A Samsung “disfarçou” a TV e as pessoas amaram. É a vez dos alto-falantes

O Music Frame da Samsung é uma caixa de som camuflada como um porta-retrato

Crédito: Samsung

Elissaveta M. Brandon 2 minutos de leitura

Agora é oficial: a Samsung definitivamente tem uma queda por tecnologia “disfarçada”. Seis anos depois de lançar a Frame TV, que mais parece uma obra de arte emoldurada (quando não está ligada), a gigante da tecnologia está lançando um novo alto-falante que também se disfarça e vira uma obra de arte emoldurada (inclusive quando está ligado).

O Music Frame foi apresentado no maior evento de tecnologia do mundo, a CES 2024. Ainda não se sabe quanto ele vai custar ou quando, exatamente, estará à venda, mas já está fazendo sucesso na internet.

O novo dispositivo pode funcionar como um alto-falante autônomo ou ser emparelhado com uma TV Samsung. Ele vem com woofers embutidos – ou seja, caixas para graves – e processamento de áudio inteligente. Tudo para proporcionar aquilo que a Samsung chama de "experiência de áudio premium".

Crédito: Samsung

Você pode inserir suas próprias fotos 20 x 20 cm ou encomendar impressões de um fornecedor terceirizado. Também dá para mudar a aparência das molduras, com bordas personalizáveis.

O Music Frame está longe de ser o único alto-falante multitarefa do mercado. Já existe o Beosound Emerge. da Bang & Olufsen, que, em seu design feito de madeira clara, lembra um livro fino em uma estante.

Crédito: Layer/ Bang & Olufsen

Existe ainda o Sounds, da Takahiromiyashita the Soloist, que lembra mais uma  escultura de concreto no formato do edifício Flat Iron, de Nova York, do que um alto-falante de piso.

Crédito: Takahiromiyashita the Soloist

A Music Frame também provocou comparações com a coleção Symfonisk da Ikea, que inclui uma prateleira, uma lâmpada e um porta-retratos, todos eles funcionando, na verdade, como caixas de som da Sonos.

Crédito: Ikea

Em muitos desses casos, a ideia parece ser a mesma: “as caixas de som geralmente são feias, então criamos esta peça elegante para você fingir que sua casa é um lugar impecável”, diz James Fishler, head de home entertainment da Samsung Electronics America. A fantasia por trás desses equipamentos é óbvia. Sua necessidade, nem tanto.

De todo jeito, para a Samsung, há um valor inegável na tecnologia “disfarçada”. Segundo Fishler, a Samsung Frame TV se tornou uma das favoritas na linha da empresa, "ultrapassando em muito" um milhão de unidades vendidas globalmente.

Créditos: Fundació Gala-Salvador Dalí/ Artists Rights Society/ Samsung

"Muitos consumidores compram uma segunda Frame mais rápido do que comprariam qualquer outra categoria de TV", afirma. "O sucesso da Frame foi o que nos inspirou a expandir nosso portfólio de estilo de vida para áudio, com a estreia da Music Frame na CES 2024."

Ainda é cedo para dizer se o Music Frame atrairá tantos compradores quanto a Frame TV atraiu. Se isso acontecer, provavelmente será para o tipo de pessoa que gosta de equipamentos e de design, que quer ter um alto-falante decente e, talvez o mais importante, que ama uma casa organizada.


SOBRE A AUTORA

Elissaveta Brandon é colaboradora da Fast Company. saiba mais