Converse lança tênis de veludo feito com tecidos reciclados

Em parceria com a BeyondRetro, a empresa coletou mais de 363 quilos do material para produzir um modelo especial

Crédito: Converse

Elizabeth Segran 2 minutos de leitura

Em 1994, quando o veludo estava na moda, a Converse criou uma versão em vermelho do icônico modelo Chuck Taylor feita desse tipo de tecido. Agora, no final de 2022, a empresa está lançando uma nova edição do tênis de veludo. E ninguém poderia adivinhar só de olhar, mas eles são feitos de roupas velhas e descartadas.

A marca fechou acordo com a varejista britânica “vintage” BeyondRetro para conseguir recolher mais de 363 quilos de veludo e transformar tudo em milhares de pares de tênis. Foi um verdadeiro desafio logístico, que demandou o esforço das duas empresas para montar uma cadeia de suprimentos capaz de reciclar peças de roupa e ornamentos em grande escala.

Crédito: Converse

O projeto dá uma ideia de como a Converse vem tentando pensar fora da caixa no que diz respeito a sustentabilidade, criando produtos feitos com itens de vestuário que iriam para o lixo.

O mundo está afogado em roupas. Por décadas, as marcas de moda têm reduzido os preços de seus produtos, permitindo que os consumidores encham o armário com roupas novas da estação.

A questão é que, quando essas roupas ficam fora de moda – o que é praticamente inevitável –, vão parar em brechós ou simplesmente no lixo. Muitas empresas do ramo vêm procurando soluções para esse problema.

Crédito: Converse

Nos últimos cinco anos, a equipe de inovação da Converse vem tentando descobrir um jeito de fazer tênis a partir de roupas usadas. “O desafio é desenvolver um calçado, com esse material, que seja do gosto dos nossos consumidores e que possam ser produzidos em massa”, explica Brandon Avery, líder de inovação da marca.

A Converse escolheu a BeyondRetro por sua expertise na coleta e triagem de peças de vestuário usadas. Juntas, as duas marcas pesquisaram quais tipos de roupas há em maior quantidade no segmento vintage.

O veludo surgiu como uma possibilidade, por ser um material firme e durável, apropriado para produzir a parte do calçado acima da sola. Os designers então bolaram um tênis que acharam que poderia agradar o público da Converse, com um lado feito de veludo vermelho e o outro, de veludo preto.

Crédito: Converse

Para conseguir produzir uma grande quantidade de tênis, a BeyondRetro foi encarregada de coletar todo o veludo que conseguisse. Eles juntaram mais de 360 quilos de tecido, que foi devidamente higienizado e cortado em grandes retângulos, de acordo com as especificações da Converse.

o objetivo é produzir cada vez mais com tecidos usados, em vez de fazer novos.

O material foi enviado para a fábrica da marca no Vietnã, para ser cortado nos moldes do modelo Chuck Taylor. Depois, foi só fazer o processo de costura, como o de qualquer outro tipo de tênis antes de receber o solado de borracha.

Para os designers da Converse, esta experiência com reciclagem foi uma oportunidade de explorar as possibilidades no campo da sustentabilidade. A empresa vende mais de 100 milhões de pares de tênis por ano e, para Avery, o objetivo é produzir cada vez mais com tecidos usados, em vez de fazer novos.

“Estamos tentando trazer os consumidores com a gente nessa jornada. Achamos que eles estão prontos para aceitar pequenas variações no material. Eventualmente, talvez possamos fazer tênis a partir de calças rasgadas ou manchadas, que mostrem que aquele tecido já viveu uma outra vida”, filosofa Avery.


SOBRE A AUTORA

Elizabeth Segran, Ph.D., é colunista na Fast Company. Ela mora em Cambridge, Massachusetts. saiba mais