Designer cria um lindo banheiro que o público pode usar de graça

Marc Newson assina projeto de banheiro público em Tóquio

Crédito: Satoshi Nagare/ The Nippon Foundation

Nate Berg 2 minutos de leitura

Um dos mais famosos designers industriais e de mobiliário do mundo, Marc Newson acaba de apresentar seu mais novo projeto. De certa forma, é mais um assento, mas muito diferente das icônicas cadeiras e lounges que já criou. Este assento é, na verdade, parte de um banheiro desenhado por ele e que qualquer um pode usar gratuitamente.

Conhecido por seus designs de móveis e por suas parcerias com empresas que vão da Apple à Nike e à Louis Vuitton, Newson aplicou, pela primeira vez, suas habilidades de design em um banheiro público. Trata-se de um esforço da prefeitura de Tóquio para disponibilizar belos sanitários no espaço público.

Crédito: Satoshi Nagare/ The Nippon Foundation

Financiado pela Fundação Nippon, o projeto escalou profissionais de design e arquitetos talentosos, incluindo os vencedores do Prêmio Pritzker Tadao Ando, Toyo Ito, Fumihiko Maki e Shigeru Ban.

Lançado em 2020, o projeto Tokyo Toilet está instalando 17 novas unidades no bairro de Shibuya, famoso por sua enorme faixa de pedestres e por ser um dos pontos mais movimentados da cidade.

A contratação de designers para repensar esses espaços faz parte de um esforço para mudar a percepção sobre os banheiros públicos.

A contribuição de Newson para o projeto é uma pequena construção que lembra uma cabana, escondida sob uma linha férrea suspensa. A fundação é de rochas aparentes; as paredes, de concreto liso; e o telhado em forma de pirâmide é todo revestido de cobre – a inspiração foram os tradicionais santuários e salões de chá japoneses.

Por dentro, o banheiro é tão elegante quanto um luxuoso lounge de aeroporto (que Newson também já projetou). As paredes levemente curvas são de um verde menta claro, com iluminação embutida saindo das arestas onde elas encontram o teto.

Oficialmente em funcionamento desde 20 de janeiro, o banheiro foi projetado de forma acessível e inclui instalações para homens e mulheres, com um compartimento privado no meio. O projeto de Newson foi o 14º banheiro Tokyo Toilet a ser aberto ao público. Os três últimos devem ser inaugurados ainda este ano.

Crédito: Satoshi Nagare/ The Nippon Foundation

“Os banheiros públicos no Japão são pouco usados por causa dos estereótipos de que são escuros, sujos, fedorentos e assustadores”, explicou Mihoko Ueki, coordenadora do projeto da Nippon Foundation quando o projeto foi lançado.

A contratação de designers de primeira linha para repensar esses espaços faz parte, portanto, de um esforço para mudar a percepção das pessoas sobre como os banheiros públicos poderiam ser.

Além de financiar os designs exclusivos e a construção, a fundação também está trabalhando com o governo local e a secretaria de turismo para fornecer outros recursos importantíssimos para melhorar a imagem dos sanitários: manutenção contínua e limpeza regular.


SOBRE O AUTOR

Nate Berg é jornalista e cobre cidades, planejamento urbano e arquitetura. saiba mais