Coca Cola “esmaga” seu logo para incentivar a reciclagem de latinhas

A marca amassou seu logo para incentivar a reciclagem, mas os esforços da empresa para reduzir a poluição por plástico ainda deixam a desejar

Crédito: Ogilvy

Hunter Schwarz 2 minutos de leitura

A Coca-Cola quebrou uma das regras fundamentais do uso de um logo. Mas é por uma boa causa.

Todos os manuais de marcas sempre advertiram que não se deve esticar ou manipular a forma de um logo. Mas, para uma nova campanha de incentivo à reciclagem na América Latina, chamada "Recicle-me", a Coca-Cola amassou sem dó o logo, assim como as latinhas. 

Em um vídeo promocional da agência Ogilvy de Nova York, a icônica lata vermelha da Coca-Cola é esmagada por uma força invisível, chamando a atenção para o novo logotipo amassado em branco. Os criadores do anúncio usaram técnicas como prensas mecânicas e aspiradores para esmagar as latas sem usar as mãos.

A música sobreposta faz alusão ao fato de as latas terem uma segunda vida: "this isn't goodbye 'cause I know that we'll be together again" (isto não é um adeus porque seu que estaremos juntos de novo).

"Esse visual emblemático e impactante, com a frase de efeito 'Recicle-me', colocada diretamente na lateral da lata, foi criado para colocar a reciclagem em primeiro plano e incentivar o consumidor a agir proativamente após beber uma Coca-Cola", escreveu a agência em seu estudo de caso. "Cada lata apresenta um logotipo exclusivo, imitando as diferentes maneiras como as pessoas amassam as latas antes de reciclá-las."

Crédito: Ogilvy

A campanha é mais um exemplo de como a Coca-Cola nem sempre precisa aderir a diretrizes rígidas de marca. Uma interpretação lúdica da sua famosa marca é igualmente identificável.

A recente campanha usando logos não autorizados pintados nas laterais de bares e lojas também entrega bem esse conceito. É possível reconhecer facilmente o logo em um fundo vermelho, mesmo quando ele é manipulado.

Crédito: Coca Cola

A campanha faz parte de um esforço maior da fabricante de bebidas para limpar sua imagem. No mês passado, a empresa anunciou novas garrafas que são mais leves, mais finas e usam menos plástico. Em 2019, começou a eliminar gradualmente os anéis de plástico de embalagens com papelão. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer.

Um estudo publicado na "Science Advances" apontou que a Coca-Cola é a marca mais poluidora de plástico e representou 11% da poluição por plástico em uma auditoria de cinco anos. Isso é mais do que o dobro do segundo pior colocado, a PepsiCo, com 5%. A Nestlé vem em terceiro lugar, com 3%.

Embora seja importante reciclar, o ônus de reduzir a poluição plástica não cabe apenas aos consumidores, mas também aos produtores. Pelo menos no que diz respeito à produção, a Coca-Cola ainda não está exatamente fazendo a sua parte.


SOBRE O AUTOR