Consórcio trabalha para criar fontes que tornem textos online mais legíveis

A empresa tipográfica Monotype se une ao grupo acadêmico The Readability Consortium em pesquisa sobre a legibilidade de fontes digitais

Crédito: Monotype

Grace Snelling 2 minutos de leitura

Desde um mínimo detalhe de estilo até a distância entre um "a" e um "b", a maneira como uma fonte é desenhada pode ter consequências significativas sobre a dificuldade ou facilidade de compreensão de um leitor. 

Isso é algo que o The Readability Consortium (TRC), um consórcio de pesquisa dedicado a tornar os textos online mais legíveis, leva muito a sério. Agora, a pesquisa de tipografia doTRC será reforçada, graças à colaboração com a empresa de composição tipográfica Monotype

A missão desse consórcio é encontrar métodos comprovados para melhorar a compreensão da leitura digital, tornando a internet um lugar mais acessível.

Especialistas da Universidade da Flórida Central (onde o TRC está sediado), bem como profissionais da Adobe, do Google, do grupo sem fins lucrativos Readability Matters e, agora, da Monotype, compõem a frente principal que conduz as pesquisas. O consórcio inclui uma comunidade de mais de 200 cientistas e acadêmicos de várias disciplinas.

As áreas de estudo do TRC incluem o desenvolvimento de fontes melhores para comunidades específicas (como pessoas com dislexia) e para determinadas situações (como dirigir).

Os pesquisadores também descobriram que a capacidade de compreensão das fontes pode ser altamente pessoal, o que significa que cada pessoa pode ter uma fonte diferente que melhor atenda às suas necessidades. É aí que entra a Monotype.

"Eles têm um dos maiores catálogos de fontes do mundo e um dos maiores catálogos de scripts não latinos", explica Ben D. Sawyer, diretor do TRC. Para começar, Sawyer diz que a Monotype está pronta para ajudar a TRC a expandir sua pesquisa do alfabeto latino para escritas como japonês, árabe e mandarim.

A missão do consórcio é encontrar métodos para melhorar a compreensão da leitura digital.

A empresa também vai participar da pesquisa sobre a legibilidade dos tipos de letra em ambientes operacionais, inclusive na estrada, durante voos ou em sistemas de registros médicos. No futuro, a Monotype pretende ampliar a iniciativa do TRC, aproveitando sua experiência de mais de um século na criação e coleta de fontes.

"Na Monotype, falamos sempre sobre o poder de expressão das fontes. Também entendemos que, em sua essência, a tipografia precisa comunicar conteúdo escrito de forma clara e eficaz", diz Tom Rickner, diretor da Monotype.

"Estamos ansiosos para colaborar com o The Readability Consortium para entender melhor o que torna uma fonte mais legível do que outra, já que nosso objetivo é levar a legibilidade a todos."


SOBRE A AUTORA

Grace Snelling é colaboradora da Fast Company e escreve sobre design de produto, branding, publicidade e temas relacionados à geração Z. saiba mais