Designers que usarem inteligência artificial vão substituir os que não usam
Algumas dicas de como usar o ChatGPT para designers de UX e UI
Da mesma forma que achávamos que as calculadoras iam substituir os matemáticos, muitos agora temem que a inteligência artificial substitua os designers. No entanto, esse pensamento está equivocado. Assim como as calculadoras não substituíram os matemáticos, a IA também não vai tomar o lugar dos designers.
Em vez disso, ela vai proporcionar novas ferramentas e recursos para aumentar a eficiência e a criatividade. Aqui, vamos explicar por que a IA não vai substituir os designers, mas sim aprimorar o seu trabalho.
Este blog é mais um braço do meu projeto https://gethired.design/, cuja missão é formar designers supertalentosos, que consigam resistir às recessões econômicas.
Então, vamos falar sobre o que você pode fazer para usar o ChatGPT a seu favor, tornando-se insubstituível em sua equipe.
1. Gerar uma lista de checagem para design de interface IU
Criar uma checklist para o design de interface do usuário é muito útil para garantir que todos os elementos necessários sejam considerados. Com o ChatGPT, os designers podem gerar facilmente uma lista de checagem que abrange elementos essenciais, como fluxo do usuário, acessibilidade, esquema de cores, tipografia, consistência e usabilidade.
Exemplo de comando que você pode copiar: “Crie uma lista de verificação perfeita para elementos de interface do usuário para uma [tela/ funcionalidade].”
2. Criar fluxo de usuário para design de UX
Imagine a seguinte situação: você acabou de lançar seu produto mais recente e, embora ele pareça ótimo em teoria, não está alcançando o engajamento esperado. Você coça a cabeça, imaginando por que os usuários não estão aderindo.
É aqui que entra a criação de um fluxo de usuário. É a chave para desvendar o mistério de como as pessoas interagem com seu produto, ajudando-o a identificar pontos problemáticos para melhorar a experiência geral do usuário.
Ao mapear o percurso de um usuário em seu site, você conseguirá informações sobre seus objetivos, ações e possíveis obstáculos. E pode usar o Chat GPT para isso.
Exemplo de comando: “Você poderia criar um fluxo de usuário para um [tipo de aplicativo]?”
3. Gerar um sistema de design usando o ChatGPT
Os sistemas de design garantem consistência, eficiência e qualidade no trabalho, mas criá-los pode ser complexo e demorado. Nisso, o ChatGPT pode ajudar. Ele consegue gerar um sistema adaptado às suas necessidades, abrangendo tipografia, paletas de cores, grades de layout e iconografia.
Exemplo de comando: “Crie um sistema de design para um [elemento da interface do usuário]. Responda com uma tabela com os estados padrão, clicado, com o mouse passando, ativo, com foco e desativado. Descreva esses estados com tokens de design (cor, fonte).”
4. Gerar uma paleta de cores usando o ChatGPT
Aproveitando o poder da IA, o ChatGPT desenvolve uma gama de cores adaptadas à personalidade e ao estilo da marca, economizando tempo e energia.
Copie este comando: “Você poderia sugerir cores primárias, secundárias e terciárias para um [aplicativo/site]? Represente essas cores em uma tabela.”
5. Preparar perguntas para uma reunião com o usuário
Prepare-se para entrevistas com usuários como um profissional com o ChatGPT. Descubra as melhores perguntas a fazer e como estruturar suas entrevistas, tudo em um só lugar. Isso deve elevar seu potencial de extrair informações dos usuários.
Exemplo de comando: “Gere perguntas de entrevista de usuário para uma [ideia/ aplicativo].”
6. Construir uma persona de usuário usando o ChatGPT
Crie campanhas de marketing eficazes e entenda melhor seu público criando personas de usuário com o ChatGPT. Obtenha informações valiosas sobre dados demográficos, comportamentos e motivações.
Exemplo de comando: “Você poderia criar uma persona de usuário para um [aplicativo/ site]? Mostre o resultado em uma tabela.”
7. Usar o ChatGPT para elaborar os textos do site (UX writing)
Você está cansado de textos genéricos que não consegue envolver o público? Eu também passei por isso, até experimentar o ChatGPT. Agora, consigo projetar melhor as interfaces, porque não uso mais lorem ipsums – aqueles textos em latim que preencheem de forma genérica os espaços para testar e ajustar aspectos visuais, antes de inserir o conteúdo real.
Com os recursos de IA do ChatGPT, qualquer um consegue gerar conteúdo personalizado e de alta qualidade que se encaixe perfeitamente à marca e se comunique com o público-alvo.
Copie este comando: “Você agora é um UX writer. Gere 10 versões da mensagem de erro 404 para um [aplicativo/ site].”
8. Lidar com clientes chatos
Dá para usar o ChatGPT para gerar uma mensagem profissional e diplomática, além de expressar a necessidade de pagamento de maneira clara e concisa. Funcionou maravilhas para mim ao lidar com alguns clientes irritantes.
Copie este prompt: “Negocie com um cliente que não me pagou o valor final, mesmo depois de entregar a ele o projeta. Você poderia gerar uma mensagem educada que eu possa enviar a ele?"
Este texto foi publicado originalmente no Medium e reproduzido com permissão. Leia o artigo original.