6 atualizações feitas pela Apple para se ajustar ao universo da realidade mista

Ninguém viu ainda o headset de realidade aumentada da empresa, mas da sua convenção anual saíram muitas dicas de como ele será

Crédito: Apple/ Divulgação

Mark Wilson 4 minutos de leitura

Há anos sabemos que a Apple está trabalhando em um headset de realidade mista. Mas, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) que aconteceu entre os dias 6 e 10 de junho, a empresa não falou sobre o assunto.

Ou falou?

Na verdade, enquanto assistia à palestra da WWDC, vi uma série de mudanças que parecem ser a base para fazer com que a experiência do usuário com as telas da Apple possa funcionar em nosso mundo 3D.

As ideias a seguir são puramente especulativas da minha parte, mas parece que a Apple está atualizando a interface do iOS de forma que se encaixe perfeitamente na maneira como usaremos seu headset de realidade mista no futuro. E eu apostaria que todos esses recursos serão incorporados a ele no próximo ano.

PESSOAS À FRENTE DAS INFORMAÇÕES... LITERALMENTE

Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, deu o pontapé inicial mostrando como a nova tela de bloqueio do iOS 16 funcionará. Ele tirou uma foto de suas filhas e colocou sobre o relógio da tela, de forma que seus rostos ficassem à frente dos números.

Isso introduz o que acredito que se tornará a regra predominante da interface do headset da Apple – que as informações projetadas no mundo real não cubram as pessoas. É um efeito sutil que tem sido usado em reality shows e outros programas há anos, apresentando informações de forma que pareçam parte da imagem.

A Apple também demonstrou como o iOS 16 usará inteligência artificial para permitir que você corte uma pessoa ou animal de estimação diretamente da foto, levando esse recorte limpo para as Mensagens ou qualquer outro aplicativo onde queira compartilhá-la. Na realidade mista, é fácil imaginar como isso poderá ser usado em tempo real.

WIDGETS SÃO OS NOVOS APLICATIVOS

Para a realidade mista, precisaremos reimaginar os aplicativos. Por que ter um computador holográfico na sua sala apenas para abrir um único aplicativo e usá-lo como você faz com seu smartphone? Certamente, vamos querer ter acesso a vários aplicativos ao mesmo tempo.

Parece mais provável que os widgets – ou versões pequenas de aplicativos – façam parte do que veremos ao usar headsets de realidade mista. E a Apple anunciou grandes atualizações para seus widgets. Eles serão integrados à tela de bloqueio do iOS 16 pela primeira vez. Você poderá, rapidamente, ver o próximo compromisso em seu calendário, conferir a temperatura e saber o quanto tem de bateria.

Esses widgets podem facilmente ser incorporados a qualquer headset de realidade mista, permitindo que os usuários coloquem as informações que consideram mais importantes em seu campo de visão, sempre à primeira vista.

NOTIFICAÇÕES QUE NÃO DISTRAEM

Além disso, o iOS 16 juntará as notificações em uma grande pilha (em vez de uma lista), o que as tornará menos chamativas. Para que a realidade mista seja sustentável, as notificações não podem continuar tirando nossa atenção com sua insistência, porque estarão diante dos nossos olhos. Juntar todas em uma pilha é uma maneira sensata que a Apple arranjou para resolver o problema.

MUDAR O FOCO PARA TRABALHO, JOGO E MAIS

O recurso Focus deve adicionar limites ao smartphone. Ele permite que você troque o foco para trabalho, pessoal, direção e sono, e cada modo altera os aplicativos que aparecem na tela inicial.

Com o iOS 16, a Apple também está trazendo uma ferramenta chamada Focus Filters. Agora, será possível definir regras – por exemplo, quem pode entrar em contato com você por meio de mensagens ou e-mail, dependendo do contexto. Talvez colegas de trabalho durante a semana, mas apenas amigos e familiares no fim de semana.

Esse recurso faz todo o sentido para a realidade mista porque, ainda que você esteja em um mesmo ambiente o tempo todo, ele pode ter um visual e funcionar de maneira diferente, dependendo da situação.

Digamos que você o use para trabalhar de casa. Durante o expediente, precisa que ele mostre aplicativos "sérios". Mas, no fim de semana, talvez você só queira jogar videogame. Os filtros de foco nos ajudarão com isso.

SOM 3D DE IMAGENS DA VIDA REAL

O iOS 16 receberá uma grande atualização para o áudio espacial. Agora, o smartphone permitirá que você use a True Depth (câmera 3D) para mapear o áudio em tempo real. Mas como isso funcionará com aplicativos para iPhone? Sinceramente, ainda não sei dizer.

Será que usariam essa mesma tecnologia em um headset de realidade mista? De repente, a Apple pode criar sons para todos os widgets que você vê, e soará como se estivesse vindo do ponto exato onde ele está no campo de visão. Esse recurso pode contribuir muito para a imersão.

SIRI NÃO É MAIS UMA INTERFACE DE VOZ

Por fim, a assistente de voz Siri tem sido um dos projetos mais deixados de lado pela Apple desde que adquiriu a tecnologia, em 2010. Mas, a partir do iOS 16, você poderá dizer frases longas para a Siri com pontuação adequada. Além disso, enquanto fala, se vir que ela entendeu algo errado, poderá tocar na palavra, repeti-la e fazer com que ela tente entender novamente.

Pode parecer um pequeno detalhe, mas, assistindo à breve demonstração, fica claro que a Apple está tornando o comando por voz uma ferramenta que se pode usar enquanto digita. Esta nova Siri funciona mais como uma assistente de verdade do que como uma alternativa à digitação. E isso será fundamental para tarefas complicadas de realidade mista.

Se isso não for suficiente para convencê-lo, saiba que a Apple também está atualizando a API da Siri, permitindo que os desenvolvedores adicionem automaticamente mais funções em seus aplicativos sem precisar de mais tempo de desenvolvimento. Talvez a empresa nunca tenha esquecido a Siri. Talvez ela esteja apenas adormecida, esperando que a realidade mista ganhe vida.


SOBRE O AUTOR

Mark Wilson é redator sênior da Fast Company. Escreve sobre design, tecnologia e cultura há quase 15 anos. saiba mais