Este dispositivo revela se você está rindo de verdade ou só por educação

O LOL Verifier usa inteligência artificial para descobrir se uma gargalhada é verdadeira ou forçada

Crédito: Brian Moore

Elissaveta M. Brandon 2 minutos de leitura

Você realmente “ri alto” (laugh out loud, em inglês, expressão mais conhecida pela sigla LOL) quando digita isso em textos nas redes sociais?

É mais provável que seja só uma mentirinha de sua parte, como quase todo mundo no mundo que usa regularmente o LOL diz. Isso porque essas três letrinhas, há um bom tempo, deixaram de significar que alguém achou alguma coisa realmente engraçada para se transformarem em uma espécie de convenção social, um complemento textual, um tipo de pontuação.

Mas um designer resolveu medir o grau de sinceridade das “risadas” com um dispositivo que batizou como LOL Verifier. Brian Moore criou a geringonça, uma caixa mais ou menos do tamanho de um disco rígido externo, que dá para plugar no laptop ou no teclado do computador e que tem um microfone embutido.

O microfone está sempre captando sons, apesar de Moore garantir que o dispositivo não tem conexão com a internet – portanto, não tem como ser usado como instrumento de vigilância dos fiscais do riso alheio.

Quando a pessoa digita LOL, o aparelho checa o microfone. Se detectar uma risada que dá para ouvir, ele comanda o computador a acrescentar no texto, depois do LOL, um emoji verde de checado e a palavra “verificado”. E mais, indica o dia e a hora em que a risada foi detectada.

Já se o LOL Verifier não detectar nenhum sinal de riso, o LOL é descartado e substituído por uma expressão mais adequada, como “muito engraçado” ou um simples “ha”.

Crédito: Brian Moore

O designer usou aprendizado de máquina para treinar sua invenção a reconhecer mais de uma centena de variações de suas próprias risadas, de um singelo “ha” a uma sonora gargalhada.

O LOL Verifier coloca um emoji verde de checado, a palavra “verificado” e indica o dia e a hora em que a risada foi detectada.

“Seria o caso de consultar o conselho de administração do LOL para que eles determinassem o que é ou não ‘rir alto’, mas eu resolvi classificar como qualquer risada que seja audível”, brinca Moore.

Ele também treinou a máquina para reconhecer o que não é uma risada – por exemplo, uma tossida, um pigarro ou sons de fundo, como música, digitação no teclado ou o barulho de um helicóptero voando por perto.

Por enquanto, o aparelho consegue reconhecer apenas o riso de seu criador. Vai precisar de um inventário muito maior para que ele consiga chegar a ser um verificador universal de risadas.

Moore, que também bolou uma webcam ativada pelos pés que permite ao usuário mostrar seu tênis novo durante uma chamada pelo Zoom, diz que o LOL Verifier é apenas um jeito sarcástico de abordar a cultura digital, e que não vai colocá-lo à venda.


SOBRE A AUTORA

Elissaveta Brandon é colaboradora da Fast Company. saiba mais