios emergentes. É fundamental que as startups considerem a importância de construir uma experiência de marca sólida, pois isso pode resultar na aquisição por grandes corporações, fechar negócios de seis dígitos, atrair investidores e aumentar sua base de usuários, entre outros. Muitas startups são bem-sucedidas, porque têm um bom posicionamento e uma grande marca por trás delas.

SOBRE O AUTOR

Nicolas Susco é designer, empresário e investidor. Fundador da (ea) ElipseAgency. Ele fez trabalhos de design para Twitter, Google e Coca-Cola. É também cofundador da Whyline & Minds.Dev.