Com esta ferramenta você pode se tornar um designer de moda independente

Tecnologia usa ferramentas de IA para desenhar, fabricar e enviar roupas, tornando mais fácil para estilistas independentes iniciarem suas próprias marcas

Crédito: CALA

Elissaveta M. Brandon 3 minutos de leitura

Este ano, tive a oportunidade de desenhar uma peça de roupa do zero e aproveitei para criar o casaco dos meus sonhos. Usei uma plataforma chamada CALA, fundada em 2016. Ela utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para simplificar toda a cadeia de suprimentos da moda, desde a etapa de desenvolvimento das ideias de design até a fabricação e precificação dos produtos.

Atualmente, mais de 40 marcas e designers independentes utilizam a plataforma, incluindo times da NBA e o designer KidSuper.

Crédito: KidSuper

IA NO PROCESSO CRIATIVO

Este serviço é um vislumbre de como as novas tecnologias podem tornar muito mais fácil para os designers lançar marcas de moda, simplificando alguns dos aspectos mais complexos da confecção de roupas.

“Já tínhamos a tecnologia necessária para criar uma loja Shopify ou para alimentar uma audiência no Instagram”, diz Andrew Wyatt, fundador e CEO da CALA. “Mas ainda era complicado criar um produto físico. Estamos tentando resolver esse impasse.”

Este ano, a CALA atualizou sua tecnologia para incorporar o DALL-E, sistema da OpenAI que cria imagens realistas usando descrições em linguagem natural (a OpenAI também é a criadora do ChatGPT).

Agora, qualquer um pode usar palavras para descrever o que está querendo criar no mundo da moda. Comecei a escrever detalhes sobre a peça que eu queria: “cor de aveia”, “na altura da coxa”, “casaco impermeável”. Em um clique, essas descrições geraram seis imagens de um casaco que se aproximava do que eu imaginava.

O próximo passo foi escolher a opção que mais se aproximava da que eu tinha em mente e pedir à CALA para continuar gerando mais imagens como aquela. A plataforma facilita o trabalho colaborativo nesses projetos. Você pode fazer anotações em cada imagem e sinalizar outros membros de sua equipe, o que pode ajudar a aperfeiçoar o projeto ainda mais.

No final da sessão, eu não apenas havia projetado o casaco que sempre quis, mas a IA também me ajudou a fazer um brainstorm e a refinar meu pensamento. “Quanto mais ideias diferentes você puder gerar, maior a probabilidade de editar algo maravilhoso”, diz Wyatt.

Crédito: CALA

O processo de geração de imagem do DALL-E imita o que acontece nos estúdios de design. Muitas marcas de moda contratam um monte de designers para esboçar dezenas de desenhos com base em alguns prompts. O objetivo de Wyatt era reduzir o trabalho manual de criar esses esboços, muitos dos quais serão descartados.

Caso essa tecnologia se dissemine, pode atrapalhar alguns aspectos da indústria da moda. Automatizar tantas etapas do processo de design pode resultar em marcas reduzindo o número de profissionais humanos necessários para fazer esses esboços rápidos.

Crédito: CALA

DA IDEIA À PEÇA DE ROUPA

Depois de escolher um design de que goste, você já pode começar a transformá-lo em realidade. A CALA tem conexões com 20 fábricas em 10 países, incluindo Vietnã, China, Turquia, Itália e Portugal.

Com base no produto específico que o usuário deseja que seja produzido, o sistema vai determinar qual fábrica é a mais adequada e incorporar todas as informações em seu algoritmo de preços. Os produtos podem ser entregues em até 40 dias. Com esse tempo de resposta, o sistema pode tornar os modelos de negócios de moda rápida mais acessíveis.

Crédito: CALA

A CALA agiliza a complexa cadeia de suprimentos da moda, permitindo que designers e marcas criem produtos com mais facilidade. Tradicionalmente, as marcas de moda precisam contratar uma variedade de profissionais, desde estilistas a especialistas em preços e gerentes da cadeia de suprimentos. O objetivo de Wyatt era diminuir a barreira de entrada para iniciantes lançarem suas marcas.

Todo o sistema revela como a tecnologia pode tornar mais acessíveis até as indústrias mais complicadas. Agora, os designers de moda podem se concentrar no que fazem melhor – criar roupas atraentes e expressivas – e deixar que a CALA se preocupe com o fornecimento.

“Todo o nosso propósito como empresa é potencializar a criação de produtos físicos”, diz Wyatt. “Quando uma nova tecnologia estiver disponível, podemos integrá-la, para que todos na plataforma possam se beneficiar disso.”


SOBRE A AUTORA

Elissaveta Brandon é colaboradora da Fast Company. saiba mais