A evolução dos computadores em 10 produtos (e imagens) históricos
Um novo livro retrata a fascinante história do computador, desde o século 19 até os dias de hoje
O computador percorreu um longo caminho desde que foi inventado. Antes uma rede impressionante de máquinas que ocupavam salas inteiras, hoje ele é tão pequeno que cabe em um smartwatch ou em um headset de realidade virtual. Mas, entre esses extremos, há uma infinidade de inovações.
Toda essa riqueza é apresentada em um novo livro lançado pelos designers gráficos Jens Muller e Julius Wiedemann, intitulado “The Computer” (O Computador). A obra é uma surpreendente pesquisa sobre a era digital e como ela moldou nosso mundo nos últimos dois séculos.
Resumir essa rica trajetória em 10 objetos, como fizemos a seguir com a ajuda de Muller, nos revela apenas uma parte da história, mas é o suficiente para mostrar como o computador evoluiu de uma caixa metálica puramente funcional para um objeto meticulosamente projetado, até se tornar uma peça de tecnologia praticamente invisível.
1837: O PRIMEIRO COMPUTADOR MOVIDO A VAPOR
A origem do computador remonta a 1837, quando o matemático britânico Charles Babbage publicou a descrição de uma Máquina Analítica, um aparelho movido a vapor capaz de realizar cálculos complexos. Babbage trabalhou no projeto por mais de 30 anos, mas faleceu antes de concluir um protótipo funcional.
1941: O PRIMEIRO COMPUTADOR COMERCIAL
Mais de um século depois, o inventor e engenheiro alemão Konrad Zuse criou o Z3 – a primeira máquina a corresponder à compreensão moderna de um computador funcional. Infelizmente, ela foi destruída durante um bombardeio na Segunda Guerra Mundial. Mas Zuse conseguiu escapar e criou o Z4 – o primeiro computador comercial. Hoje, ele é o modelo preservado mais antigo do mundo.
1965: O PRIMEIRO DESKTOP
O PDP-8 tinha o tamanho de uma pequena geladeira, o que o tornava especialmente adequado para pequenas empresas, fábricas e laboratórios científicos. Mais de 50 mil unidades foram vendidas, fazendo dele um dos dispositivos mais bem-sucedidos de sua época.
1973: O PRIMEIRO COMPUTADOR COM INTERFACE GRÁFICA
A Xerox foi pioneira ao lançar um computador compacto com uma interface gráfica que incluía janelas, menus e ícones controlados por meio de um mouse. Ele também possuía conexão de rede, o que permitia o envio de e-mails.
1981: O PRIMEIRO COMPUTADOR PORTÁTIL
O Osborne 1 foi o primeiro notebook comercial. Projetado por Adam Osborne, pesava mais de 11 quilos e tinha o formato de uma maleta de plástico, com uma tampa que se abria e se transformava em um teclado. Um jornalista do “Chicago Sun-Times” foi o primeiro repórter a usar um computador, quando cobria a Guerra do Afeganistão.
1984: O PRIMEIRO SMARTPHONE
Quando o IBM Simon foi lançado, em 1994, a empresa o descreveu como um assistente digital pessoal que cabia no bolso. Foi o primeiro dispositivo com tela sensível ao toque, embora só pudesse ser operado com uma caneta digital. O aparelho vinha com aplicativos de calendário e agenda de contatos, mas sua tecnologia rapidamente se tornou obsoleta e apenas 50 mil unidades foram vendidas.
1998: O PRIMEIRO IMAC
Descrito pela Apple como um computador para o próximo milênio, o iMac inaugurou uma nova era no design de computadores. Ele tinha uma carcaça de plástico translúcido e estava disponível em 10 cores. Seu design estava em perfeita harmonia com a estética da época. O iMac também ajudou a consolidar o entendimento da Apple sobre uma boa experiência do usuário. Ao ser retirado da caixa, o computador estava pronto para uso.
2007: O PRIMEIRO IPHONE
O lançamento do primeiro iPhone marcou o início do boom dos smartphones. Foram apresentados mais de 300 pedidos de patente de tecnologia e design, incluindo detalhes sobre como desbloquear o telefone deslizando o dedo. Desde então, a Apple vendeu mais de 2,3 bilhões de aparelhos.
.
2022: O PRIMEIRO MODELO DE IA
2022 foi o ano em que a IA generativa decolou. Embora a tecnologia por trás dela já existisse há anos, somente no ano passado atingiu o nível necessário de maturidade para ser disponibilizada ao público. O ChatGPT alcançou a marca de um milhão de usuários em apenas uma semana.
PRÓXIMO PASSO: O PRIMEIRO COMPUTADOR QUÂNTICO?
O conceito de computador quântico vem sendo explorado há mais de 20 anos. A ideia é que ele possa resolver certos problemas de forma muito mais rápida, aproveitando o poder da física quântica, que permite explorar simultaneamente múltiplas possibilidades.
“Desde o início da década de 2020, pesquisadores de todo o mundo têm se esforçado para tornar os computadores quânticos uma realidade”, escreve Muller. “Se eles conseguirem fazer uma grande descoberta, isso abrirá um novo capítulo na história do computador.”