Equipe de apenas 11 pessoas constrói prédio com tijolos “tipo Lego”

Um prédio com 96 apartamentos foi montado como um conjunto de blocos de montar para crianças

Crédito: Renco EUA

Nate Berg 3 minutos de leitura

Usando apenas um martelo, uma pistola de cola e um manual de instruções com códigos em cores, uma equipe de 11 trabalhadores não qualificados construiu recentemente um prédio de apartamentos com 96 unidades em menos de dois meses.

A chave para esse projeto de construção super-rápido é um novo material de construção – um sistema de tijolos intertravados que se encaixam como se fossem peças de Lego. Empilhados como blocos de concreto convencionais e afixados no lugar de encaixe, os blocos são uma alternativa à construção de prédios com madeira, concreto e aço.

O material se chama Renco e é feito de uma mistura totalmente reciclável de vidro e plástico reaproveitados, pó de calcita e resina. O nome vem de uma mistura de "renovável" com "composto". Semelhante à fibra de vidro, os blocos feitos com esse composto têm alta resistência e estabilidade e são capazes de suportar uma ampla gama de forças ambientais. 

Desenvolvido inicialmente na Turquia e usado em mais de 100 projetos de construção desde 2012, o material agora foi licenciado e aprovado para construção nos EUA. 

O prédio de apartamentos com 96 unidades, localizado em Palm Springs, na Flórida, é o primeiro no país a usar o Renco. Em comparação com um projeto convencional construído com concreto, a construção foi 20% mais rápida e 20% mais barata.

Crédito: Renco EUA

O projeto foi desenvolvido e construído pela Coastal Construction, empreiteira especializada em residências e hotéis de grande porte. Patrick Murphy, vice-presidente executivo da empresa, conta que conheceu o Renco em 2010 e logo percebeu seu potencial como um material de construção resistente, que poderia suportar os furacões da Flórida. 

Junto com seu pai, o fundador da Coastal Construction, Tom Murphy Jr., ele viajou para a Turquia para ver o material de perto.

Crédito: Renco EUA

O primeiro projeto que visitaram foi um enorme complexo de apartamentos. "Uma coisa é construir uma casa ou um pequeno depósito", diz Murphy. "Outra coisa é construir um prédio de vários andares com pessoas morando nele."

Eles fizeram um acordo com o criador da Renco e trouxeram o material para os EUA com a intenção de estabelecer uma instalação para construir os blocos e, em seguida, usar esses blocos para construir moradias à prova de furacões em toda a Flórida.

Crédito: Renco EUA

A empresa realizou mais de 400 testes com o material para garantir integridade estrutural, segurança contra liberação de gases e outros riscos ambientais. Também foram feitos testes contra infestações de cupins e pragas, mofo, terremotos e, no caso da Flórida, contra furacões. O material é classificado para resistir a uma tempestade de categoria 5.

Sua maior vantagem, porém, é a facilidade de construção. O sistema foi projetado para ser facilmente montado por pessoas que não são experientes em construção, já que esse tipo de mão de obra anda em falta no mercado local. 

As instruções codificadas por cores mostram aos construtores quais blocos vão aonde. Eles são facilmente fixados uns aos outros com um spray de adesivo industrial de metacrilato de metila de dupla face, que sai de uma pistola de cola, e algumas batidas com um martelo.

Crédito: Renco EUA

Os blocos variam em tamanho, de cinco centímetros a um metro de comprimento. O mais pesado pesa 36 quilos, mas a maioria pode ser levantada por uma única pessoa. Para o complexo de apartamentos de Palm Springs, o projeto completo de quatro prédios contou com apenas 22 formatos diferentes de blocos.

Isso pode parecer uma receita para uma estrutura sem graça, mas o sistema é surpreendentemente adaptável a diferentes designs, de acordo com o escritório de arquitetura do projeto, Arquitectonica. "No início, estávamos sendo cautelosos", diz Bernardo Fort-Brescia, cofundador da empresa. "Agora, percebo que podemos ser muito mais ousados."

A Coastal Construction acaba de concluir uma unidade de produção na Flórida para produzir blocos Renco. Segundo Murphy, ela tem capacidade para produzir material suficiente para construir cinco mil apartamentos por ano.

"Não estou dizendo que podemos construir todos os tipos de prédios, mas ainda não há nada que não tenhamos conseguido fazer", afirma Murphy.


SOBRE O AUTOR

Nate Berg é jornalista e cobre cidades, planejamento urbano e arquitetura. saiba mais